quarta-feira, 15 de junho de 2016

ORÍKÌ  ORÍ



Èmi mà jí lónì o, o, Mo f'orí balè f'Olorún.

Emi mA ji Loni o, o, Mo f'orí balè  f'Olorún.

Ire gbogbo maa' wa'ba' me, Orí mi da'mi da'iye.

Ire gbogbo maa 'wa'ba' mim, Ori mi da'mi da'iye.

Ngò kú mó.

Ngo ku mo.

Ire gbogbo ni t'èmí.

Ire gbogbo ni t'èmí.

Imole ni ti Àmakìsì.

Imole ni ti Àmakìsì.

Ase.


Tradução:


Agora que acabo de levantar, apresento meus respeitos ao reino dos  antepassados.

Agora que acabo de levantar, apresento meus respeitos ao reino dos antepassados.

Que todas as coisas boas vêm até mim. Espírito dá-me vida, eu nunca devo morrer.

Que todas as coisas boas vêm até mim. Os espíritos de luz pertencem ao Amakisi
.
Permita a todas as coisas boas venham ate mim, ó Espírito Interno que me da vida.

Permita a todas as cosas boas venham até mim, ó Espírito Interno que me da vida.

Nunca morrerei.

Nunca morrerei.

Permita que todas as coisas boas venham até mim.

Permita que todas as coisas boas venham até mim.

Os espíritos de luz pertencem a Àmakìsì.

Os espíritos de luz pertencem a Àmakìsì.
 


ÀDÚRÀ TI OLOJÓ ÒNÌ



Ijò yí olùwa ìyè ijó yí

Persistente Senhor do Dia e da vida

Ijò yí olùwa ìyè ijó yí

Persistente Senhor do Dia e da vida

Má jé kó bàjé

Não me permita aprender a corromper

Má jé kó aro

Não me permita aprender tristezas

Má je kó bàjé o

Não me permita aprender a corromper-me

Ìyé ijó yí, ìyè ijò yí

Senhor do Dia e da vida, Senhor do Dia e da vida.





Àdúrà Òrìsà N’lá




KÍ ÒRÌSÀ-NLÁ OLÚ ÀTÉLESÉ,

 

A GBÉNON DÍDÙN LÀ.

 

NÍ IBODÈ YÌÍ,

 

KÒ SÍ ÒSÁN, BÈÉNI KÒ SÍ ÒRU.

 

KÒ SÍ ÒTÚTÙ,

 

BÈÉNI KÒ SÍ OORU.

 

OHUN ÀSÍRIÍ KAN KÒ SÍ NÍ IBODÈ YÌÍ.

 

OHUN GBOGBO DÚRÓ KEDERE NÍNU ÌMÓLÈ OLÓÒRUN.

 

ÀYÀNMÓ KÒ GBÓ OÒGÙN.

 

ÀKÚNLÈYÀN ÒUN NÍ ÀDÁYÉBÁ.

 

ÀDÁYÉBÁ NI ÀDÁYÉ SE.

 

 

Que o Grande Òrìsà,

 

Senhor da sola dos pés, guie-nos aos benefícios da riqueza!

 

Aqui é a porta do Céu,

 

nela pode-se entrar de dia e de noite.

 

Nela não há frio, e também não há calor.

 

Aqui, na porta do Céu, 0’nada é segredo.

 

E nela todas as coisas permanecerão claras diante da luz de Deus.

 

Que o destino não nos faça usar remédios.

 

Que as pessoas adorem de joelhos as coisas do Céu, para encontrar coisas boas na Terra.

 

Que as coisas boas sejam sempre encontradas na Terra.






ODU EJI OGBE  




Aromogege

Aromogege

Oji ni kutukutu mokun dani ola

Olomo Siju xixi wole Aye loruko Ifá

Eni ti o ba Siju Rere re wo nii lowo

Ifá kio Siju Rere re woo mi ki nlowo .

Tradução:

Ele quem vestes da criança para convir a criança.

Ele quem vestes da criança com o máximo de cuidado.

