Texto: Babalawo Ifagbaiyin
Peço desculpa a os leitores do nosso blog, mas precisamos responder aqui algumas criticas, esclarecendo algumas questões que certamente foram divulgadas pretende prejudicar diretamente o nosso trabalho.
Peço desculpa a os leitores do nosso blog, mas precisamos responder aqui algumas criticas, esclarecendo algumas questões que certamente foram divulgadas pretende prejudicar diretamente o nosso trabalho.
Algumas pessoas frustradas que se imaginam cultas, mas que na verdade não demostram capacidade para interpretar um texto, não deveriam se arvorar como escritores, isso certamente cria uma confusão para os leitores prejudicando assim o entendimento.
O senhor Luiz qualquer coisa, não é um sacerdote é um pretenso escritor, frustrado pelo insucesso, é um doente, precisa se tratar deve procura um psiquiatra, que o ajude a entender os complexos que atormentam a sua mente doentia.
Eu não tenho culpa se ele não tem a quantidade de neurônios que imagina.
Além disso, o senhor Luiz s qualquer coisa precisa urgentemente de óculos.
No texto mencionado por ele consta a seguinte frase que identifica a autoria dos textos pesquisados por nós...
*** (Existe uma confusão, entre a realidade e as lendas, isso é comum em todas as culturas, no inconsciente coletivo fica gravado ao longo do tempo, as imagens de mais fácil assimilação, o texto abaixo, identifica, baseado em obras dos mais renomados autores yorubanos e europeus, que pesquisaram sobre a religião yoruba).
No texto consta o endereço da pagina http://egbeifaajagajigi.no.comunidades.net/index.php?pagina=1209575114_04)
para a identificação dos escritores e a leitura na integra que facilmente explica o que ele identifica como sendo total contradição do autor, esse senhor é burro, louco ou quer me prejudicar.
O fato de ignorar essas referencias no texto identifica o senhor Luiz como alguém que usa de má fé, ele certamente esconde as verdadeiras intenções, que podem ser explicadas por um problema psiquiátrico.
O fato de fazer uma critica a pessoa do Babalawo Ifagbaiyin, excluindo os autores como fica aqui identificado e analisando uma parte do texto em separada, resulta em uma agressão e caracteriza uma total falta de entendimento, indicando a necessidade de um tratamento médico urgente.
Vejamos a bibliografia ignorada por esse senhor:
NOTAS
1 - O contato dos povos pertencentes a esta etnia e originários do Sul da África com o oráculo de Ifá, teria sido posterior ao trágico transporte de negros escravos para as colônias do Novo Mundo. O culto praticado por estes povos é hoje conhecido no Brasil como “Candomblé de Angola” e teriam assimilado, aqui, as técnicas oraculares referentes ao Ifá com os povos de origem nagô ou fon.
2 - Os versos de Ifá fazem referência a sete Ifé. O primeiro, e possivelmente o original é Ifé-Oòdáyé. Os outros são Ifé-Nleere, Ifé-Oòyèlagbòmoró, Ifé-Wàrà, Òtù-Ifé, Ifé Oòrè e Ifé-Oòjó. (Abimbola, 1977, p. 5).
3 - “... sur une pierre rectangulaire blanche intallé par lui à la Mecque" ... De haut en bas étaint inscris: les lettres de l'alphabet árabe, les seize signes principaux de Fá et les caracteres latins...” ( Maupoil 1988 ).
4 - Em outro local deste trabalho o leitor poderá encontrar uma tabela comparativa onde cada uma das dezesseis figuras oraculares é apresentada com os nomes pelos quais são conhecidas nos três diferentes sistemas.
5 -“Fá” ou “fa’lun” = Augúrio / “mujarrib el fal” = aquele que prevê o futuro, adivinho (Maupoil, 1988).
6 - Epega, 1987.
7 – Protasio Frikel – Die Seelenlebre dar Gêge und der Nagô. (Citado em Bastide e Verger, 1981).
Texto original indicado no blog como referencia é identificado pelos autores deixando bem clara a fonte de pesquisa esse texto não retrata a opinião do Babalawo Ifagbaiyin como pode ser confirmado em leitura do texto na integra.
Segue o texto e os esclarecimentos ignorados.
IFA
A ORIGEM DO CULTO.
Não é sem motivo, pela importância de Orunmilá, que possua um culto exclusivo, independente e superior aos demais, com cargos sacerdotais e liturgia próprios.
Oriundo de Ifé, o culto se propagou por diversas regiões do Continente Africano, desde a Nigéria Ocidental até o Baixo-Togo onde ocupa uma região que se estende até a fronteira do antigo Império do Dahomé além de todos os países pertencentes à etnia ioruba. Sabe-se, porém, que não chegou ao conhecimento dos povos bantu do Sul da África, que possuem um outro sistema de adivinhação denominado "N’Gombo"1.
Ifé, aqui citado como região de origem do culto de Orunmilá não pode, todavia, ser confundido com a cidade de mesmo nome localizada no Sudoeste da Nigéria, possuindo uma conotação bem mais mística e profunda do que o de uma simples situação geográfica2.
Zunnõ, o informante de Maupoil anteriormente mencionado, afirmou que Ifá foi revelado através dos 16 signos oraculares principais (Odu-Meji) por Mawu ...”sobre uma pedra retangular branca instalada por Mawu em Meca... De cima para baixo (na referida pedra) estão inscritos as letras do alfabeto árabe, os 16 signos principais de Ifá e os caracteres latinos...”3
Meca teria sido, segundo Zunnõ, o local onde surgiu o culto, sendo daí transportado para outras regiões, tendo então se estabelecido em Ifé, onde foi criado o primeiro centro de estudos de Ifá e de culto de Orunmilá.
A origem árabe do sistema oracular de Ifá pode ser comprovada de diversas formas muito mais “seguras” que uma simples declaração feita por um babalaô.
1 - As figuras que compõem o sistema de Ifá são perfeitamente iguais às que compõem um sistema divinatório de origem oriental denominado “Geomancia Árabe”, muito usado também na Europa onde, após as devidas adaptações culturais, recebeu o nome de “Geomancia Européia”4.
2 – Em todos os procedimentos do oráculo de Ifá, tudo é feito, escrito, lido e interpretado da direita para a esquerda, maneira adotada pelos árabes para escrever, ao contrário da forma ocidental.
