quarta-feira, 7 de agosto de 2013

ORIXÁ ONÃ






Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola

Nos últimos anos tenho atendido vários babalorisas com problemas relativos a falta de cliente, em quase todas as casas  encontro assentamentos que infelizmente estão muito longe da sua origem, o caso de Onã é um desses.

No Brasil se conhece Onã como sendo um epiteto de exu na verdade Onã em nada tem haver com exu, ele é um orixá que cultuamos como intermediário na oferta de ebó, etutu, a ifá, orixá, egúngún e ìyá mi, Onã é uma divindade que cultuamos como forma de buscar um aspecto positivo para o nosso destino ou para o destino de nossa casa.

No assentamento de Onã usamos muitas folhas, divulgarei aqui duas, ewe mesin mesin e ewe Ajé, vai também muito dinheiro, dendê, atare, obi e orogbo, diferente do assentamento de exu, que deve ser preparado com iyangui.

O culto a Onã é feito do lado de fora da porta do ile ase, normalmente é aberto um pequeno buraco no chão.

Esse culto é muito simples, mas de grande fundamento, como o culto de outras divindades que também são bastante divulgadas, porem com informações confusas e destorcidas.






ORIXÁ ONÃ

Onã mais um terrível erro do culto a orisá, na diáspora. 


Texto: Babalawo Ifagbaiyin

Nos últimos anos tenho atendido, vários babalorisas com problemas relativos a falta de cliente, em quase todas as casas, encontro assentamentos que infelizmente estão muito longe da sua origem, o caso de Onã é um desses.

No Brasil se conhece Onã, como sendo um epiteto de esu na verdade, Onã em nada tem haver com esu, ele é um orisá que cultuamos como intermediário na oferta de ebó, etutu, a ifá, orisá, egungun e iya mi, Onã é uma divindade que cultuamos como forma de buscar um aspecto positivo para o nosso destino ou para o destino de nossa casa.

No assentamento de Onã, que é feito com inúmeras folhas, que eu posso aqui divulgar duas, ewe mesin mesin, e ewe aje vai muito dinheiro, dendê, atare, obi e orogbo, diferente do assentamento de esu, que deve ser preparado com iyangui.

O culto a Onã é feito do lado de fora da porta do ile ase ou na residência do sacerdote, normalmente é aberto um  pequeno buraco, no chão, em frente a porta.


Esse culto é muito simples mas de grande fundamento, como o culto de outras divindades que também são bastante divulgadas, porem com informações confusas e destorcidas. 

terça-feira, 6 de agosto de 2013

FUI INICIADO EM IFÁ HÁ MAIS DE VINTE ANOS


Texto: Babalawo Ifagbaiyin

Assentamento esse que me acompanha há mais de vinte anos, quando entrei na família Agboola nas véspera de entrar para o igbodu entreguei meu assentamento nas mão do Oluwo Oyeni, ele consultou ifá e me disse que estava tudo bem, em seguida pediu para o Babalawo Ifatunbi pegar folhas, logo após pediu para o Babalawo Ifalori, levar os meus Ikins e colocar nas folhas maceradas.

Perguntei para ele, o que seria feito com os meus Ikins, ele me tranquilizou e disse(vamos colocar mais ikins), seguiu os rituais, e esse momento ficou eternizado, quando o meu Oluwo deu seguimento a rituais que foram iniciados há mais de vintes anos, pelo Babalawo Ogunda Kete.

As vasilhas mudaram, mas o ifá segue o mesmo, quando fui iniciado, tive vários amigos iniciados junto comigo, um foi o famoso Babalawo do Rio de Janeiro, conhecido como Zero, guardo com carinho essas lembranças e essa foto, que faz parte do meu blog.

Ifá foi muito bom comigo, a falta de dinheiro para concluir os rituais, para que eu me tornasse um Babalawo estendeu o meu período de estudo, isso me fortaleceu bastante e contribuiu para a minha tranquilidade no exercício da função de Babalawo.

É com essa tranquilidade que vou abordar aqui algumas questões polemicas:

Na família Agboola a pessoa que faz isefá, recebe nome sim, recebe os Ikins e em algumas circunstâncias recebe também esu, existe várias formas de fazer isefá, essa cerimônia, pode em carácter especial ser feita até uma lavagem com folhas, sem que aja qualquer sacrifico de animal.