A pessoa que acorda de manhã cedo, segurando as vestes de prosperidade.

A pessoa que cuida da Terra é o nome do Ifá.

Quem quer que você olhe para com seu olho da

Compaixão, é abençoado com a prosperidade.

Ifá, por favor, me olham com compaixão e deixe-me ser abençoado com riquezas.

 Ifá, por favor, olhe para nós com a sua compaixão e deixe-nos ser abençoado com 
riquezas!


Ase




sábado, 4 de junho de 2016

Ifá e a falta de caráter.


Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola

A historia da humanidade, foi escrita com inúmeros episódios de ciúmes e inveja, sempre existiu a intriga, a desonestidade e a falta de caráter.

John Kennedy, Martin Luther King, Malcolm X  e Mahatma Gandhi, assim como outros personagens da historia recente foram vitimas da falta de caráter de seus oponentes.

Eu não tenho a pretensão de me igualar a grandes nomes da historia mundial, mas em uma proporção um pouco menor entendo que sempre vai haver o ciúmes, e a inveja em oposição a bons projetos.

Quinzes dias antes de lançar a ampliação do projeto IFÁ É PARA TODOS me preparei para enfrentar o que já era previsto, a desonestidade e a inveja de meus oponentes.

Nesse período escrevi o seguinte texto:

Mesmo que você estude todos os livros de psicologia a resposta para a sua falta de caráter não será encontrada.

A verdade é que a covardia, a desonestidade e o ciúmes, assim como a falta de escrúpulos ainda requer muito estudo e dedicação para a sua real identificação.

A realidade é que tais manifestações denunciam o lado feio de alguns indivíduos e evidenciam as características negativas do ser humano, tão conhecidas ao longo da historia.

Se IFÁ não É PARA TODOS, porque a mesma pessoa se esconde nas entre linhas da rede social, pedindo esclarecimentos sobre IFÁ, PARA TODOS.

 Será que a sua formação é uma colcha de retalhos?

Infelizmente enquanto houver bons projetos, haverá o ciúmes e a falta de caráter como oposição. Esquece esse senhor, que IFÁ É PARA TODOS, inclusive para imbecis e idiotas sem escrúpulos.

A religião é para aqueles que não atingiram a perfeição, perfeito é Deus.

IFÁ É PARA TODOS SIM, inclusive para aquele que foi iniciado para se tornar um Bàbàláwo, mas que seu comportamento nunca permitirá que ele se torne um sacerdote.

Não é todo iniciado que se torna um Bàbàláwo, todos sabem disso.

Pressupor que IFÁ não É PARA TODOS é a ridícula pretensão que só pessoas especiais podem acessar a informação e a religião, é a expressão de alguém que acredita ser superior, é a arrogância daquele que acredita ser um escolhido.

Não é Òrúnmìlà que escolhe os nossos destinos, somos nós que fizemos a escolha, Òrúnmìlà é a testemunha do fato que antecede o nascimento.

Acreditar que você é um ser superior demonstra a inferioridade ao pensar e a falta de sensibilidade ao sentir.

Todos são iguais diante de Deus, o que nos difere uns dos outros são as nossas escolhas e o nosso comportamento.

“Os direitos de todos os homens são diminuídos quando os direitos de um só homem são ameaçados”


John F. Kennedy






quinta-feira, 2 de junho de 2016

IFÁ É PARA TODOS


MISSÃO:

IFÁ É PARA TODOS têm como Missão realizar a difusão da Religião Tradicional Yorubá, também conhecida, como Culto à Òrúnmílà e/ou Culto à Ifá, bem como, o seu fortalecimento no Brasil e nos quatro cantos do planeta Terra. É uma religião com mais de 12.000 anos de surgimento na África, trazida para o Brasil pelos nossos ancestrais africanos durante o tráfico de escravos.