3 – Em Madagascar existe um sistema de adivinhação denominado “Sikidy” que não tem qualquer relação com Ifá, embora utilize signos de configurações idênticas aos Odus de Ifá. Segundo se afirma a introdução do sikidy em Madagascar foi feita por imigrantes de origem semita que falavam e escreviam em árabe. Este fato nos leva a concluir que Ifá e o Sikidy possuem uma origem comum: a Geomancia Árabe.
4 - A palavra “fá” usada pelos fon da mesma forma que “Ifá” pelos nagôs e “Afã” pelos minas do Togo pode ser encontrada no idioma árabe onde significa “sorte”, “augúrio”5
5 – Na Pérsia nos séculos VIII e IX, ou seja, na florescência da cultura iraniana, a Geomancia era matéria ensinada em Universidades célebres como a de Bagdá e estudada pela elite intelectual da época. Foram os sábios formados nestas mesmas universidades que, junto com a filosofia e a ciência adquiridas, levaram a Geomancia à Alexandria, ao Cairo, ao Sudão e à Europa, tendo aí como porta de entrada a Espanha, onde a influência da civilização árabe ainda hoje é notável.
É Epega, o africano, quem afirma:
“...Os símbolos Odu são muito antigos. Eles originaram de Orunmila em Ile-Ife. Sinais similares parecem ter sido usados no Egito (anteriores pelo menos a 3.000 aC). em Trípoli, Senegal, Futa, os Estados Hausa e outros lugares na África. E a este respeito nós não conhecemos mais do que nossos ancestrais que disseram que Ile-Ife foi o lugar onde as pessoas pela primeira vez conseguiram a luz de seu conhecimento...”6
Para fechar a questão destacamos, da obra de Frikel, a seguinte afirmativa:
“Ifá pertence ao Mussurumi e é verdade que, como demonstram Trautmann e Maupoil, a adivinhação de Ifá parece ser de origem muçulmana”7.
NOTAS
1 - O contato dos povos pertencentes a esta etnia e originários do Sul da África com o oráculo de Ifá, teria sido posterior ao trágico transporte de negros escravos para as colônias do Novo Mundo. O culto praticado por estes povos é hoje conhecido no Brasil como “Candomblé de Angola” e teriam assimilado, aqui, as técnicas oraculares referentes ao Ifá com os povos de origem nagô ou fon.
2 - Os versos de Ifá fazem referência a sete Ifé. O primeiro, e possivelmente o original é Ifé-Oòdáyé. Os outros são Ifé-Nleere, Ifé-Oòyèlagbòmoró, Ifé-Wàrà, Òtù-Ifé, Ifé Oòrè e Ifé-Oòjó. (Abimbola, 1977, p. 5).
3 - “... sur une pierre rectangulaire blanche intallé par lui à la Mecque" ... De haut en bas étaint inscris: les lettres de l'alphabet árabe, les seize signes principaux de Fá et les caracteres latins...” ( Maupoil 1988 ).
4 - Em outro local deste trabalho o leitor poderá encontrar uma tabela comparativa onde cada uma das dezesseis figuras oraculares é apresentada com os nomes pelos quais são conhecidas nos três diferentes sistemas.
5 -“Fá” ou “fa’lun” = Augúrio / “mujarrib el fal” = aquele que prevê o futuro, adivinho (Maupoil, 1988).
6 - Epega, 1987.
7 – Protasio Frikel – Die Seelenlebre dar Gêge und der Nagô. (Citado em Bastide e Verger,
1981).
O senhor luiz qualquer coisa não é iniciado, então desconhece os procedimentos de um Babalawo, isso fica claro quando ele afirma que o Sacerdote de Ifá precisa de vários Orisas para fazer o seu trabalho, esquece ele que um orisa nasce de um Odu.
Em suas declarações ele demonstra um total desconhecimento de nossa religião ele confunde lendas com a realidade, chegando ao ponto de dizer que Obatala criou a terra, em uma visão desinformada e sincrética o senhor luiz demonstra que precisa fazer uma limpeza em suas estantes, esse senhor deve jogar fora os livros por ele usado como referencia.
Todo metido a esperto precisa estudar muito,lhe indico uma leitura sadia:
A história da criação
Por SOLAGBADE Popoola
No início, que significou o fim. Foi o começo do começo e do princípio do fim. Era o início da existência eo fim do nada. Tudo começou de forma esporádica, mas gradual. Tudo começou em uma época que era atemporal. Tudo começou de uma forma que era em si mesmo sem forma. Tudo começou com um Ser que não pode ser descrito com qualquer adequação. Este Ser não é nem um "ele", nem um "ela". O Ser é nem humano, nem sobre-humana. Não tem nem carne nem sangue. Não tem água. Ele existe em um bthat corpo é em si mesmo sem corpo. Ele é o espírito universal do universo. Esse é o Ser que começou o universo do nada. Não é do vazio como algumas pessoas dizem, porque é algo próprio vazio. O universo começou do nada, absolutamente nada . O espírito universal que começou o universo é conhecido e tratado como Akamara .
