terça-feira, 29 de abril de 2014

A razão do culto a Egungun.


Homenagem ao Babalorsá José Carlos (Wure baba).

É muito fácil descrever as razões por que cultuar Egungun, o culto aos antepassados é bastante conhecido e divulgado em praticamente todos os seguimentos religiosos.
Sempre que você citar feitos de um antepassado você esta mantendo viva a memoria de pessoas que você admira, a divulgação mantem vivo o personagem citado, e estimula aqueles que concordam a perpetuação dos fatos. O divulgar não deixa de ser uma forma de culto, você cita quem admira e divulga quem o seu respeito merece.

A memoria da humanidade é o maior patrimônio e o mais enriquecedor legado do ser humano, imagine todas as criações de nossos antepassados e o seus usos no dia a dia, seria muito difícil viver sem esse legado.

No grupo familiar e no seguimento religioso isso é naturalmente enfatizado com cantigas e historias que homenageiam os orisas, as cantigas os gestos nas coreografias das danças nada mais são que um culto a antepassados, as pessoas não consegue entender que tudo isso é culto a Egungun.

O patriarca do povo Yoruba Odudua foi o primeiro a ter culto como antepassado em nossa cultura religiosa, esse inicio foi marcado pela necessidade da divulgação dos feitos desse grande guerreiro, um monarca inteligente e corajoso que expandiu o seu império.

Depois de Odudua outros personagens deram seguimento aos feitos dos lideres yorubas imortalizando assim esses grandes lideres, esses fatos enchem de orgulho seus descendentes.

O culto a Egungun e aos antepassados divinizados se é que podemos dizer assim sobreviveu em nosso país graças ao esforço daqueles que foram trazidos para cá como escravos, talvez por esse fato o reconhecimento a essa cultura não tenha sido aquele esperado.

A verdade é translucida se não fosse os feitos dos nossos antepassados, certamente não existiriam descendentes para contar a historia.

Em um isan a representação das nove gerações unidas além de fortalecer o elo de ligação com os antepassados à energia contida aguça a memoria do descendente assumindo o compromisso da perpetuação.

É evidente que uma pessoa de má índole não merece o respeito dos seus descendentes após a sua morte, sendo assim o culto a Egungun é marcado por uma severa seleção de caráter e postura impar daquele a ser cultuado.

O fato de envelhecer não implica em receber respeito, os canalhas também envelhece, é verdade que a idade avançada trás a experiência como testemunha, mas não habilitam o individuo a receber considerações diferenciadas, sendo assim não são somente pessoas que morrem com muita idade que merecem culto após a sua morte.
O respeito deve ser mantido pelos espíritos dos antepassados, mas também pelos espíritos dos descendentes que cedo nos deixaram o culto a Egungun é cheio de segredos e dentro dele existem inúmeras subdivisões.

Quando cultuamos Egungun a energia é a de um culto a uma divindade que tem como razão primeira manter viva a nossa memória estabelecendo ligação entre o passado e o presente, harmonizando os conflitos pessoais e familiares entre gerações, criando assim um resgate por que no culto a orisá nada é imutável e a ultima palavra pertence à Olodumare.

Quando vejo lagrimas de saudades nos olhos dos descendentes que se entristecem pela ausência de seus antepassados examino cuidadosamente o teor dessa emoção e traduzo isso como a agua que alimenta a terra e faz florescer a semente da eternidade. Todo aquele que é amado se torna imortal no coração de quem o ama.

O grande sonho e talvez a mais difícil missão do ser humano é ser lembrado após a sua morte por suas ações. Inspirar os descendentes com seus atos é viver eternamente, é ter a certeza que você estava no caminho certo. A alegria de saber que tudo que você fez é exemplo para aqueles seguem a sua orientação, trás para o espirito do antepassado a certeza que ele esta presente entre os seus descendentes.

Um grande sacerdote nunca vai morrer.

Babalawo Ifagbaiyin Agboola.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

IR E VIR



CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.

Gostaria de convidar os meus amigos para refletir sobre o artigo 5º da constituição do nosso país, é interessante que alguns líderes religiosos não percebam que é necessário cumprir a lei para desenvolver trabalho apreciável.

