domingo, 17 de outubro de 2010

Minha iniciação 15/11/1969


Autor:Babalawo Ifagbayin Agboola

Quando eu fui iniciado no dia quinze de novembro de mil novecentos e sessenta e nove , pensei , um dia vou ser grande na religião.

Levou algum tempo, mas descobri o quanto sou pequeno diante da grandeza da religião tradicional Yoruba.
Durante esses anos conheci muitos sacerdotes , que conseguem dançar muito bem , outros que cantam muito bem , outros que tem um bom jogo , outros que usam belas roupas , e outros que tem casas bonitas ,alguns até que colecionam jóias .

Conheci tanta gente , conheci até pessoas que tem o igba do seu orisa feito em ouro , conheci , sacerdotes vaidosos do número de filhos que tem , e outros do numero de clientes , outros orgulhosos do numero de propriedades que possuem , outros da marca do carro que dirige , outros que até que escolheram viver em coberturas , para que os filhos de santo não os incomodassem , nas suas vidas particulares.

Conheci , pessoas muito orgulhosas das casas que foram iniciadas , mas que não fazem nada para honrar as mesmas.

Conheci tanta gente, conheci inclusive pessoas que acreditam que podem decidir pelos orisas , e até alguns que pensam serem orisas.

Isso tudo, contribuiu para a minha formação foi observando que pude definir, o caminho a ser seguido.
Peço todo dia para que o meu orisa permita -me, fazer o melhor , todos erramos , cometemos enganos , mas temos obrigação diante do nosso ori, assim como diante dos nossos Orisas , de fazermos o melhor .
Orunmila,é testemunha do meu esforço , o meu orisa é testemunha do meu esforço ,egungun é testemunha do quanto estou me esforçando.

Meu pai , jamais abrace a arvore do esquecimento , jamais esqueça das pessoas que te louvam.

Wúre Baba...