No corpus de Odu Ifa em Osa Gunleja (Osa Ogunda) , Ifa afirma que existem cinco fases de criação antes da existência do universo, especialmente no planeta Terra pode alcançar o estágio de perfeição. É a quinta etapa do exsistence que é o último. Neste Odu, Ifa diz:
Iri tu tu wili wili
Iri tu tu wili wili
Iri tu wili-wili
Koo tu Reke-Reke
Dia divertido Origun
Ti nlo s'eda ibu orun ati sim ni'gba ijinji
Iri tu tu wili wili
Iri tu tu wili wili
Iri tu wili-wili
Koo tu Reke-Reke
Dia divertido Olu-Iwaye
Ti nlo p'ero si ibu orun ati sim em kutukutu owuro
Iri tu tu wili wili
Iri tu tu wili wili
Iri tu wili-wili
Koo tu Reke-Reke
Dia divertido Baba-Asemuegun-Sunwon
Ti nlo yan ipa divertido ibu orun ati sim ni'gba Iwase
Iri tu tu wili wili
Iri tu tu wili wili
Iri tu wili-wili
Koo tu Reke-Reke
Dia divertido Olofin-Otete
Ti yoo tuu iwa wa si'le aye
Ni'jo para nlo gba ado iwa l'Owo Olodumare
Ni'jo ti ganhou yoo tu iwa s'aye
Horo eepe kan soso
O wa di agbon eepe kan
Agbon eepe kan lo da aye
Iri tu tu wili wili
La fi da aye
Oun la bu da ile
Ki ira susu o waa su piripiri
Ire gbogbo wa d'asuwa
Origun eis bi Olu-Iwaye
Olu-lo Iwaye bi Baba Asemuegun-Sunwon
Baba Asemuegun-lo Sunwon bi Olofin Otete
Olofin Otete eis ru agbon eepe wa sile aye
Olofin Otete gbe agbon eepe da Ile-Ife
Ire gbogbo wa d'asuwa
Sikan ni mogun
Agiriyan ni Morere eerun
Asuwa ni Morere eeyan
Asuwa da Aye
Asuwa da Orun
Asuwa da sile
Asekun-Suwada ni'gba iwa um se
Asekun-Suwada nigba iwa uma arma
Asuwada ni'gba iwa um ro
Irun pe susu ganhou gb'ori
Irun agbon pe susu ganhou uma ojontarigi di
Omi pe susu ganhou uma Okun d'
Odo pe susu ganhou um osa d'
Igi pe susu, ganhou um di'gbo
Eruwa pe susu, ganhou um odan d'
Irawo pe susu, ganhou um gb'orun
Agbon pe susu f'owo t'ile
Ita pe susu bo'le
Giri-giri o bronzeado ni'le ALADI
Giri-giri o bronzeado l'agiyan eerun
Asuwa ni t'oyin
Asuwa ni t'ado
Asuwa l'eeran nhu ni'nu oko
Asuwa ni ti osusu Owo
Asuwa l'eeran nhu ni'nu ahere
Asuwa ni ti Elegiiri
Opô eniyan tii la um ep l'ogun
Asuwa laa b'odan
Asuwa l'esu fii je'ko
Asu opo suu laa ba yindinyindin ni'nu ile e ganhou
Asu opo suu laa ba yaya l'agiriyan
Asuwa opo suu laa ba ikan ninu ogan
Asuwa opo suu la ba ekunkun l'eti omi
Asuwa opo suu laa ba labelabe l'odo
Asuwa opo suu laa ba oore l'odo
Asuwa opo suu laa ba lamilami
Ovelha adosusu kii duro l'oun Nikan
Asuwa opo suu laa ba ebe
Asuwa opo suu laa ba Igi Erimi
Asuwa opo suu laa ba eja egbele l'Okun
Asuwa opo suu laa ba egungum
Akaraba egungum
Bo ba si je l'odo
Gbogbo eja ni te lee
Alasuwada mo ser oo
Ki o correu iwa susu wa
Ki o ko ira gbogbo wa ba mi o
B'ori kan ba sunwon
A ran IGBA o
Ori-Origun Aseda sunwon
O correu milhas
B'ori kan sunwon
A IGBA ran
Ori milhas para sunwon
Lo correu yin
Ori i yin para sunwon
Lo correu milhas
B'ori kan ba sunwon
A IGBA ran
-Osa Ogunda
Tradução
Que o orvalho explodiu rapidamente
Que o orvalho explodiu rapidamente
Que o orvalho explodiu continuamente
E ser tão grande em toda a extensão
Estas foram as declarações de Ifá para Origun
Ao ir para coordenar a criação da imensidão do Universo
Na aurora do tempo
Que o orvalho explodiu rapidamente
Que o orvalho explodiu rapidamente
Que o orvalho explodiu continuamente
E ser tão grande em toda a extensão
Também foi declarado para Olu-Iwaye
Quando vai para acalmar e pacificar a gostosura do universo
Na aurora da vida
Que o orvalho explodiu rapidamente
Que o orvalho explodiu rapidamente
Que o orvalho explodiu continuamente
E ser tão grande em toda a extensão
E também declarado para Baba Asemuegun-Sunwon
Quando vai para atribuir funções e ordem
Para a vastidão do universo
No início da criação
Que o orvalho explodiu rapidamente
Que o orvalho explodiu rapidamente
Que o orvalho explodiu continuamente
E ser tão grande em toda a extensão
E também declarado para Olofin Otete
Quem iria dirigir o barco da existência na terra
Quando ele estava indo para recolher a cabaça mini destino de Olodumare
Quando o queria dirigir o barco da existência na terra
Um grão de areia
Metamorfoseado em uma cesta cheia de areia
Um cesto cheio de areia foi usado para criar a terra
Deixe o orvalho estourou rapidamente
Esse foi o comando usado para criar o universo
Também foi usado para criar as terras
Para que o agrupamento de bondade e de bem-estar deve reunir doravante
Toda a bondade eo bem-estar cluster, em seguida, em harmonia
Origun gerou Olu-Iwaye
Olu-Iwaye gerou Baba Asemuegun-Sunwon
Baba Asemuegun-Sunwon gerou Olofin-Otete
Foi Olofin Otete que carregava a cesta de areia para a terra
Olofin Otete criou a terra de Ife (para habitação)
( Olofin Otete-Um nome primordial para Oduduwa )
Na verdade, toda a bondade e bem-estar tornou-se agrupar em harmonia
Sikan ni mogun (Sikan são minúsculos insetos pequenos cobrir brilho Ogun)
Um formigueiro é a morada para Formigas
Grupos de seres humanos se agrupam
As criações dos planetas eram manifestas em clusters
Da mesma forma que dos céus
A totalidade das criações em conjunto começou desde o início do tempo
Aglomerado cabelo humano juntos e situar na cabeça
Aglomerado humano barba juntos e transformar grossa e peluda
Gotas de água aglomerado juntos para tornar mares poderosos
Brooks agrupar para se tornar lagoas
Árvores se agregam a tornar-se floresta
Moita gramíneas juntamente se uma terra de cerrado
Estrelas se agrupam e situar nos céus
Hornets agrupar a residir na parede de uma casa
As formigas vermelhas se agrupam no chão
O ninho de insetos ALADI nunca é desprovido de ocupantes
Um formigueiro nunca é vazia de Formigas
Abelhas cluster como enxames
Ado cluster como enxames
Gramíneas Eeran crescer em grupos na quinta
Elegiiri geralmente voam em bandos
Um grande número de pessoas que se deslocam em conjunto é um exército
Banyan plantas são encontradas em tufos
Esu, gafanhotos devoram as plantas em pragas
Vermes são encontrados agrupando juntos em sua morada
Yaya insetos são igualmente encontrados agrupados em Formigueiro
As formigas brancas são encontrados agrupados em grande formigueiro
Ekunkun também são encontrados agrupados na água
Oore plantas são encontradas em grupos na beira do rio
Libélulas mover-se em pragas
Adosusu planta não cresce em solteiros, mas em tufos
Um monte de terra para o plantio é visto em grupos
Peixe Akaraba
Quando se alimenta na água
Todos os outros peixes vão segui-lo em massa
Lo, o fabricante deste perfeita ordem, Alasuwada, peço-vos
Por favor, envie um conglomerado de essências boas
E trazer bênçãos abundantes e ira para mim
Se um Ori é bom
Ele vai estender-se a outros 200
O Ori de Origun o criador é abençoado
E isso me afeta positivamente
Se um Ori é abençoado
Ela estende-se a 200 outros
Meu Ori que é abençoada
Tem afetado positivamente
Seu Ori que é abençoada
Tem igualmente afetados me positivamente
Se um Ori é abençoado
Vai afetar 200 outros.