OBJETIVOS:

Nesse sentido, tocados por um apelo diferenciado de resgate histórico-cultural e uma forma de pensar a religião de Òrìsà no Brasil, nosso Projeto IFÁ É PARA TODOS propõe de forma mais específica:

• propiciar o acesso a consultas e esclarecimentos sobre a religião dos Òrìsà/Ifá a crianças e idosos, facilitando as iniciações quando desejadas por eles;
• divulgar e orientar sobre o Culto a Orunmila e aos Òrìsà, fortalecendo a Religião Tradicional Yorubá no Brasil e no mundo;
• desmistificar a “impossibilidade” de se iniciar Bàbàláwo/Iyanifás no Brasil;
• propor uma relação mais aproximada entre os iniciados na religião dos nossos ancestrais africanos, por meio do acesso às informações sobre o tema.
• facilitar iniciações de crianças, jovens, adultos e idosos, sob a orientação de Ifá;
• promover a cultura da Paz entre as diversas religiões;
• identificar e preparar, conforme Tradição Yorubá, futuros Bàbàláwos/Yanifás para o Culto de Òrúnmílà;
• resgatar valores filosóficos, históricos, culturais, étnicos e princípios tradicionais religiosos de matriz Yorubá;
• Contribuir para o fortalecimento da identidade religiosa dos iniciados a partir dos princípios filosóficos da Religião de base Yoruba;
• Propor uma dinâmica de organização nacional e internacional de ampliação do Culto à Òrúnmílà através do Projeto IFÁ É PARA TODOS;
• Propor uma relação mais aproximada entre os iniciados e a religião dos nossos ancestrais africanos.

Neste sentido, esperamos no futuro, ter o culto a Òrúnmílà fortalecido no Brasil, corrigindo um problema histórico da religião dos Òrìsàs que, infelizmente, repercute diretamente na ritualística praticada atualmente.

O Projeto IFÁ É PARA TODOS percorreu caminhos que jamais imaginávamos ser possível e o seu crescimento implica, diretamente, em mudanças e no aperfeiçoamento constante da ideia. O número de iniciações do nosso projeto ultrapassou mil e setecentos iniciados em um período de, pouco mais que, mil e setecentos dias, desde a sua criação.

Os caminhos do culto a Òrúnmílà, em nosso país, foram multiplicados com a criação do projeto IFÁ É PARA TODOS, gerando a necessidade de uma organização mais elaborada para atender as novas demandas. Por essa razão, resolvemos ampliar nosso grupo de trabalho.

Portanto, temos a honra de apresentar os novos coordenadores do projeto IFÁ É PARA TODOS:

Coordenação Nacional.
Iyanifa Ifademilade Ajobi Agboola
Babalawo Ifalade Esubola Ajobi Agbola
Bàbàláwo Ifaniyi Ajobi Agboola
Bàbàláwo Ifajenrayo Ifadamitan Elebuibon
Omo-Ifa Ifadaiyisi Ajobi Agboola
Bàbàláwo Ifasegun Ajobi Agboola
Bàbàláwo Ifalola Ajobi Agboola
Bàbàláwo Ifasegun Ajesola Ajobi Agboola

