sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Resposta ao senhor Marcio Alexandre da comunidade Culto de Ifá no Brasil.


Texto: Babalawo Ifagbaiyin

Aboru aboye

Saúdo todos os membros dessa comunidade com muita tristeza, desde que o homem se conhece como civilizado, o direito de defesa é respeitado.

 Fico profundamente magoado que um texto repleto de equívocos e disparates carregado de ofensas pessoais não tenha sido permitido a minha  pessoa comentar, só depois de muitas insistência e após ter sido obrigada a deixar uma mensagem publica foi permitido que eu escrevesse a resposta para este senhor.

1-      O fato de senhor dizer que não existe mais ifá na Nigéria demonstra claramente o seu radicalismo e sua falta de informação. O governo Nigeriano permite que pessoas de todos os países visitem o território yoruba se alguma pessoa dessa comunidade acredita no que foi dito por esse senhor fica bem fácil identificar a quantidade de absurdos por ele afirmado, em território yoruba onze por cento da popolação cultua orisá é o pais do mundo que mais se cultua orisá, egungun e ifá.

2-      A falta de informação desse senhor somada a sua arrogância faz com que ele afirme que a verdade é só dele, no odu osa otura ifa explica que a verdade é Oludomare , que o único que não é contestado é Deus, até ifá é contestado no ese ifá ogbe lara, onde é perguntado ifá essa carga pesado você tem certeza que é minha?

3-       Para que ifá esclareça as duvidas existe o ibo, Orunmila é a testemunha mas escolha é feito por nós, ele só anotou ele não determinou.
4-      Em minha família qualquer Babalawo sabe explicar as perguntas primarias que esse senhor me fez, vou responder com versos de ifá ( ese ifá),não vou responder com adaptações que citam santos católicos:

-1) Perg: qual o conceito de Babalawô que se tem na Nigéria, já que o próprio nome diz Babá + Ala + Awô, significando textualmente O Pai do Segredo?   

  Resp:O conceito de Babalawo, é encontrado no odu ogbe ate, otura/ iwori, nesse odu ifá diz, que  é necessário vários Babalawos para fazer  um itefa, como o senhor vê ifá aqui é bem claro, um homem sozinho por mais que estude não é o dono da verdade.O conceito de Babalwo que o senhor precisa ouvir é esse, tira sua mascara de todo sabido e assuma a posição de um sacerdote, no odu ogbe meji, diz que por melhor que seja o Babalawo, ele nunca vai saber mais sobre a pessoa do que ela mesmo. Veja se aprenda um pouquinho de humildade com os versos de ifá que estou colocando a aqui.

 2)Perg: Como se dá o processo de iniciação de um Babalawô nas ramas nigerianas?; O que implica o surgimento de um Babalawô, como ele é gerado  

Resp: O processo de iniciação de um Babalawo na religião tradicional yoruba, envolve quarenta  e   duas cerimonias começando pela apresentação do awo a osun, e terminando num ritual onde o Babalawo lava os seus olhos e vê pela primeira vez iya odu, sei que o senhor não conhece isso porque em Cuba não tem iya odu. Como se atreve a comentar algo que o senhor nunca viu? Isso caracteriza claramente que o senhor não esta se portando como um awo, um awo deve se manter na superfície como a folho de osibata, como a folho de oju oro, não deve ter comportamentos baixos, se o senhor não sabe esse é o odu osa/irete.

3-Perg: Creio que ao nos responderem perguntas como estas, teremos condições de compreender que a moça em questão é mais uma de tantos quantos que juntaram 20, 30, 40 mil reais para se iniciar nas mãos de golpistas para absolutamente nada, pois a tradição e a teologia Yorubá não reconhecem a essência feminina na relação direta com Orunmila.

Resp:O que o senhor crê para mim não é nada.
Homens inteligentes citam as fontes, advogados mostram as provas Babalawo citam esse ifá.

O que o senhor crê para mim não é nada.

Quando fala de vinte, trinta, quarenta mil, deve esta falando de uma outra pessoa, alguém do seu meio, porque essa iniciação que o senhor menciona eu paguei do meu bolso para ajudar a pessoa que estava doente.

Falar do que não se conhece é idiotice, mencionar o que não se viu, é fofoca, relatar o que se supõe é especulação, julgar todas as pessoas pelo que se vê no espelho é nivelar por baixo.

Um texto de Ifá muito conhecido do Odu Osetura, fala da importância das mulheres, do respeito que os homens devem manter por suas esposas, filhas e por suas mães, outro texto do Odu Ofun Meji, diz que o iniciado em ifá deve ver Iya Odu e se tornar um Babalawo, já no Odu Ogbe Meji, fica claro que a principal esposa de Orunmila só pode ser cultuada por quem passou por um ritual chamado Ipanodu, será que eu preciso citar mais versos de ifá que liga a figura da mulher a Orunmila?