Neste Odu Ifa explica a sequência da criação do universal como se segue:
Fase 1: O surgimento de Akamara no universo e na aurora da vida está envolta em mistério. Assim que de acordo com a Akamara emergiu Osa Gunleja, a primeira coisa que Akamara criado era um grão de areia. Ele soprou seu hálito forte para o grão de areia e é, antes de tudo desenvolvido em uma cesta de areia e da cesta de areia, gases quentes em forma de orvalho começou a escorrer para fora com uma forte explosão por um período incontável de tempo. O universo inteiro foi engolida nestes gases e orvalhos. Não havia nenhuma matéria física ou líquido em exsistence naquele período. Os gases e orvalhos são partes integrantes do Akamara. A potência de todo o universo hoje é apenas o fôlego de Akamara. A implicação disso é que tão vasto e poderoso como o universo é, é apenas uma parte infinitesimal de Akamara, o espírito universal do universo, que surgiu a partir da respiração do Ser!
A segunda tarefa foi a criação de um outro Ser universal que pode ser chamado de uma maior Irunmole para iniciar o processo de coordenação dos gases e orvalhos como escorrer para formar as estrelas. Esta maior Irunmole é conhecido como Origun . Foi assim que as estrelas foram criadas em várias formas e tamanhos. A formação de estrelas, que Origun foi dada a tarefa de fazer continua até este dia. A expansão de solidificação e formação de gases e orvalhos em estrelas é um processo contínuo desde a aurora da vida até hoje a atribuição que Akamara deu a Origun continua sem fim. Esse foi o trabalho que foi realizado no estágio 1.
Fase 2:
A solidificação de gases e orvalhos em estrelas e outros corpos celestes trouxe um outro desenvolvimento. Descobre-se que este estrelas e outros corpos celestes eram muito quente e não seria capaz de cumprir a missão que Akamara projetado para eles. Estas estrelas necessário para arrefecer a partir da sua temperatura ultra-elevada para uma temperatura normal. Foi também percebeu que as estrelas solidificar muito rapidamente se a temperatura foi menor. Esta foi a razão pela qual Akamara criou outro Ser superior para esfriar a temperatura nas estrelas e outros corpos celestes, O nome deste ser superior é Olu-Iwaye Sendo um espírito universal, Olu-Iwaye sucedido nesta tarefa, tornando assim possível para as estrelas para solidificar muito rapidamente.
Fase 3:
Assim como as estrelas e outros corpos celestes haviam sido estabilizados através da atribuição a ser realizada por Olu-Iwaye , a criação do universo mudou-se para a terceira fase. Nesta terceira fase, muitas coisas aconteceram. A primeira coisa foi a criação de um outro super-Irunmole chamado Baba Asemuegun Sunwon .
Descobriu-se que as estrelas e outros corpos celestes criados naquele tempo não tinha padrão de movimento particular. Isso fez com que as estrelas colidem e bater em um outro. A queda resultou em explosões poderosos. A função deste Irunmole era basicamente para fazer todos os corpos celestes para rodar de forma anti-horário, a fim de parar o que chama de Ifa "A guerra das estrelas". quando isso foi feito, as estrelas e outros corpos celestes parou de bater em outro .
Este foi ainda reforçada fatos em uma estrofe em Ogbe Òfún onde Ifa diz:
Ota Agidi
Gbongbo Agidi
Agidi gbongbo ni je laarin Apata
Adifa divertido Irawo saasaa
Ti nse Ologun lalade orun
Kogun ma ja waa o
Irawo saasaa
Ogun o JORUN
Tradução
A rocha teimosa
E a raiz teimosa
É a teimosia da raiz, que lhe permitiu viver no meio do rock
Ifa mensagem para as estrelas cintilantes
Quem eram os guerreiros do céu
Nós não podemos ser vítimas de guerra
As estrelas cintilantes
Não há guerra no céu
Nesta estrofe, Ifa descreve as estrelas como guerreiros do céu. A atribuição dada a ed Baba Asemuegun Sunwon era assegurar que não houve guerra no céu. Essa foi a missão que ed Baba Asemuegun Sunwon vinha fazendo de vez em memorial até hoje. O padrão de rotação anti-horário que todas as estrelas e outros corpos celestes seguem hoje são obra de ed Baba Asemuegun Sunwon .
Baba Asemuegun Sunwon também criou planetas e outros pequenos corpos celestes das estrelas. Foi assim que todos os planetas do universo foram criados a partir das estrelas. Este trabalho de Baba Asemuegun Sunwon continua até este dia de hoje. A implicação disso é que os gases e orvalhos continuam a escorrer até este momento. O resfriamento e solidificação dos gases e orvalhos para se tornar estrelas continuam até hoje. Formando planetas e outros menores celestial das estrelas continuam até hoje. Assim como as obras de Origun e Olu - Iwaye , a atribuição dada a ed Baba Asemuegun Sunwon continua até hoje. As atribuições destes Irunmole grande superior vai continuar ad infinitum.