Um isefá pode ser feito, para qualquer pessoa de qualquer religião, com qualquer idade, a pessoa pode ser iniciado se é que vou se compreendido aqui, com a palavra iniciada para definir um isefa.

Qualquer pessoa que passe por essa cerimonia de isefa,na família Agboolao passa a usar, o nome da família, que quase sempre é retirado de algum verso dentro do odu enviado por ifá, naquele momento.

Ifá é para todos, um Babalawo não necessita de um oraculo para indicar um isefa, pode ser indicado para qualquer pessoa, ele dispensa a consulta antecipada, porque ele mesmo, é uma forma de consulta, consultar para consultar não tem sentido nenhum.

Se fala muito no Brasil de vendas de títulos pergunto, fazer um isefa é vender um titulo?

Fazer um isefa é uma consulta a Ifá, buscando através de ikins, uma orientação mais precisa, para aquela pessoa, diretamente através de seu próprio assentamento.

Quem faz isefa não recebe titulo nenhum dentro do culto de ifá, somente após o itefa, uma pessoa pode receber um titulo.

Deixo claro aqui, que um itefa em nossa família pode levar de três a dezessete dias, dependendo do odu que indique a cerimonia, a partir disso pode ou não, alguém ser apontado ou não para um titulo, que a pessoa com o passar do tempo demonstrar a capacidade de ostentar o mesmo.

Quando babalorisa (Romário de Osala) faleceu, esperei alguns meses e procurei a famosa Iyalorisa do Gantois Edelzuita de Obatala,  esperamos até o dia 16 de maio de 1992 quando iniciei os rituais fúnebres que foram encerrados no dia 16 de junho, data que completou um ano da passagem de meu Babalorisa, nesses rituais necessitei da ajuda de um grande amigo(Didi de Sango),depois dos rituais terminados fui encaminhado por minha mãe para o  Babálawó, cubano Awó ni Orunmilá Ifá By Omó Odu Ogunda Kete Rafael Zamor, junto com o meu Oluwo ´Wilfredo(Nelson)odi meji e meu Ojugbona João Asefe Irete kalu estava presente em minha iniciação, a irmã de meu Babalawo Iyalorisá Olga, a Iyápetebi ni Orúnmilá Omó Odu Ogbe-Yono, seu esposo Adilsom de Oxalá/Adilsom Antônio Martins, Awó Fakan Ogbe-Bara – atualmente Babálawó Ifáleke Awó ni Orúnmilá Omó Odu Ogbe-Bara, José Roberto de Souza (Awó Fakan Iwori-Otura), Claudemiro Barbosa Costa Filho (Awó Fakan Otura-Ojuane), Alberto Chamarelli Filho, Awó Fakan Obara-Kana- atualmente Babálawó Ifáladê Awó ni Orúnmilá Omó Odu Odisá, Roger Candido de Oliveira (Awó Fakan Osa-Irete) e Alexandre Araújo Cavalcante, Awó Fakan Otura-Bara.

Estou completando 21 anos de iniciado em Ifá, faço parte da primeira turma que foi iniciada em ifá no Brasil.
Para que eu fosse autorizado à iniciar outras pessoas levou mais de dezesseis anos.


domingo, 4 de agosto de 2013

ÌYÁ MI ÒSÒRÓNGÀ


Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola

No dia 03 de outubro de 2009, no site Orishada, o Chief Ifawole Idowu Awominure, deu a seguinte declaração:

Ninguém pode dizer que foi iniciada para Ìyàámi, baseado nisso, algumas pessoas ignorantes ou com má fé, estão publicando as suas conclusões sobre esse post.

Em uma delas um senhor que se auto intitula, Mọ́gbà Ṣàngó, fala:

Sou contra e acho que mais um título vendido na atualidade! Posso não concordar?

As faltas de leis justas no nosso país levaram uma assaltante de banco, a presidência da Republica, isso caracteriza a sociedade que vivemos, qualquer um pode dizer o quer sem ser punido, ou responsabilizado por tal ato.

Vamos analisar com calma a postura desse senhor menos avisado, que nesse momento poderíamos definir como, ignorância ou má fé, mas eu prefiro descrever como pretensão.

Pretendi esse senhor em sua postagem ser intitular como conhecedor esquece ele, que só tem acesso às verdadeiras informações sobre iya mi, quem é iniciado.

