sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Xango/Aganju/ Arira
Sàngó / Aganjú/ Àrìrà

Texto: Babalawo Ifagbaiyin

Esse texto é dedicado a minha mãe, iniciada em Ifá, Aganju, Osun e Obatala

A diferença do orisá Sango para o orisá Aganju é da noite para o dia, um usa uma espécie de machado como ferramenta em seu assentamento e o outro uma haste de ferro.

Babalawo Ifagbaiyin Agboola

Usando o ctrl + c ctrl + v = qualquer um sabe usar e copiar as palavras do Baba Google, a diferença é que na pratica tudo é bem diferente você pregar o que não faz, é muito fácil.

Estou acostumado a ver na internet pessoas que não são iniciadas escreverem sobre os mais diversos orisás, isso é muito fácil, eu posso aqui até inventar que sou um rico empresário Árabe que veio para o Brasil investir no ramo imobiliário, mas na verdade quando olho o extrato do banco, vejo que estou longe disso.

Infelizmente na nossa sociedade o papel aceita tudo, o pior não é o papel aceitar, é as pessoas terem coragem de escrever, ou copiar, e se intitularem proprietários do texto.

Já vi os meus textos serem divulgados por outras pessoas que não tem a preocupação de mencionar o meu nome, o mais terrível é que muitas delas, terminando assinando como autores, isso geram enormes confusões, vou citar aqui alguns exemplos.

Algumas pessoas escreveram que:

Oduduwa é feminino, sendo que ele é masculino.

Opara é qualidade de Osun, quando na verdade é um oruko (nome), uma forma como é conhecida Osun.
Outros escreveram que Omulu se veste com palhas, quando na verdade o orisá que se veste com palha é Obaluaye que é muito diferente de Omulu.

Poderíamos ficar aqui, escrevendo por vários dias, sobre o grande número de equívocos, encontrados na nossa religião na atualidade, em território brasileiro.

Vamos abordar a questão de Sango, Aganju e Aira.

Sango é um orisá assentado em edun ara, seu assentamento é coloca em cima de um pilão emborcado, o temperamento dos seus filhos, é o oposto ao temperamento dos filhos de Aganju que por sua vez, é assentado em okutas e uma haste de ferro, já Aira, é contração da palavra Àrìrà, que é uma saudação a Sango, os menos avisados com o habito de copiar e colar colocam tudo isso dentro de um liquidificador e batem bem e se rotulam iniciados.

O resultado de tudo isso é uma decepção enorme, um descredito, a uma religião tão bonita e tão verdadeira, e um demérito para quem se diz conhecedor, mas Olodumare é sábio colocou dentro da mente humana uma capacidade de adaptação maravilhosa, os homens só precisam serem humildes e se curvarem diante do saber, que não é deles, mas sim divino.

Oriki Sàngó
Ogbe níí bo Àrìrà mólè.
Àrìrà níí bolè.
Níí bogi oko.
Díá fún Olúkòso-làlú.
Jénrólá, omo arígba-ota ségun.
Igbà ti nbe láàrin òtá.

Ogbe é aquele que cobre os trovões da tempestade.
O feixe está cobrindo aTerra.
E cobre árvores da fazenda.
Ifá para Sàngó adivinhado.
Sàngó, que usou 200 pedras para derrotar os adversários.
Quando ele estava no meio de inimigos.