No nosso sistema solar, que é a nossa própria estrela, Baba Asemuegun Sunwon criou sete planetas no início. O sistema solar, especialmente terra do planeta, foi entregue a uma mulher Irunmole maior chamado Aye . (Deve-se notar que no entanto Aye não é parte do Irunmole 401 que viajava do céu à terra e volta para o céu). O planeta Terra foi " a casa de Aye "- o que significa 'Ile Aye' e não ' Sim ' , como muitas pessoas erroneamente referem-se a ele.
Para atender o sistema solar, Akamara criou 801 Irunmole. A atribuição principal destes Irunmole é ver o desenvolvimento, a paz, a harmonia, o progresso ea sustentação do sistema solar.
Aye estava no planeta Terra sozinho e solitário. Esta foi a razão pela qual Aye procurou o serviço de um dos 801 Irunmole então conhecido como 'Forankun kan soso Owu' cujo nome foi mais tarde conhecido como Orunmila para vir e fazer a consulta Ifá para ela. Neste período de tempo, não havia tal coisa como Ikin, Opele ou Iyerosun . Por uma questão de facto, não havia nenhuma planta ou animal no planeta. Quando Fo n rankun kan soso Owu chegou, ele disse Aye para colocar a palma da mão no chão. Fazendo isto, o Odu Oyeku Logbe apareceu no terreno. Neste Odu, Ifa diz:
Fonrankun kan soso OWU
Awo Aye Aye eis divertido dia
Sim nbe Loun Nikan soso girogiro
Ebo ni ni ko ganhou waa si
Tradução
Fonrankun kan sos OWU
O Awo de Aye, lançou Ifa para Aye
Wyen Aye estava vivendo uma vida solitária
Ela foi aconselhada a oferecer ebo
Forankun kan soso OWU, nay Orunmila disse Aye que ela pediu para consulta porque ela estava se sentindo solitário e sem companheiro em sua casa. Ela foi informada de que um outro Ser que seria maior do que a sua e até mesmo Irunmole o 801 que são designados para cuidar do sistema solar em geral e do planeta terra em particular, logo aparecem. Ela foi aconselhada a oferecer ebo. Ela obedeceu. O conteúdo do material ebo não é por essa ocasião.
A coisa importante sobre o ebo que foi oferecido foi que no dia 303, um Ser, Todo-Poderoso e Ser, surgiu a partir do vaso onde os materiais foram colocados ebo. O pote foi trazendo arco-íris ao longo dos 303 dias. O poder, o poder, a força, a influência ea autoridade deste Ser todo-poderoso era totalmente irresistível. Ambos Aye e Forankun kan soso OWU inclinaram suas cabeças em súplica para este ser.
Qual é o nome que esse Todo-Poderoso como seria chamado? O nome era "Olodu-Ikoko ti ntan Osumare" significado -'' o proprietário do pote que traz a luz do arco-íris ". Este nome foi mais tarde abreviated a Olodumare , o Todo-Poderoso.
Assim que Olodumare emergiu na cena, consulta Ifá foi realizada. Assim como Aye , Olodumare colocou a palma da mão no chão eo Odu Idin Aisun (Odi Irosun) foi revelado. Neste Odu, Forankun kan soso OWU explicou que em todo o sistema solar, não sendo iria comandar tanto poder, força, energia, autoridade ou influência como Olodumare . Forankun kan soso ow u também afirmou que Olodumare não teria filho e faria não ser capaz de dormir ou cochilar nem por um momento. Neste Odu, Ifa diz:
Olosun idi l'omode nda
Omode kekere kii da Idin Aisun
Idin Aisun Ifa kifa
Dia divertido Olodumare Agotun
Oba um t'eni ola legelege f'ori s'apeji
Ni kutukutu owuro
Ebo ni ni ko ganhou waa si
Olorun nsunkun
Omo araye sebi ojo eis ro
Ekun Omo Olorun l'nsun o
Tradução
Olosun Idi é para a criança
Idin Aisun não é para uma criança
Idin Aisun é um Odu delicado
Estas foram as declarações de Ifá para Olodumare Agotun
Aquele que espalhou o tapete de honra sobre o mar
Na aurora dos tempos
Ele foi aconselhado a oferecer ebo
O céu chora
Os seres humanos confundido com chuvas
É a questão da falta de filhos que os céus estão chorando
Este Odu deixou claro que Olodumare não consegue dormir e ele não pode gerar qualquer criança de sua autoria. Em vez de Olodumare para gerar qualquer criança, ele normalmente derramar lágrimas de chuva que o torna possível para todos os seres da terra para gerar filhos e se multiplicar.
Olodumare ordenou a Irunmole 801 a sua presença. Ele dividiu-os em três grupos - 200 Irunmole permanentemente no lado direito de Olodumare, 200 permanentemente em seu lado esquerdo, e os restantes 401 viagens ida e volta do céu para a terra.
Assim que este foi concluído, a atribuição de povoar o planeta Terra começou. Olodumare enviou Ogun , o Irunmole encarregado de metais e criatividade, o arquiteto matéria, suveryor, planejador e pathfinder vir do céu à terra, a fim de tornar o mundo habitável. Quando Ogum estava vindo, ele veio com outro Irunmole como Ija e Òsóòsì . Eles trouxeram muita madeira e varas do céu para o planeta Terra. Quando eles começaram a sua missão, eles não tinham nada para comer. Em pouco tempo, a fome em conjunto e eles começaram a comer a madeira e varas que eles trouxeram. Isto não podia sustentá-los em tudo, porque a paus e provou ser intragável. Isso fez com que eles voltem para o céu para relatar sua falta de Olodumaré .
Em seguida, Olodumare enviou Obatalá para vir e tornar o mundo habitável. Obatalá trouxe muita água junto. Ele também veio com Irunmole outro como Alaaanu, Oloore, Sungbemi, Magbemiti, Losootoro, Eroko, e Larogbe. Eles começaram o trabalho, mas em pouco tempo, eles também perceberam que a água só não podia sustentá-los no planeta Terra. Eles voltaram a Olodumaré denunciar o seu fracasso.