4) Perg:E isso não é preconceito nem machismo, mas apenas a colocação de cada um no seu lugar e representando seu papel no mundo; já que cabe à mulher toda a relação com Orixá que vai desde cuidar de Ori até raspar santo e zalr por Orixá, tornando assim, Ifá complementar ao Candomblé e vice-versa

Resp:Se isso não é preconceito e nem machismo, coloque a mão na consciência e analise quantas besteiras o senhor esta escrevendo aqui, (frase sua) Já que cabe a mulher toda a relação com o orisá desde de cuidar do ori até raspar o santo, tornando assim, ifá complementar ao candomblé e vice e versa ( o senhor consegue imaginar o tamanho da besteira que o senhor disse nessa frase?).

Ifa nunca foi e nunca vai ser complementar do candomblé, o candomblé nunca vai ser complementar a ifá, todo orisá nasce de um odu, o candomblé, é uma extensão não é um complemento, o culto ao orisá vem ao mundo posterior a criação do mesmo, que acontece no odu Okonran/ Ogunda, já o culto a orisá surge no odu osá/di, assim como o culto a egungun surge no ose/oyeku, assim como o culto a iya mi surge no culto osá meji, e muitos outros que eu poderia conversar com o senhor, mas o seu aprendizado lhe tornou o dono da verdade, só falta o senhor querer me convencer que nos tratados cubanos, ifá fuma charuto.

5)Perg: Ele inicia muçulmanos e homossexuais... não diz em que nível. Mas, aonde, meu Deus, na tradição Yorubá você inicia alguém tirando só parte do cabelo? Acredito que esteja ele falando de outra coisa que não feitura. Enfim, é de chorar.

Resp: o senhor é tão pretensioso que tem a coragem de contestar um homem que a família dele cultua ifá a mais de vinte gerações, o senhor é completamente sem noção, é desinformado, estupido, agressivo, mal educado, eu só tenho uma palavra para lhe dizer, ESTUDE.

Quando o Araba diz, que ifá pureza, ele quer dizer, que ifá não tem preconceitos na hora da iniciação, tanto é que senhor menciona na sua afirmação “...não dizem que nível” é  por que o senhor sabe que existe vários níveis, de iniciação.
Quando o senhor fala de não tirar o cabelo, respeite os seus próprios antepassados amigos e colegas no Rio de Janeiro, que iniciam varias pessoas sem tirar os cabelos.
Eu mesmo vi no Cosme Velho, na casa do Babalawo Ogunda/Kete, inúmeras iniciações sem tirar o cabelo, é evidente que o senhor sabe que estou falando de um Cubano, do homem que trouxe o ifá cubano para o Brasil, estou falando do homem mais famoso do ifá Cubano no Brasil, o homem que me iniciou junto, comigo foram iniciados mais sete pessoas, nenhum tirou o cabelo, o senhor não conhece nem o ifa Cubano?
Como ousa falar do ifá Nigeriano?

6-Perg:Homossexual pode ser iniciado em ifá?

Resp: Na cidade de Canoas mora um conhecido Babalorisa, que tem uma casa onde se cultua olookun, esse senhor é homossexual e não esconde de ninguém.

O senhor sabe quem iniciou ele em ifá?

O senhor quem assentou Olookun para ele?

Eu lhe pergunto o senhor sabe, eu sei!

FORAM DOIS BABALAWOS CUBANOS MUITO FAMOSOS.

Na calada da noite o dinheiro dos homossexuais serve para esse bando de mercenários, mas durante o dia, essas pessoas, são afastadas da religião?

Que religião é essa meu senhor?

Que descrimina, mulheres, homossexuais, que religião é essa meu senhor?

Que religião é essa que o dinheiro dos homossexuais financia o carro zero quilometro, para o Babalawo Cubano, que religião é essa meu senhor, que com o dinheiro de homossexuais financia festas em bordeis e grandes bebedeiras, na Barra da Tijuca, que religião é essa meu senhor?

Que o dinheiro de homossexuais  financia as viagens para Miami, financia a compra do terno importado, o charuto Cohiba e o melhor uísque Escoses.

Que religião é essa, que quem paga a conta não pode aparecer, que os ebós são feitos na escuridão da noite, em uma estrada secundária na mata da Tijuca.

Isso é o seu ifá?

O senhor recrimina o Araba por iniciar muçulmanos, pare para pensar um minuto no tamanho da besteira que você escreveu.

Quer dizer que para o senhor, só pode ser iniciado quem já é convertido?

O senhor se assemelha muito ao bispo da Universal, do programa de TV, que criou uma religião para ele mesmo, que criou suas próprias regras, e que obriga as pessoas a se  converterem, prometendo a sua verdade é a única.

PARA QUEM CULTUA ESU EM UMA CABEÇA DE CIMENTO.
PARA QUEM CULTUA EGUNGUN EM UMA TELHA.
CHAMA OBALUAYE DE SÃO LAZARO.
E OFERECE COCO PARA IFÁ AO INVÉS DE OBI, EU SÓ TENHO UM CONSELHO A DAR:
ESTUDE!
ODABO ( SÓ PARA ESCLARECER ATÉ LOGO).

Babalawo Ifagbaiyin.