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Homenagem ao meu Ojugbona João Assef ( Irete Kalu) Que já não esta mais entre nós. |
Na verdade o que vai favorecer ou prejudicar a pessoa que se proponha a ser iniciada em Ifa,é a longa bagagem de conhecimento do sacerdote que vai ministrar o ritual,assim como o conhecimento do seu Ojugbona nessa ocasião.
A figura do Ojugbona é muito importante pois será essa pessoa a responsável pelo conhecimento adquirido pelo Omo Ifa.
Em território yoruba existe rituais que impedem a pessoa que um dia recebeu seu orisa,de incorporar,pois, para ser Babalawo isso não pode acontecer,embora isso seja resolvido facilmente nos rituais de iniciação aonde erros cometidos anteriormente serão corrigidos.
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Aragba Agbaye |
Alguns Babalawos consideram desnecessário raspar a cabeça para esse ritual.
Itefa ( Igbodu)
Nesse segundo ritual o iniciado que na primeira obrigação foi indicado em seu odu que deve seguir o caminho de sacerdote, assim sendo sacado um novo odu , caso seja da vontade de ifa ,o mesmo será conhecido como Awo-Ifa, nessa ocasião, a cabeça do iniciado será raspada iniciando a longa jornada de aprendizado.
Alguns anos depois que sejam confirmados seus conhecimentos , ele então torna-se o Babalawo,que poderá ou não receber outras iniciações paralelas em Iya mi, Oro,Egungun,Ogboni ;com o tempo,o Babalawo será confirmado e testado em seu conhecimentos e poderá assim receber o titulo de Oluwo e a autorização para ter a sua família(egbe) recebendo também o assentamento de Igbaodu.Normalmente uma pessoa que recebe essa responsabilidade tem muitos anos de iniciado.
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agere ifa |
Existe algumas pequenas diferenças nos rituais dependendo da região do território yoruba ,mas, de um modo geral a ordem deve ser essa, das obrigações pelas quais passa um iniciado até chegar a Babalawo.
No culto a ifa,encontraremos vários cargos,como os femininos Iyanifa,Apetebi, existe também um outro cargo hierárquico que esta acima de todos eles que é chamado de Áragba, ou o chefe de todos os babalawos.
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Opele |