domingo, 24 de abril de 2011

Ainda existe esperança

Ainda existe esperança

Babalawo Oyeniyi Awolola Agboola


Todos os dias quando acordo e faço minhas orações, me emociono com a beleza de nossa religião,fico viajando em meus pensamentos,vou a terra de nossos antepassados e me comunico com os Orisas; sinto nesse momento uma alegria muito grande de fazer parte dessa religião,de ter meus Orisas, e de ter o privilégio de conhecer Ifa.O pouco  que conheço,agradeço muito,por ter acesso a uma cultura tão especial,uma religião  maravilhosa.

Muitas vezes fico pensando e me transporto,sonho com o território Yoruba,sonho com a possibilidade de ter um convívio mais estreito com nossa raiz,é um sonho bom,vivo por alguns minutos a alegria de imaginar que um dia vou conseguir aprender um pouquinho mais sobre nossa religião.

Depois de rezar e tomar um cafezinho,estudo um pouco e vou ver minha correspondência,email,Orkut,facebook,blog,
Comunidade,é nesse momento que a realidade toma conta do meu dia a dia,é quando tenho contato com todos aqueles que me escrevem, pedindo ajuda,é quando a verdade começa a me machucar,é quando eu me sinto muito pequeno diante de tantas coisas que não posso e que certamente não vou mudar.

Ontem à noite recebi um email de um filho muito querido que mora no Rio de Janeiro,e ele me disse (sabe pai quando eu escolhi seguir o senhor eu sabia que teria que enfrentar muita gente,sei que seu trabalho desagrada um grupo de pessoas que se beneficiam com a bagunça que está acontecendo em nossa religião) foi nesse momento que percebi,que meu caminho está traçado e que um grande número de pessoas pode não gostar do que eu escrevo,mas que um pequeno grupo de pessoas a partir desse trabalho começaram ver nossa religião de uma forma  mais positiva.

A frase que eu mais leio em minhas correspondências é a seguinte ( eu já tinha desistido,mas encontrei o senhor,li o que o senhor escreveu e resolvi tentar mais uma vez) essa responsabilidade aumenta cada dia mais,e peço ao meu Orisa que me de forças para seguir nessa luta.

Sinto que a caminhada a cada dia tem mais dificuldades,mas não me sinto sozinho.
Sei que assim como eu,existe um grande número de pessoas querendo uma mudança,existe um grande número de pessoas que não suportam mais os desfiles de moda,o luxo e a vaidade de algumas pessoas,que confundiram nossa religião com carnaval ou coisa bem pior.

Existe um grande número de pessoas que já desistiram,mas tem muita gente lutando contra essa loucura que está se transformando nossa religião.

Há algum tempo atrás eu ouvi falar que tem pessoas cobrando um preço absurdo por um assentamento,para onde estamos caminhando com tais delírios?

No que algumas pessoas estão transformando nossa religião!

Preciso ter forças para suportar tudo isso,mas me desculpem meus amigos em alguns momentos eu nem sei como definir tais senhores mercadores de nossa fé.
Por outro lado sei que existe ainda muita gente séria tentando fazer um trabalho digno e é nessas pessoas que eu busco me espelhar.

Esse texto é uma tentativa de esclarecer um pouco mais as pessoas sobre minha forma de pensar,mas também é uma forma de homenagear meu Oluwo e meu amigo Baba Oyeniyi,é  com muito carinho que agradeço sua atenção e seu carinho e sua paciência para comigo.