Se você não permite que um iniciado em sua casa se afaste ou que ele busque outra casa para consultar algo não esta bem, a pessoa deve ter liberdade para sair pela mesma porta que entrou, não conheço nenhum verso de ifá que obrigue um iniciado a seguir seu iniciador em caso de não haver mais um relacionamento equilibrado.

Se os nossos filhos que acompanhamos desde antes do nascimento não somos proprietários, o que dizer de “filhos” de religião?

Essas pessoas que muitas vezes nos procuram em um momento difícil de suas vidas, tem uma forma própria de ver a vida e a religião, então como vamos controla-las?

É impossível, é inadequado e sem sentido.

Muitas vezes alguém que chegou a sua casa desempregado e que agora esta em uma situação financeira privilegiada muda completamente o foco, a pedida já não é mais a mesma e deixamos de ser útil, a pergunta é temos o direito de impedir essa mudança?

Conheci muitos jovens que entraram na religião porque queriam uma namorada ou ser aprovado no vestibular, hoje são ótimos profissionais e esqueceram os orisás e as pessoas que os iniciaram, será que isso motiva para uma vingança?

Não vejo com bons olhos as pessoas que se afastam das casas que os serviram e saem falando mal de seus sacerdotes, assim como abomino as historias de alguns sacerdotes fazendo alusão a detalhes da vida intima de alguém por ele iniciado.

Se a louça rachou não é necessário quebrar o restante, você pode colar e usar de outra forma bem diferente, porque o amigo íntimo de ontem deve ser o inimigo de amanha?

Coisas da relação humana que de forma desumana presenciamos no dia a dia, o homem virar animal e considerar que se você não esta a favor dele certamente esta contra, esquece ele que o ar que ele respira não tem proprietário e o mesmo sol que o ilumina pode queimar a pela de outra pessoa.

A verdade é que é muito duro você vê que seu filho está adulto e que começa a tomar decisões sem pedir a sua opinião, se isso acontece em nossas casas porque não aconteceria nas casas de religião, temos que saber entender as necessidades das pessoas, elas mudam como muda o vento.

Uma pessoa que tenha um problema afetivo hoje e que todo dia me procurar para se lamentar se iniciada no orisa certo pode viver um grande amor para toda vida, porque ela iria continuar se lamentando se esta feliz, o entender é parte do querer bem, o compreender é irmão gêmeo da aceitação, sem aceitação não existe entendimento.

Há muitos anos, em uma conversa com mãe Edelsuita, comentei com ela que algumas pessoas tinham saído de minha casa, ela calmamente me disse meu filho somos como postos de gasolina as pessoas chegam com o tanque vazio, abastecem e segue a viagem, em um primeiro momento a frase me chocou, hoje tenho certeza que tudo que ela me disse esta certo.

Soube que em alguns lugares as pessoas pedem uma importância em dinheiro para entregar os orisás que elas receberam para assentar, se a pessoa não deve nada, porque ela teria que pagar para ser liberada, será que isso é uma indenização para o ego do sacerdote, será que esse dinheiro consegue afastar a tristeza de quem se vê sozinho?

A solidão é um monstro cruel que quando domesticado serve para fortalecer o pensar, ampliar o querer e apurar o sentir.

Resta aprender a viver com lembranças, mas com esperanças renovadas, quem viver no passado se atrapalha com o presente, mas quem esquece as experiências comete os mesmos erros, viver é se equilibrar, entre o querer e o poder.

Se você apertar muito o pássaro entre as suas mãos nunca sentira a alegria de ver o seu voo.


  “Filho é um ser que Deus nos emprestou para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isso mesmo! Ser mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.”

José Saramago

quarta-feira, 26 de março de 2014

  

Orunmila e o eufemismo.




Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola.

Primeiramente para ficar bem esclarecido o medo é uma condição, que pode ser imposta por ações, gestos ou de forma sutil levando a pessoa a um raciocínio direto de forma indireta. Existem várias formas de conduzir um dialogo produzindo efeitos mirabolantes aos feitos outrora citados, na realidade é o sujeito que faz propaganda dele mesmo e não cansa de dizer o quanto ele é perverso.

Analisando o relato de inúmeras pessoas atendidas por mim, essa pratica é muito comum, o sujeito nos primeiros contatos demonstra sempre ser bom e compreensivo, mas com o passar do tempo vai introduzindo afirmações do quanto ele é poderoso criando na vitima uma aérea de impacto que com golpes sucessivos imprimi a marca do medo, criando um espaço para opressão e a extorsão.