Depois disso, Olodumaré enviou Orunmila para vir e fazer a terra planeta habitável para os outros seres. Quando Orunmila estava prestes a partir, ele foi para a consulta Ifá na casa de um grupo de awo chamado Agba dudu Orimo. Durante a consulta Ifá, Eji Ogbe foi revelado. Neste Odu Ifa diz:
Agba dudu Orimo
Dia divertido Orunmila
Baba nlo se ile aye
Nigba ijinji
Ni kutukutu owuro
Ebo ni ko ganhou waa si
O gb'ebo o Rubo
Tradução
Agba Dudu Orimo
***Lançaram Ifa para Orunmila
Quando vai fazer a terra habitável
No início
Na aurora do tempo
Ele foi aconselhado a oferecer ebo
Ele obedeceu
O grupo de Awo disse Orunmila tudo o que seria necessário para levar com ele para ter sucesso em sua missão. Alguns dos itens importantes que foi dito era para trazer sementes e alimentos. Eles também lhe disse para usar a madeira ea água que Ogun e Obatalá já tinha trazido. Orunmila ofereceu seu ebo e trouxe todos os materiais indicados pelo grupo de Awo no céu. Orunmila foi bem sucedido em fazer o planeta habitável para os outros seres. Como resultado do que aconteceu naquele momento particular no tempo, Olodumare deu o nome de Ogun "Baba Jegi-jegi", o comedor de madeira, ele deu o nome de Obatalá "Baba Mumimumi", o bebedor de água, e deu Orunmila o nome de "Baba Jeun-jeun ", o comedor de alimentos. Estes atos ainda acontecem até hoje. Sempre que acordar de moning, vamos lavar a boca com tanto varas de mastigação ou escovas. Após isso, vamos lavar a nossa água mouthswith. Também vamos levar nossos banhos com água. Após isso, vamos comer a nossa comida. Este é um reconhecimento dos trabalhos realizados por Baba Jegi-jegi, Baba Mumi-mumi e Baba Jeun-jeun.
Durante este período de tempo, apenas 6 potes existiu no planeta em que a água foi localizado. Orunmila começou a cultivar a terra e as sementes plantadas. A primeira planta para germinar era uma planta chamada Tete-Abalaye, que em Ifa é a planta mais sagrada do mundo.
Quando o planeta estava pronto e tinha água, plantas, animais, etc Olodumare enviados para o planeta cerca de seres chamados Eniyan para que pudessem viver com Aye permanentemente. Estes seres por muito tempo viveu em harmonia com Aye no planeta, mas como o tempo passou, começaram a destruir o planeta e outros planetas. Eles foram corrompidos por causa dos amplos poderes esotéricos e espirituais que eles possuíam. Olodumare então ficou irritado e após dar-lhes muitas chances de mudar seu caráter, que eles ignoraram, Olodumare finalmente decidiu removê-los todos. Isto é, quando Olodumare ordenou que as águas que estavam debaixo da terra no mundo a subir e afogar a Eniyan . Os seis potes mais tarde se tornou seis oceanos do mundo. Todas as águas com Olokun e Olosa formado mais de três quartos da superfície do mundo. Muitos dos Eniyan tentou fugir e salvar-se. Alguns subiu para as montanhas mais altas do mundo, outros se esconderam nas cavernas, e outros subiram para os buracos de árvores etc Alguns destes Eniyan sobreviveram. Em outras palavras, nem todos eles morreram. E algumas destas Eniyan ainda vivem no planeta com a gente para esta data.
Fase 4
O mundo estava cheio de água e Olodumare decidiu reconstruir o planeta. Olodumare decidiu enviar Obatalá novamente para tornar o planeta habitável. Obatalá aceitou o trabalho, mas não conseguiu realizar a tarefa novamente. Olodumare , então, ordenou uma Irunmole chamado Olofin - Otete , também conhecido como Oduduwa para tornar o planeta habitável. Antes de iniciar o trabalho, Olofin-Otete decidiu consultar Ifá com Orunmila antes de ir para o planeta. O Odu que foi revelado foi Òkànràn Ajagbule ( Òkànràn Owonrin ). Neste Odu, Ifa diz:
Òkànràn Ajagbule
Onile eis l'aare
Ajeji o m'ese ile e para
Dia divertido Oodua
Nijo ti baba nr'aye omi
Ebo ni ni ko ganhou waa si
O gbebo, o Rubo
Tradução
Òkànràn Ajagbule
O proprietário da terra está sempre certo sobre a terra
Um estranho sabe agora como caminhar sobre a terra
Esta foi a declaração de Ifá para Oodua (Oduduwa)
Quando vai para a terra que estava coberta com água
Ele foi aconselhado a oferecer ebo
Ele obedeceu
Ele completou a sua ebo e seguiu todas as instruções Orunmila lhe deu. Oduduwa reconstruiu o planeta, ele usou a cesta de areia que Akamara usado para criar o universo, espalhá-lo sobre a água e as áreas onde se espalhou a areia tornou-se terra firme novamente . Ele abaixou as águas e cresceram as plantas.
Enquanto isso, Aye o dono do planeta no sistema solar deu à luz um filho chamado Ayin . Ayin acabou por ser uma criança inútil. No auge do seu mau comportamento, ele vendeu o sistema solar pertencente à sua mãe para Oduduwa a um preço barato unbeliveably e quase inútil. Ele vendeu a fim de obter o crânio de um animal de Oduduwa ! Em Òkànràn Ajagbule , Ifa deixou claro que a venda dos sete planetas do sistema solar para Oduduwa foi a razão por que dois mais planetas foram adicionados ao sistema solar em Para complementar a energia masculina em Oduduwa . A estrofe em Òkànràn Ajagbule diz:
Otito awo Aye
Dia divertido Aye
Sim nsunkun oun o bi'mo
Ni'wonran ola, ni'bi ojumo tii mo
Ebo ni ni ko ganhou waa si
O gb'ebo, o ru'bo
Igbati yoo bii
O bi Ayin
Eni para bi'mo para gbon
Lo r'omo bi
Eeyan para bi asiwere
Lo p'adanu omo
Dia divertido Ayin
Ti yoo ta'le divertido Oodua
Nitori akokoro ori eran gbigbe
Ayin para ta'le ni le ganhou n kiri
Eyin o mo pe Ayintale omo lasan ni?
