Religião Tradicional Yoruba
Wikipédia: A religião Yorùbá (pronúncia em português=iorubá) compreende as crenças originais e práticas religiosas do povo yoruba. Sua terra natal é no sudoeste da Nigéria e as partes adjacentes do Benin e Togo, uma região que veio a ser conhecida como Yorubaland. Durante o tráfico de escravos do atlântico foi exportada para as Américas, onde influenciou ou deu origem a formas de vida prósperas, como Santeria, Umbanda e Candomblé.[1] Crenças religiosas yorubas são parte de Itan, o total complexo de canções, histórias, mitos e outros conceitos culturais que compõem a sociedade Yorùbá.
Varias pessoas tem se comunicado comigo através de e-mail demonstrando insegurança para consultar ifá e até um certo temor para se iniciar na Religião Tradicional Yoruba, isso deve-se a uma informação destorcida que esta sendo divulgada.
Imagina uma religião deve compreender as pessoas e suas historias, orienta-las e acrescentar conhecimento, e não substituir o que já existe, o acréscimo enriquece e a divisão gera insegurança.
Como descrito na Wikipédia, no texto acima, o batuque, a umbanda, o candomblé e as demais religiões afro brasileiras, tem origem na religião tradicional yoruba, o quer dizer que as pessoas que tem interesse em buscar mais informação e contatar diretamente com a origem das religiões afro brasileiras, evidentemente vão encontrar respaldo dentro da tradição yoruba.
Dos seguimentos religiosos que conheço dentro e fora do nosso país, que cultuam os orisas (orixá), o batuque, é o que mais se assemelha com a raiz da religião yoruba, salvo instrumentos de adaptação necessárias para sobrevivência de nossa religião, em um período de repressão e também considerando a falta de alguns elementos, que não existe em nosso país. Essa semelhança é explicada pelo fato do Rio Grande do Sul, por uma questão geográfica considerando a enorme distância do centro do país ter ficado isolado, de outras influências (culturas), por muito tempo.
O batuque, preserva algumas cerimonias que eu só vi no território yoruba, há possibilidade de uma pessoas iniciada no batuque, aderir a religião tradicional yoruba, ou mesmo manter em paralelo os ensinamentos e os rituais, é perfeitamente aceitável, para não dizer louvável.
Os assentamentos, existentes no batuque, contem alguns elementos comuns aos assentamentos existentes no território yoruba.
Vamos citar aqui alguns exemplos:
Batuque Sango-(Xango): originalmente assentado em vasilha de madeira, com pilão(carneiro), símbolo machado, cor vermelho e banco numero 12 Ogun-(Ogun): originalmente assentado com bigorna, martelo, corrente, facão e outras ferramentas em ferro, numero 07 (bode) Obatala- (Oxala): originalmente assentado com, okutas branco, vasilha branca, (igbin),numero 08 Yemonja( yemonja):originalmente assentado okutas de rio, camarão, peixe (ovelha), numero 09 Oya (Yansã): originalmente assentado vasilha de barro, cor vermelho, (cabrita),ferramentas em cobre, numero 09 Osun( Oxum): originalmente assentado okuta de rio, peixes, (cabrita), cor amarela, ferramentas metal amarelo, numero 08 Duração das cerimonias de três a dezesseis dias, incluindo de uma simples lavação de cabeça, passando por bori, e posteriormente feitura A não existência de cerimonias de sete, quatorze e vinte um anos, de iniciação A apresentação do orisa( orixá) dispensa posterior mudança de roupa, o orisa (orixá), se apresenta em vestes, comuns a o iniciado. A iniciação em um orisa (orixá) implica no recebimento e na orientação do mesmo para estabelecer instrumento de dialogo desde do primeiro instante, não permitindo que esse instrumento (búzios), seja usado para consulta publica, sem que a pessoa previamente esteja habilitada. Algumas cerimonias podem ser comentadas e divulgadas, para outras existe impedimento. | Religião tradicional yoruba Sango-(Xango): originalmente assentado em vasilha de madeira,com pilão(carneiro), símbolo machado, cor vermelho e banco numero 12 Ogun-(Ogun): orinalmente assentado com bigorna, martelo, corrente, facão e outras ferramentas em ferro, numero 07 (bode) Obatala- (Oxala): originalmente assentamento com, okutas branco, vasilha branca, (igbin),numero 08 Yemonja( yemonja): originalmente assentado okutas de rio,camarão,peixe (ovelha),09 Oya (Yansã): originalmente assentado vasilha de barro, cor vermelho, (cabrita),ferramentas em cobre, numero 09 Osun( Oxum): originalmente assentado okuta de rio, peixes, (cabrita), cor amarela, ferramentas metal amarelo, numero 08 Duração das cerimonias de três a dezesseis dias, incluindo de uma simples lavação de cabeça, passando por bori, e posteriormente feitura A não existência de cerimonias de sete, quatorze e vinte um anos, de iniciação A apresentação do orisa( orixá) dispensa posterior mudança de roupa, o orisa (orixá), se apresenta em vestes, comuns a o iniciado. A iniciação em um orisa (orixá) implica no recebimento e na orientação do mesmo para estabelecer instrumento de dialogo desde do primeiro instante, não permitindo que esse instrumento (búzios), seja usado para consulta publica, sem que a pessoa previamente esteja habilitada Algumas cerimonias podem ser comentadas e divulgadas, para outras existe impedimento |
Podemos ficar aqui escrevendo durante horas, mostrando as semelhanças entre o batuque e sua origem yoruba, mas preferimos esclarecer a todos os nossos leitores que uma iniciação na cultura tradicional não implica, no abandono do batuque.
IFÁ É PARA TODOS
Uma iniciação em ifá entre outras coisas, indicam qual entre os inúmeros orisas( orixás), deve ser mais cultuado ,possibilitando assim que o iniciado, se conecte, com maior frequência ao orisa (orixá), que mais tem afinidade, gerando um resultando espiritual mais satisfatório.
Uma vez eu ouvi, um espirito falar por intermédio de um mediun que Deus é um grande quebra-cabeça, e que as religiões representam o numero de peças que retratam o criador, todas as religiões devem somar, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida do adepto, tanto na aérea espiritual como na aérea sentimental e financeira.
O dinheiro é um instrumento necessário para sobrevivência que beneficia a qualidade de vida, possibilita a aquisição e o desenvolvimento necessário para evolução humana.
Se vc gostou, compartilhe, reproduza. Só não esqueça que a produção intelectual é de propriedade privada, então, credite a autoria dos textos. Obrigado
Bàbàláwo Ifágbaíyin Agboolà