Na realidade o mau caráter premedita muitas vezes de forma inconsciente, mas na maioria das vezes segue um script bem conhecido e bastante comum.

Quando ele percebe que a vitima o teme ele se engrandece e menospreza a capacidade de defesa da vitima, ele maximiza o seu suposto conhecimento e minimiza a capacidade de raciocínio do então dominado, esse teatro de horrores incapacita a ação de defesa e vulnera e deprimi uma reação futura.

O comportamento acima descrito serve como preparação da extorsão e da opressão, o oprimido costuma abrir mão de somas que ele não tem em um momento que ele não poderia, justo para a pessoa que menos merece. Esse estado de abalo envolve de tal forma a vitima que além de pagar altas somas inconscientemente divulga uma imagem positiva daquele que o oprimi por temer reações ainda mais agressivas e submetendo as a extorsão e a chantagem.

O arquétipo do valentão sabido e todo poderoso é reforçado com uma dose forte de um pretenso dom sobre natural que o torna um ser especial qualificado a capacidade extraordinária que o dimensiona em tal importância que os demais sempre se sentem minúsculos, traduzindo isso tudo é o famoso morde e assopra, mantendo a vitima assustada, mas não deixando que ela se desespere por que se isso acontecer ela pode buscar ajuda fora, e os sabidão não querem perder os benefícios financeiros e muitas vezes íntimos já alcançados.

No inconsciente se você aprofundar analise do comportamento acima descrito será encontrado aquele que subjuga força, mas que na verdade é um fraco, que quer parecer forte.
Ele se impõe desfrutando do clima de terror e do pânico instalado para pousar de líder, mas a submissão e a extorsão caracterizam a dependência e em hipótese alguma retratam a admiração ou o respeito.

Em seu interior o chantagista opressor sabe do porque manter a vitima próxima dele, além de imprimir o medo ele precisa constantemente amplificar diante da vitima o seu conhecimento, sendo assim a vitima teme buscar novos horizontes porque acredita que não existe outras pessoas com a mesma capacidade que o seu opressor. Esse jogo de gato e rato pode seguir por muito tempo, para o gato matar o rato é terminar com a brincadeira, então disfarçado de amigo ele demonstra uma preocupação que não existe, um respeito que nunca houve, e uma amizade que gera lucros.

É interessante ver que a situação é comum em vários segmentos religiosos, mas na verdade isso é caracterizado no comportamento humano, no dia a dia vemos vários exemplos, você já ouviu falar daquele gerente que propõe vantagens se receber uma atenção sexual adequado, ou ouviu falar daquele chefe de setor que promete uma folga no sábado para o subalterno que relata a opinião dos colegas sobre ele.

Está implícito no mau caráter o desejo de chantagear, a necessidade de oprimir e o prazer de reprimir, isso sempre visando algum tipo de vantagem, mesmo que seja um prazer de se sentir algo que ele já mais vai ser, é como se um gato se visse em um espelho imaginando ser um leão, em sua pretensão as garras e os dentes assim como a juba são frutos da sua imaginação, a arrogância com quem não consegue reagir e as armas por ele usadas demonstram a covardia nele nítida caracterizando um comportamento doentio e repulsivo.

E com eufemismo eu descrevo muitos supostos lideres que eu conheço.



  

EUFEMISMO




Primeiramente para ficar bem esclarecido o medo é uma condição, que pode ser imposta por ações, gestos ou de forma sutil levando a pessoa a um raciocínio direto de forma indireta. Existem várias formas de conduzir um dialogo produzindo efeitos mirabolantes aos feitos outrora citados, na realidade é o sujeito que faz propaganda dele mesmo e não cansa de dizer o quanto ele é perverso.

Analisando o relato de inúmeras pessoas atendidas por mim, essa pratica é muito comum, o sujeito nos primeiros contatos demonstra sempre ser bom e compreensivo, mas com o passar do tempo vai introduzindo afirmações do quanto ele é poderoso criando na vitima uma aérea de impacto que com golpes sucessivos imprimi a marca do medo, criando um espaço para opressão e a extorsão.

Na realidade o mau caráter premedita muitas vezes de forma inconsciente, mas na maioria das vezes segue um script bem conhecido e bastante comum.