QUANDO O Chief Ifawole Idowu Awominure DECLARA Ninguém pode dizer que foi iniciada para Ìyàámi, ELE ESTA COM TODA A RAZÃO VAMOS EXPLICAR AGORA COMO É FEITA A INICIAÇÃO EM IYA MI.

É claro que vamos respeitar aqui os segredos, em termos práticos, usando a mais pura propriedade da língua portuguesa, não existe iniciação para iya mi, por que compreende iniciação, como algo que nos é dado, porque não temos.

 Fato esse, que no caso de iya mi é o inverso, já nascemos com essa energia, que acontece na chamada (iniciação), ou cerimonia é a exaltação de algo que já nos acompanha desde a fecundação, do ovulo que nos originou.

Em um português que vai auxiliar as pessoas menos instruídas, vamos definir, essa cerimonia como auto iniciação, se é que podemos chamar assim, sem comprometer aqui, os segredos do culto.

Escreveu para mim esse senhor, que não quer saber nada desse culto, porque só tem coisas negativas, e que as iniciações, em iya mi, são mentiras, forma de enganar as pessoas e vender títulos.

Para as pessoas que não conhecem a Religião Tradicional Yoruba, vamos explicar à importância, do culto a iya mi, quando Orúnmìlà assume a posição de testemunho da criação ele na forma de ifá orienta sobre o destino escolhido por cada um, dentro desse contexto existem períodos positivos e negativos em nossas vidas, quem libera as forças negativas, no momento exato anteriormente escolhido por nós é iya mi, libera em forma de ajoguns, (mortes, doenças, perdas, etc.).

Se iya mi, não liberar os ajoguns o nosso destino, se descaracteriza e foge das escolhas, feitas por nós, se isso acontecesse ninguém morreria, o ser humano teria vida eterna, não seriamos humanos.
A necessidade de cultuar iya mi, através de ipese, ou imule fica caracterizada como um apelo para que os ajoguns, não sejam liberados em um momento que não seja aquele escolhido por nós, antes de vir a terra.
Se isso acontecer da origem ao que nós chamamos de acidente ou infortúnio, na verdade não é bem isso, os acidentes podem não fazer parte do nosso destino, podem vir a fazer parte de nossas vidas, provocados, por magia ou assimilados por nós em convívio com energias que não temos defesa, naquele momento para enfrenta-los.
A importância do culto a iya mi, para a preservação da vida, fica evidenciada quando tratamos de pessoas com problemas de ABIKU, através de iya mi, afastamos o ajogun iku (morte), já que sabemos que objetivo do ABIKU, quase sempre é o de abreviar a vida nessas pessoas.

É lamentável que pessoas completamente despreparadas se arvorem a dar palpite em termas que elas não dominam, não sei se defino como ignorância, má fé ou pretensão.

DESCONHECE ESSE SENHOR QUE IYA MI ESTA DENTRO DELE.






ÌYÁ MI ÒSÒRÓNGÀ


Texto: Babalawo Ifagbaiyin

IYA MI, A IGNORÂNCIA OU A MÁ FÉ.

No dia 03 de outubro de 2009, no site Orishada, o Chief Ifawole Idowu Awominure, deu a seguinte declaração:

Ninguém pode dizer que foi iniciada para Ìyàámi, baseado nisso, algumas pessoas ignorantes ou com má fé, estão publicando as suas conclusões sobre esse post.

Em uma delas um senhor que se auto intitula, Mọ́gbà Ṣàngó, fala:

Sou contra e acho que mais um título vendido na atualidade! Posso não concordar?

As faltas de leis justas no nosso país levaram uma assaltante de banco, a presidência da Republica, isso caracteriza a sociedade que vivemos, qualquer um pode dizer o quer sem ser punido, ou responsabilizado por tal ato.

Vamos analisar com calma a postura desse senhor menos avisado, que nesse momento poderíamos definir como, ignorância ou má fé, mas eu prefiro descrever como pretensão.

Pretendi esse senhor em sua postagem ser intitular como conhecedor esquece ele, que só tem acesso às verdadeiras informações sobre iya mi, quem é iniciado.