Coordenações Estaduais.
1 - Acre - Bàbàláwo Ifatunmbi Awolola Ajobi Agboola
2 - Alagoas - Bàbàláwo Ifabunkola Ajobi Agboola
3 - Amapá- Iyanifa Ifagbemisola Awolola Ajobi Agboola
4 - Amazonas - Iyanifa Ifarayo Ajobi Agboola
5 - Bahia - Bàbàláwo Ifagbemi Awolola Ajobi Agboola
6 - Ceará - Bàbàláwo Ifaponmile Ajobi Agboola
7 - Distrito Federal - Bàbàláwo Ifawole Ajobi Agboola
8 - Espírito Santo - Bàbàláwo Ifaniyi Ajobi Agboola
9 - Goiás - Omo Ifa Ifaponle Ajobi Agboola
10 - Maranhão - Bàbàláwo Ifaniyi Ajobi Agboola
11 - Mato Grosso - Omo-Ifa Ifadaiyisi Ajobi Agboola
12 - Mato Grosso do Sul - Bàbàláwo Ifadipe Ogbemo
13 - Minas Gerais – Omo Ifa Ifatobi Ajobi Agboola
14 - Pará - Bàbàláwo Ifaponmile Ajobi Agboola
15 - Paraíba – Bàbàláwo Ifalola Ajobi Agboola
16 - Paraná - Bàbàláwo Ifajenrayo Ifadamitan Elebuibon
17 - Pernambuco - Babalawo Ifalade Ajobi Agboola
18 - Piauí – Babalawo Ifayemi Ajobi Agboola
19 - Rio de Janeiro - Bàbàláwo Ifaniyi Ajobi Agboola
20 - Rio Grande do Norte- Omo Ifa Ifatunwase Ajobi Agboola
21 - Rio Grande do Sul- Omo Ifá Èṣù Demilare Ajobi Agboola
22 - Rondônia - Omo Ifa Ifadunmade Ajobi Agboola
23 - Roraima – Bàbàláwo Ifasegun Ajobi Agboola
24 - Santa Catarina- Bàbàláwo Ifaseun Ifatunde Ajobi Agboola
25 - São Paulo- Bàbàláwo Ifasegun Ajobi Agboola
26 - Sergipe - Bàbàláwo Ifagbunmi Ajobi Agboola
27 - Tocantins – Bàbàláwo Ifasegun Ajobi Agboola

Coordenador Nacional do Uruguay
Bàbàláwo Ifasola Ajobi Agboola (Uruguai)
Coordenador de Relações Internacionais – (CRI)
Bàbàláwo Ifadire Ajobi Agboola (Espanha)








IFÁ É PARA TODOS.




Origem do Projeto.

No dia 14 de fevereiro de 2012, conversando com minha Ìyá apetebi, durante uma viagem realizada de São Paulo a Porto Alegre, nasceu à ideia de criação do projeto IFÁ É PARA TODOS.

Naquele momento, percebemos que por uma questão histórica: o Brasil não tinha um número suficiente de Sacerdotes de Ifá para orientar e divulgar o Culto a Òrúnmìlà e aos Òrìsàs. Não em conformidade com a prática religiosa no território Yorùbá.

A comercialização de negros escravizados na África para o Novo Mundo era uma prática bem conhecida na época da colonização, porém, havia uma seleção dos escravos a serem comerciados. Os comerciantes negros sabiam da sabedoria e poder de liderança dos Sacerdotes de Ifá e os temiam. Quando um deles era identificado, não permitiam, em hipótese alguma, que embarcassem.

É preciso ressaltar que o colonialismo foi, também, uma dominação epistemológica: uma relação extremamente desigual entre saber e poder que suprimiu muitas formas de saber, próprias dos povos e nações colonizadas, inclusive a dos povos escravizados como os Yorùbás. No entanto, como na maioria das vezes em que há um plano de aniquilar conhecimentos, essa dominação fez surgir muitos outros saberes. Esses povos escravizados acabaram por gerar práticas que hoje se diferenciam, e muito, das que seguiram fazendo nas terras Africanas.

Numa tentativa de fazer emergir, nesse Brasil laico, os saberes desses povos da pré-colonização, o Projeto IFA É PARA TODOS tem como objetivo principal a difusão e o fortalecimento, no Brasil e nos quatro cantos do Planeta, da Religião Tradicional Yorùbá, também conhecida como Culto a Òrúnmìlà ou Culto a Ifá. Uma religião com mais de 12.000 anos de existência, originada na Nigéria e trazida, em parte, ao Brasil, pelos nossos ancestrais africanos vindos como escravos.


O Projeto IFA É PARA TODOS é, acima de tudo, um projeto que pensa contrário à ideia de que Menos é Melhor. Para nós, quanto mais iniciados, Bàbàláwos e Ìyánifás haja, melhor será o futuro de uma religião tão perseguida por preconceitos e concepções equivocadas. A sobrevivência de nossa religião depende de seus devotos.