quarta-feira, 28 de maio de 2014

Um pouco da história da família Agboola.

O Araba Akano Fasina Agboola, em 1935 consultou ifá e foi orientado a mudar se de Osogbo para a cidade de Lagos dando assim inicio a uma página importante da história de ifá no mundo.

O Araba Akano mudou se para o bairro conhecido como Ebute Metta, em Lagos, esse valorozo sacerdote treinou mais de 1000 Babalawos e até hoje é  comum encontrar seus iniciados.

O saudoso Araba tinha como odu Ogbe Alara, ele era filho carnal do Oluwo Ifasina do odu Ogbe Di, ele era neto do Oluwo Ifagbemi do odu Ogbe Meji e bisneto do Oluwo Fatoki do odu Ogbe Sa.

O Araba tinha dez mulheres e mais de trinta filhos, com a esposa a Iyanifa Mojisola Olasinde Agboola teve varios filhos todos iniciados em Ifá, entre eles o Oluwo Oyeniyi Awolola e o Araba Awodiran Agboola.

Os Babalawos da familia Agboola hoje atendendo na Nigéria, Inglaterra, Estados Unidos, Brasil, Venezuela, Mexico, Espanha e Uruguai seguem dando continuidade ao trabalho iniciado na cidade de Osogbo à varios séculos.

O projeto Ifá é para todos do Babalawo Ifagbaiyin Agboola tem como sua missão primeira fortalecer a religião tradicional yoruba no Brasil, divulgando o mais importantes princípios do culto de Orunmila formando assim futuros Babalawos e Iyanifas em todo mundo.

O nosso projeto ja fez iniciações em três países e em oito estados do território nacional, tornando assim acessível para pessoas de baixa renda os ensinamentos de ifá,  a iniciação de crianças vai garantir que em um futuro próximo tenhamos ótimos sacerdotes de ifá em nosso país.

Bàbàláwo Ifágbaíyin Agboolà.