Quando ele percebe que a vitima o teme ele se engrandece e menospreza a capacidade de defesa da vitima, ele maximiza o seu suposto conhecimento e minimiza a capacidade de raciocínio do então dominado, esse teatro de horrores incapacita a ação de defesa e vulnera e deprimi uma reação futura.

O comportamento acima descrito serve como preparação da extorsão e da opressão, o oprimido costuma abrir mão de somas que ele não tem em um momento que ele não poderia, justo para a pessoa que menos merece. Esse estado de abalo envolve de tal forma a vitima que além de pagar altas somas inconscientemente divulga uma imagem positiva daquele que o oprimi por temer reações ainda mais agressivas e submetendo as a extorsão e a chantagem.

O arquétipo do valentão sabido e todo poderoso é reforçado com uma dose forte de um pretenso dom sobre natural que o torna um ser especial qualificado a capacidade extraordinária que o dimensiona em tal importância que os demais sempre se sentem minúsculos, traduzindo isso tudo é o famoso morde e assopra, mantendo a vitima assustada, mas não deixando que ela se desespere por que se isso acontecer ela pode buscar ajuda fora, e os sabidão não querem perder os benefícios financeiros e muitas vezes íntimos já alcançados.

No inconsciente se você aprofundar analise do comportamento acima descrito será encontrado aquele que subjuga força, mas que na verdade é um fraco, que quer parecer forte.
Ele se impõe desfrutando do clima de terror e do pânico instalado para pousar de líder, mas a submissão e a extorsão caracterizam a dependência e em hipótese alguma retratam a admiração ou o respeito.

Em seu interior o chantagista opressor sabe do porque manter a vitima próxima dele, além de imprimir o medo ele precisa constantemente amplificar diante da vitima o seu conhecimento, sendo assim a vitima teme buscar novos horizontes porque acredita que não existe outras pessoas com a mesma capacidade que o seu opressor. Esse jogo de gato e rato pode seguir por muito tempo, para o gato matar o rato é terminar com a brincadeira, então disfarçado de amigo ele demonstra uma preocupação que não existe, um respeito que nunca houve, e uma amizade que gera lucros.

É interessante ver que a situação é comum em vários segmentos religiosos, mas na verdade isso é caracterizado no comportamento humano, no dia a dia vemos vários exemplos, você já ouviu falar daquele gerente que propõe vantagens se receber uma atenção sexual adequado, ou ouviu falar daquele chefe de setor que promete uma folga no sábado para o subalterno que relata a opinião dos colegas sobre ele.

Está implícito no mau caráter o desejo de chantagear, a necessidade de oprimir e o prazer de reprimir, isso sempre visando algum tipo de vantagem, mesmo que seja um prazer de se sentir algo que ele já mais vai ser, é como se um gato se visse em um espelho imaginando ser um leão, em sua pretensão as garras e os dentes assim como a juba são frutos da sua imaginação, a arrogância com quem não consegue reagir e as armas por ele usadas demonstram a covardia nele nítida caracterizando um comportamento doentio e repulsivo.

E com eufemismo eu descrevo muitos supostos lideres que eu conheço.


Babalawo Ifagbaiyin Agboola


A criatividade no Ifá.




Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola.


Esse texto é em homenagem ao meu ojugbonan João Assef, que sempre demonstrou o principal ensinamento de ifá a honestidade.

Há mais de vinte quando me iniciei em ifá vi o que ifá como uma linguagem única contida nos versos tradicionais, já naquela época me dediquei as possíveis variantes fui iniciado em Oro que na família que fazia parte chamava se Oron variantes de região e até de países para não citar influencias culturais e históricas, todas as aceitáveis do ponto de vista cultural.

O tempo passou e a minha cabeça ainda se nega a aceitar as variantes criativas e proponho nesse texto chamar a atenção dos meus leitores para uma reflexão sem apontar o dedo, mas com uma indicação clara que a criatividade é perniciosa no culto a orisa.
Vamos analisar a seguinte questão, isefa:

Por que alguém colocaria um opon em uma pré-iniciação de isefa, se ela ainda desconhece o odu e o opon é um instrumento de sacerdote?

Por que alguém colocaria um iroke em uma pré-iniciação de isefa, se ela ainda desconhece o odu e iroke é um instrumento de sacerdote?