Tradução (Google)
Otito, a Verdade, o Awo de Aye
Ele lançou Ifa para Aye
Quando ela estava lamentando sua incapacidade de gerar seu próprio bebê
Ela foi aconselhada a offerebo
Ela obedeceu
Quando ela daria à luz
Ela gerou Ayin
Aqueles que dão à luz crianças dotadas de sabedoria
Eles são os únicos que têm filhos
Aqueles que deu à luz os tolos
Eles são os que perderam a oportunidade de ter filhos
Estas foram as declarações de Ifá para Ayin
Quem faria as terras Oduduwa
No preço do crânio de um animal
Ayin que vendeu a terra era o único a ser perseguido sobre
Você não sabe que Ayin que vendeu as terras aos era uma criança sem valor
Esta foi a forma como o sistema solar aumentou 7-9 planetas. O nome do sistema solar ainda Ile Aye porque Ayin vendeu a terra para Oduduwa sem Aye de consentimento.
Olodumare decidiu, então, criar um tipo diferente de vida chamado "seres humanos" que são também chamados Eniyan . (É importante notar que os primeiros seres e nós, seres humanos são tanto escrito como Eniyan mas os acentos no Eniyan palavra são diferentes)
Quando chegou a hora de criar os primeiros seres humanos, Olodumare fez tudo sozinho. O primeiro humano a ser tão criado por Olodumare foi nomeado Ninibinini, ou Eni-bi-eni , que significa " um em nossa semelhança " que era uma mulher. O nome foi posteriormente ajustado para Ninibinini . Em outras palavras, o primeiro humano a ser criado era uma mulher e não um homem, como algumas outras escrituras indicam. Olodumare pessoalmente criou esta mulher. Olodumare então trouxe essa mulher à terra por si mesmo e passou por ela através de Odo Aro e Eje Odo. Ele, então, entregou esta mulher com mais de Oduduwa que tinha sido dada a tarefa de povoar a terra como esposa. Entre Oduduwa e Ninibinini , deram à luz a oito pares de gêmeos fazendo um total de 16 crianças. Este foi como a criação na terra mudou para a procriação. Não se sabe ao certo quantas dessas crianças eram do sexo masculino e feminino, mas é importante afirmar que estes primeiros 16 chidlren não tem nada a ver com o primeiro 16 Odu Ifá. Eles são diferentes.
Em uma estrofe em Oyeku Logbe , Ifá diz:
Paa l'akisa n gbo
Oodun ogede ni o fa-ya paara paara bi aso
Dia divertido Olodumare
L'ojo de n gbe Ninibinini bo wa'ye
Ebo ni ni ko ganhou waa si
O gb'ebo, o ru'bo
Para ba-k'eni k'ola dede
K'aye Olufe o Baje
Omoniyorogbo um si t'aye Olufe se
Tradução
Com facilidade faz um rasgo de pano
A lraf banana não pode rasgar em dois como um pano
Esta foi a declaração de Ifá para Olodumare
No dia em que ele estava carregando Ninibinini para o mundo
Ele foi aconselhado a oferecer ebo
Ele obedeceu
Se permanecer de um dia
Para o mundo de Olufe estragar
Omoniyorogbo irá intervir e consertar o worle de Olufe
Conforme o tempo passou, essas crianças começaram a crescer e amadurecer e eles começaram a olhar para o outro de uma forma sexual, porque eles estavam começando a passar pela puberdade. Um dos Irunmole chamado Omoniyorogbo percebeu isso e informado Olodumare sobre o que estava acontecendo e, a fim de evitar o incesto (porque o incesto é um tabu em Ifa) Olodumare ordenou Esu Odara, Ogun, Obatalá, e Orunmila para criar mais seres humanos para que eles couId procriar com as primeiras 16 crianças. Esu Odara foi encarregado de fornecer a areia que ele conseguiu, retornando ao Akamara para realizar a mesma cesta de areia que Akamara usado para criar o universo, que também foi usado por Oduduwa para trazer terra firme em Terra quando ela foi inundada com água, Ogun foi encarregado de criar e oxidação dos ossos de homens e mulheres. É por isso que os homens são conhecidos como Okunrin (Iron Hard) e as mulheres são conhecidas como Obinrin (Iron Soft). Obatalá foi encarregado de moldar os corpos de homens e mulheres e Orunmilá foi encarregado de consultoria Ifa durante todo o processo e supervisão. Por favor, veja meu novo livro, Ifa Dida; Vol. 2 , que saiu hoje sobre a história completa em Ogbe Òfún
Os primeiros seres humanos criados a partir da areia por estes Irunmole eram de cor preta. Estes Irunmole criado 2000 seres humanos usando essa areia. Conforme o tempo passou, Olodumare decidiu que 16 e 2000 os seres humanos não foram suficientes para cobrir o planeta. Então ele ordenou Esu, Ogun, Obatala e Orunmila para criar mais seres humanos. Eles realizaram esta tarefa, mas desta vez, eles decidiram não usar areia, mas partes de animais, plantas, árvores, aves etc, para criar mais 2.000 seres humanos. Mais tarde, eles criaram outros grupos que eram amarelo e, em seguida, na cor vermelha.
Após este processo foi terminado, um dos membros de Obatala grupo nomeado Oluorogbo com a ajuda de alguns dos outros membros da Obatalá grupo decidiu criar seres humanos ainda mais. Eles são os únicos que criaram o grupo branco.
Também é importante saber que durante todo o processo de criação de preto, amarelo, grupos vermelho e branco, um dos membros do grupo de Obatalá chamada Edun Beleje (o macaco ) , que era muito pernicioso, é a responsável por causar deformidades todos os tipos de seres humanos. Muitos culpam Obatalá para isso, mas não era Obatalá de fazer, mas a falta de Edun Beleje que era membro de Obatalá do grupo. A culpa foi colocada em Obatalá , porque como todos nós sabemos, quando os membros do grupo faz algo errado, o líder é sempre responsável pelo que seus membros fazem.
Também é importante notar que, durante este estado no chão sobre a terra estava unido. Em outras palavras, era uma, Pangea, e todos os seres humanos viveram juntos durante este período. Mas, como o chão começou a se espalhar e se separam, os grupos também começaram a se separar.
