sexta-feira, 11 de outubro de 2013


Homenagem ao mestre Didi


.
Babalawo Ifagbaiyin Agboola

Quando o meu babalorisa faleceu encontrei apoio nas palavras do mestre Didi ele foi gentil comigo e atencioso, e me orientou em tudo que eu precisava, esse é um gesto de gratidão ao grande e inesquecível Alapini.

Deoscóredes Maximiliano dos Santos
02/12/1917
06/10/2013

ÒTÚRÁ-WONRÍN

Karikasikataaa-Imorimo-nmowon!
Ara oko nm’ara ilé
Èrò ayé at’èrò orun ao tun’ra wa ri.
Etutu kiituka kio ma gbarajo.
A dífá f’awa ènìyàn tiimaa sokun okú.
Ibi omo arpatpe tu wa bu won npada si.
Ewo niti ekun,
ewo ni ti ibanuje
ewo niti igbarasanle,
ewo niti aijeun?
Eniti o ran ni wa li o tun npe’ni pada ki a bowalé.
Eyiti nwu wa nínú ayé ko wu Edùmarè.
Omo-aráyé maa jokos’ayé ki won maase ibi,
Edùmarè ko fe, Edùmarè ko gba.
Nje, bi mo ba wípé lo, E maa lo:
bi mo ba wípé bo, E maa boo.
Omo ko le gbaimo baba k’ayé gun.
Ikú liomu omo wa mo orun.
Tani nro ti Edùmarè,
bikositi Èsù tani je ro ti akeboje?
Onikaluku nro ti ara won: won nwa jije-mimu.
Eemo Òkùnkùn.
Omo ko mo Baba!
Fo si mi, kimi fo si O,
ohun lafi nmo ara eni nínú òkùnkùn!
Omo kole gbaimo Baba k’ayé gun.

Tradução.

O Onisciente sabe os que malvadamente atiram nos outros.
As pessoas da fazenda conhecem as pessoas da cidade.
Viajantes da terra e do céu, nós veremos um ao outro novamente.
Térmitas não se espalham sem que se reencontrem.
Foi consultado para a humanidade que está lamentando pela morte.
A humanidade está retornando donde ela veio.
Para que lágrimas?
Para que tristeza?
Para que erguer a si mesmo para cima e para baixo?
Para que jejuar?
Ele que nos envia quando vamos é ele que nos chama para voltar.
Quem nos agrada na terra não agrada Edùmarè.
As pessoas na terra sentam na terra e eles fazem mal.
Edùmarè não gosta; Edùmarè não aceita isto.
Bem então, se eu digo vá, você vai
e se eu disser venha, você vem.
Se uma criança não conhece o seu pai, a terra não é certa.
A morte é quem leva uma criança para conhecer o céu.
Quem está pensando em Edùmarè?
Se não havia nenhum Èsù que pensaria no pobre?
Todo mundo está pensando nele; eles estão procurando comida e bebida.
Mistério da escuridão!
Uma criança não conhece o seu pai!
Fale comigo para que eu possa falar com você;
pela nossas vozes nós reconhecemos um ao outro na escuridão.
Se uma criança não conhece o seu pai, a terra não é certa.

Oráculo Sagrado de Ifá - Afolabi A Epega