Por que alguém colocaria um opele em uma pré-iniciação de isefa, se ela ainda desconhece o odu e opele é um instrumento de sacerdote?

Por que alguém colocaria um ajere em uma pré-iniciação de isefa, se ela ainda desconhece o odu e o ajere é um instrumento de sacerdote?

Por que alguém colocaria um irukere em uma pré-iniciação de isefa, se ela ainda desconhece o odu e irukere é um instrumento que caracteriza a iniciação?

Por que alguém pintaria um omo ifá se a pintura é usada na iniciação?

Por que alguém rasparia a cabeça no isefa se vai ser obrigado a raspar na iniciação (itefa)?

Existem varias formas aceitáveis para responder essas questões, uma delas seria a difenças das famílias e locais de origem, mas se em todo território yoruba, isefa não é considerado iniciação e sim pré-iniciação como explicar as questões acima?

Eu já vi de tudo, vi fotos de awos entrando no igbodu com o opele no pescoço então eles receberam o opele antes de saberem seu odu?

A verdade é que o povo brasileiro tem uma criatividade muito grande estou vendo com o passar do tempo babalawo dando consulta com o preto velho, nada mais me surpreende.

Não quero dizer que todo mundo é safado, mas que o povo é criativo não podemos negar, tem até iniciação sem os rituais de Osun (que representa os antepassados do babalawo) quem poderia imaginar iniciação sem Osun?

Tem até um maluco colocando o cabelo dos iniciados dentro do Exu o sujeito vai se iniciar tira o cabelo para levar com ele dentro do Exu o seu próprio carrego por toda a vida?

Tem um doido que até coloca fogo no Exu na iniciação, isso deve ser um problema mental, porque iniciar a pessoa botando fogo no Exu dela é coisa de maluco!

A verdade é que não consigo aceitar a criatividade no Ifá!





A criatividade no Ifá.




Esse texto é em homenagem ao meu ojugbonan João Assef, que sempre demonstrou o principal ensinamento de ifá a honestidade.

Há mais de vinte quando me iniciei em ifá vi o que ifá como uma linguagem única contida nos versos tradicionais, já naquela época me dediquei as possíveis variantes fui iniciado em Oro que na família que fazia parte chamava se Oron variantes de região e até de países para não citar influencias culturais e históricas, todas as aceitáveis do ponto de vista cultural.

O tempo passou e a minha cabeça ainda se nega a aceitar as variantes criativas e proponho nesse texto chamar a atenção dos meus leitores para uma reflexão sem apontar o dedo, mas com uma indicação clara que a criatividade é perniciosa no culto a orisa.
Vamos analisar a seguinte questão, isefa:

Por que alguém colocaria um opon em uma pré-iniciação de isefa, se ela ainda desconhece o odu e o opon é um instrumento de sacerdote?

Por que alguém colocaria um iroke em uma pré-iniciação de isefa, se ela ainda desconhece o odu e iroke é um instrumento de sacerdote?

Por que alguém colocaria um opele em uma pré-iniciação de isefa, se ela ainda desconhece o odu e opele é um instrumento de sacerdote?

Por que alguém colocaria um ajere em uma pré-iniciação de isefa, se ela ainda desconhece o odu e o ajere é um instrumento de sacerdote?

Por que alguém colocaria um irukere em uma pré-iniciação de isefa, se ela ainda desconhece o odu e irukere é um instrumento que caracteriza a iniciação?

Por que alguém pintaria um omo ifá se a pintura é usada na iniciação?

Por que alguém rasparia a cabeça no isefa se vai ser obrigado a raspar na iniciação (itefa)?

Existem varias formas aceitáveis para responder essas questões, uma delas seria a difenças das famílias e locais de origem, mas se em todo território yoruba, isefa não é considerado iniciação e sim pré-iniciação como explicar as questões acima?

Eu já vi de tudo, vi fotos de awos entrando no igbodu com o opele no pescoço então eles receberam o opele antes de saberem seu odu?

A verdade é que o povo brasileiro tem uma criatividade muito grande estou vendo com o passar do tempo babalawo dando consulta com o preto velho, nada mais me surpreende.

Não quero dizer que todo mundo é safado, mas que o povo é criativo não podemos negar, tem até iniciação sem os rituais de Osun (que representa os antepassados do babalawo) quem poderia imaginar iniciação sem Osun?