Etapa 5
Estamos ainda na fase 4, mas agora estamos nos movendo para a fase 5. Ifá diz que, durante a 4 ª etapa seres humanos vai fazer quase as mesmas coisas o primeiro Eniyan (os seres) fez. Em outras palavras, vamos destruir o planeta, nós vamos ter muitos poderes (tecnologia), vamos ter muitas guerras, muitos vão morrer, e nós vamos chegar a um estágio em que será forçada a voltar a uma forma mais equilibrada e tradicional de viver para nos salvar. Ifá diz que nem todo mundo vai querer viver tradicionalmente, mas muitos outros irão fazê-lo.
O QUE SIGNIFICA PARA VIVER tradicionalmente?
Resposta: Viver na forma como os nossos antepassados fizeram. Em outras palavras, viver em equilíbrio com a natureza e com tudo no planeta. Nós precisamos parar de desperdiçar e usar-se todos os nossos recursos naturais de maneira ignorante, mas arrogante. Precisamos parar o abuso de nossos semelhantes em todas as partes do mundo. Precisamos parar de usar tecnologia que destrói o meio ambiente e contamina-lo. Precisamos parar guerras. Precisamos parar de destruir o meio ambiente natural, etc Temos que reaprender a viver em harmonia com tudo o que existe no planeta. Devemos viver de forma comum, onde tudo o que fazemos: nossos empregos, nossos relacionamentos, como nós ganhar dinheiro, como utilizamos a tecnologia, etc trazer benefícios, não só para o indivíduo, mas a comunidade.
O que é considerado ser a comunidade?
Resposta: A comunidade é tudo o que existe no planeta. Em outras palavras, não é apenas a sua vizinhança, sua cidade, sua região, na Nigéria. O Estado Unidos, Colômbia, Europa, Ásia, etc A comunidade é o planeta e tudo o que vive nele. É um tabu para fazer algo que só traz benefício para o indivíduo. Além disso, temos de começar a fazer as coisas que não só trazem benefícios para os seres humanos, mas para o animal, plantas, árvores, aves, peixes, da terra etc
Ifá diz que depois de todo o caos que vai acontecer, aqueles que sobrevivem serão mais inteligentes, mais sábios, e eles vão saber como usar a tecnologia e os recursos naturais para manter o equilíbrio no mundo. Essas pessoas vão ter uma filosofia de vida que é mais comum que individualista. Eles vão saber como trabalhar, não só com as comunidades onde os seres humanos vivem, mas com as comunidades de peixes, aves, plants.etc
Essa é a essência de whule Asuwada Eniyan
Aboru Aboye.
Segue abaixo, acusações feitas ao BABALAWO IFAGBAIYIN.
Luiz
27/03/2013
O babalaô Ifagbayn Agboola publicou em seu site algumas informações interessantes, até certo ponto verdadeiras, mas de filosofia discutível.
Devido ao teor e o tom da forma como foram apresentadas, julguei oportuno emitir opinião, tomando por base “as mesmas fontes” por ele citadas.
Vejamos:
[...]
E muito fácil identificar que a origem do culto de ifá, em nada tem haver com a religião tradicional yoruba ... A origem árabe do sistema oracular de Ifá pode ser comprovada de diversas formas...
Não, o culto de Ifá é iorubá.
O que não é ioruba são os sinais geomanticos, que existem em toda a África oriental, e deram origem a diversas formas oraculares, cada qual adaptada ao sistema religioso local, e no caso dos iorubas, o Ifá.
Sobre estes sinais geomanticos, até hoje não há informação segura sobre suas origens, se africanas, árabes ou chineses. É verdade sim que tem muita semelhança com o I ching, mas o Ifá tal qual existe na Iorubalandia, não existe nem entre os árabes, nem entre os chineses, pois seus similares não possuem os versos e iniciações sagradas, tal qual existem na religião tradicional ioruba.
A origem árabe do sistema oracular de Ifá pode ser comprovada de diversas formas... Oriundo de Ifé, o culto se propagou por diversas regiões do Continente Africano.
Nestas duas frases, separadas no texto original, mas aqui confrontadas para estudo, verificamos uma completa e total contradição do autor, que compromete, e leva ao descrédito todo o texto publicado.
O culto à ifá é exclusivo, independente e superior aos demais ... Não é sem motivo, pela importância de Orunmilá, que possua um culto exclusivo, independente e superior aos demais ...
Não, ele pode ser independente, mas não é superior, pois também é um culto Orixaísta (que queira, quer não) uma vez que sem a colaboração de alguns Orixás, Ifá nada realiza.
Ifa depende totalmente do poder do Orixá Exu. Os mitos mostram isso. Ifa não tem poder para criar nada. A criação é um poder exclusivo de Obatala dado por Olodumare.
A qualidade principal de Orunmila é o conhecimento e a sabedoria para aplica-lo, mas não o poder. Por isso, é tão importante quanto ... mas não superior.
O culto de Obatala tem a mesma importância que o culto de Orunmila. Vale lembrar que quem plantou a palmeira no mundo foi Obatala, conforme o mito da criação deste. Sem este ato de Obatala, o culto de Ifa não existiria, ou usaria outro elemento como instrumento divinatório, mitologicamente falando.
Segundo Samuel Jonshon, em History of the Yorubas, o culto de Ifá teria sido introduzido na Iorubalandia somente após muita resistência (e mortes), pois os nativos nagôs negavam a deixar de cultuar seus Orixas ancestrais, para cultuar sementes, segundo Jonshon.
Mesmo antes da introdução do Ifá entre os iorubas, a pratica oracular já existia (Bascom, Sixteen Cowries) através do uso natural do obi, oraculo simples, mas que sobreviveu nas Américas.
Se a geomancia não é africana, como dizem alguns, o obi, por sua vez, o é, sendo também utilizado no Ifá, que o adotou.
[...]
CONCLUSÃO:
Embora verdadeiras algumas outras afirmações que não coletei aqui, mas que constam no site, o teor da publicação mostra prepotência, arrogância e preconceito.
Parece-nos que autor não soube separar a diferença entre estudar as origens da geomancia, versus, estudar as origens do Ifá. Sugiro ao babalaô rever o post, pois tais afirmações não são dignas do cargo sacerdotal que ocupa.
Fonte:
http://www.babalawoifagbaiyin.com/2013/03/ifa-preocupadoem-esclarecer-os-leitores.html?spref=fb
Anexos:
· O site com a publicação original.
· Texto sobre geomancia (francês)
Postado por Ilé-ọba Óbokún Àṣẹ Nàgó'Kọbi às 14:08