Homenagem ao meu Ojugbona João Assef ( Irete Kalu) Que já não esta mais entre nós. |
Na verdade o que vai favorecer ou prejudicar a pessoa que se proponha a ser iniciada em Ifa,é a longa bagagem de conhecimento do sacerdote que vai ministrar o ritual,assim como o conhecimento do seu Ojugbona nessa ocasião.
A figura do Ojugbona é muito importante pois será essa pessoa a responsável pelo conhecimento adquirido pelo Omo Ifa.
Em território yoruba existe rituais que impedem a pessoa que um dia recebeu seu orisa,de incorporar,pois, para ser Babalawo isso não pode acontecer,embora isso seja resolvido facilmente nos rituais de iniciação aonde erros cometidos anteriormente serão corrigidos.
Aragba Agbaye |
Alguns Babalawos consideram desnecessário raspar a cabeça para esse ritual.
Itefa ( Igbodu)
Nesse segundo ritual o iniciado que na primeira obrigação foi indicado em seu odu que deve seguir o caminho de sacerdote, assim sendo sacado um novo odu , caso seja da vontade de ifa ,o mesmo será conhecido como Awo-Ifa, nessa ocasião, a cabeça do iniciado será raspada iniciando a longa jornada de aprendizado.
Alguns anos depois que sejam confirmados seus conhecimentos , ele então torna-se o Babalawo,que poderá ou não receber outras iniciações paralelas em Iya mi, Oro,Egungun,Ogboni ;com o tempo,o Babalawo será confirmado e testado em seu conhecimentos e poderá assim receber o titulo de Oluwo e a autorização para ter a sua família(egbe) recebendo também o assentamento de Igbaodu.Normalmente uma pessoa que recebe essa responsabilidade tem muitos anos de iniciado.
agere ifa |
Existe algumas pequenas diferenças nos rituais dependendo da região do território yoruba ,mas, de um modo geral a ordem deve ser essa, das obrigações pelas quais passa um iniciado até chegar a Babalawo.
No culto a ifa,encontraremos vários cargos,como os femininos Iyanifa,Apetebi, existe também um outro cargo hierárquico que esta acima de todos eles que é chamado de Áragba, ou o chefe de todos os babalawos.
Opele |