Centro Cultural Africano Ogbe Bara
Texto: Babalawo Ifagbaiyin Agboola
História
O Centro cultural Africano, foi criado no dia 13 de junho de 1983, na cidade de Porto Alegre, no bairro Tristeza.
Posteriormente foi transferido para Curitiba, e a pouco mais de um ano, mudou-se para a cidade de Viamão.
Babalawo Ifagbaiyin, é membro da família Agboola, da cidade de Osgbo, Nigéria, que atualmente tem o seu principal templo na cidade de Lagos.
O Centro Cultural Africano Ogbe Bara, faz parte do Inaeosstecab, desde o dia 16 de março de 1991.
Trabalhos desenvolvidos por nós
Muitos sacerdotes que tiveram sua origem espiritual no Batuque, Candomblé e na Umbanda escolheram a nossa casa para realizar iniciações adicionais, para o aprimoramento cultural e o desenvolvimento espiritual, promovendo assim um encontro com a verdadeira raiz Yoruba.
O Templo Ile Ifá Ogbe Obara, deu início ao processo de iniciações em Ifá, Ìyá mi, Egungun e diversos orisas, em todo o território nacional e em vários outros países, tem sacerdotes iniciados no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Minas Gerais, e Mato Grosso do Sul, com várias iniciações na Argentina, Uruguai e Chile orientando pessoas nos Estados Unidos, Japão e alguns países da Europa.
O Babalawo Ifagbaiyin Agboola desenvolve seu trabalho com seus inúmeros discípulos, muitos dos quais sacerdotes brasileiros e estrangeiros, que trazem também os seus filhos de santo para serem iniciados nesta casa matriz nos diversos orisas.
O Babalawo Ifagbaiyin pode contar orgulhosamente que já realizou mais de vinte mil consultas
.
Workshop com Babalawo Ifagbaiyin
Workshop é uma reunião de um grupo de pessoas interessados em um determinado assunto, ou pode ser uma atividade para discussão sobre um tema que é de interesse para todos.
Um workshop é diferente de palestra, por alguns s conceituais básicos, pois no workshop os participantes interagem no evento.
O workshop tem caráter mais prático e sua realização requer uma abertura ao diálogo por parte do palestrante, gerando assim o contato mais direto com os participantes.
Cultura
O ensino, e a pesquisa têm lugar, prioritariamente, no Centro Cultural Africano Ogbe Bara na cidade de Viamão RS, mas paralelamente acontecem Palestras e workshopin em todo território nacional.
Enquanto as demais atividades ( práticas religiosas), acontecem em âmbito nacional e internacional, com orientação direta do no Ile Ifá Ogbe Obara.
Vale enfatizar o pioneirismo que caracteriza essas duas organizações parceiras no que diz respeito a todas as suas iniciativas, assim como vale enfatizar o fato de serem estas atividades desenvolvidas sob uma liderança fortemente marcada por uma conduta ética irrepreensível e por uma competência profissional irrefutável, nosso sacerdote é iniciado a mais de cinquenta anos.