Tem até um maluco colocando o cabelo dos iniciados dentro do Exu o sujeito vai se iniciar tira o cabelo para levar com ele dentro do Exu o seu próprio carrego por toda a vida?

Tem um doido que até coloca fogo no Exu na iniciação, isso deve ser um problema mental, porque iniciar a pessoa botando fogo no Exu dela é coisa de maluco!

A verdade é que não consigo aceitar a criatividade no Ifá!


Babalawo Ifagbaiyin Agboola

quarta-feira, 19 de março de 2014

A Criatividade não Ifá.

ESSE Texto e los Homenagem ao Meu ojugbonan João Assef, Opaco de sempre demonstrou o diretor ensinamento de Ifá a Honestidade.
A Há Mais de Vinte when me iniciei los Ifá vi o Opaco Ifá Como UMA Linguagem Única contida Nos versos Tradicionais, JA Naquela Época me dediquei como Possíveis Variantes Fui iniciado los Oro Opaco na Família Que Fazia Parte chamava se Oron Variantes de Região e Ate de countries Pará Localidade: Não citar influencias Culturais e Históricas, TODAS como aceitáveis ​​do Ponto de vista cultural.
O ritmo ea Passou Minha Cabeça AINDA se nega a Aceitar como Variantes Criativas e proponho Nesse Texto Chamar a Atenção dos MEUS Leitores parágrafo UMA Reflexão SEM apontar o dedo, mas com UMA indicação clara Opaco um Criatividade e perniciosa não Culto a Orisa.
Vamos analisar a seguinte Questão, isefa:
Por Que alguem colocaria hum opon los UMA pré-iniciação de isefa, SE ELA AINDA desconhece o odu EO opon E hum Instrumento de Sacerdote?
Por Que alguem colocaria hum iroke los UMA pré-iniciação de isefa, SE ELA AINDA desconhece o odu e iroke E hum Instrumento de Sacerdote?
Por Que alguem colocaria hum Opele los UMA pré-iniciação de isefa, SE ELA AINDA desconhece o odu e Opele E hum Instrumento de Sacerdote?
Por Que alguem colocaria hum ajere los UMA pré-iniciação de isefa, SE ELA AINDA desconhece o odu EO ajere E hum Instrumento de Sacerdote?
Por Que alguem colocaria hum irukere los UMA pré-iniciação de isefa, SE ELA AINDA desconhece o odu e irukere E hum Instrumento that caracteriza uma iniciação?
Por Que alguem pintaria hum omo Ifá se um Pintura E USADA na Iniciação?
Por Que alguem rasparia a Cabeça não se isefa Vai Ser Obrigado a raspar na iniciação (itefa)?
Existem varias FORMAS aceitáveis ​​parágrafos que responde essas questões, Uma delas Seria A difenças das Famílias e CRP de Origem, mas se los TODO iorubá Território, isefa Localidade: Não ê considerado iniciação e sim pré-iniciação Como explicar como questões Acima?
Eu JÁ vi de Tudo, vi fotos de AWOS Entrando não igbodu com o Opele nenhuma Pescoço entao enguias receberam o Opele Antes de saberem Seu odu?
A Verdade e Que o povo brasileiro TEM UMA Criatividade Muito grande ESTOU vendo com o passar do Tempo babalawo Dando consulta com o Preto Velho, nada me surpreende Mais.
Localidade: Não Quero DiZer Que Todo Mundo E safado, Mas Que O Povo E NAO PODEMOS Criativo Negar, TEM ATÉ iniciação SEM OS rituais de Osun (Opaco representação OS antepassados ​​fazer babalaô) QUEM poderia Imaginar iniciação SEM Osun?
Tem ATÉ UM maluco colocando o Cabelo dos Iniciados Dentro do Exu o Sujeito Vai se iniciar tira o Cabelo parágrafo LeVar com elementos Dentro do Exu o Seu Proprio carrego POR Toda a Vida?
Tem hum doido Opaco ATÉ Colocasia fogo sem Exu na iniciação, ISSO DEVE Ser hum Problema mental, o Porque iniciar uma Pessoa botando fogo sem Exu dela E Coisa de maluco!
A Verdade e Opaco Localidade: Não Consigo Aceitar um Criatividade sem Ifá!