QUANDO O Chief Ifawole Idowu Awominure DECLARA Ninguém pode dizer que foi iniciada para Ìyàámi, ELE ESTA COM TODA A RAZÃO VAMOS EXPLICAR AGORA COMO É FEITA A INICIAÇÃO EM IYA MI.

É claro que vamos respeitar aqui os segredos, em termos práticos, usando a mais pura propriedade da língua portuguesa, não existe iniciação para iya mi, por que compreende iniciação, como algo que nos é dado, porque não temos.

 Fato esse, que no caso de iya mi é o inverso, já nascemos com essa energia, que acontece na chamada (iniciação), ou cerimonia é a exaltação de algo que já nos acompanha desde a fecundação, do ovulo que nos originou.

Em um português que vai auxiliar as pessoas menos instruídas, vamos definir, essa cerimonia como auto iniciação, se é que podemos chamar assim, sem comprometer aqui, os segredos do culto.

Escreveu para mim esse senhor, que não quer saber nada desse culto, porque só tem coisas negativas, e que as iniciações, em iya mi, são mentiras, forma de enganar as pessoas e vender títulos.

Para as pessoas que não conhecem a Religião Tradicional Yoruba, vamos explicar à importância, do culto a iya mi, quando Orúnmìlà assume a posição de testemunho da criação ele na forma de ifá orienta sobre o destino escolhido por cada um, dentro desse contexto existem períodos positivos e negativos em nossas vidas, quem libera as forças negativas, no momento exato anteriormente escolhido por nós é iya mi, libera em forma de ajoguns, (mortes, doenças, perdas, etc.).

Se iya mi, não liberar os ajoguns o nosso destino, se descaracteriza e foge das escolhas, feitas por nós, se isso acontecesse ninguém morreria, o ser humano teria vida eterna, não seriamos humanos.
A necessidade de cultuar iya mi, através de ipese, ou imule fica caracterizada como um apelo para que os ajoguns, não sejam liberados em um momento que não seja aquele escolhido por nós, antes de vir a terra.
Se isso acontecer da origem ao que nós chamamos de acidente ou infortúnio, na verdade não é bem isso, os acidentes podem não fazer parte do nosso destino, podem vir a fazer parte de nossas vidas, provocados, por magia ou assimilados por nós em convívio com energias que não temos defesa, naquele momento para enfrenta-los.
A importância do culto a iya mi, para a preservação da vida, fica evidenciada quando tratamos de pessoas com problemas de ABIKU, através de iya mi, afastamos o ajogun iku (morte), já que sabemos que objetivo do ABIKU, quase sempre é o de abreviar a vida nessas pessoas.

É lamentável que pessoas completamente despreparadas se arvorem a dar palpite em termas que elas não dominam, não sei se defino como ignorância, má fé ou pretensão.

DESCONHECE ESSE SENHOR QUE IYA MI ESTA DENTRO DELE.






sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Resposta ao senhor Marcio Alexandre da comunidade Culto de Ifá no Brasil.


Texto: Babalawo Ifagbaiyin

Aboru aboye

Saúdo todos os membros dessa comunidade com muita tristeza, desde que o homem se conhece como civilizado, o direito de defesa é respeitado.

 Fico profundamente magoado que um texto repleto de equívocos e disparates carregado de ofensas pessoais não tenha sido permitido a minha  pessoa comentar, só depois de muitas insistência e após ter sido obrigada a deixar uma mensagem publica foi permitido que eu escrevesse a resposta para este senhor.

1-      O fato de senhor dizer que não existe mais ifá na Nigéria demonstra claramente o seu radicalismo e sua falta de informação. O governo Nigeriano permite que pessoas de todos os países visitem o território yoruba se alguma pessoa dessa comunidade acredita no que foi dito por esse senhor fica bem fácil identificar a quantidade de absurdos por ele afirmado, em território yoruba onze por cento da popolação cultua orisá é o pais do mundo que mais se cultua orisá, egungun e ifá.

2-      A falta de informação desse senhor somada a sua arrogância faz com que ele afirme que a verdade é só dele, no odu osa otura ifa explica que a verdade é Oludomare , que o único que não é contestado é Deus, até ifá é contestado no ese ifá ogbe lara, onde é perguntado ifá essa carga pesado você tem certeza que é minha?

3-       Para que ifá esclareça as duvidas existe o ibo, Orunmila é a testemunha mas escolha é feito por nós, ele só anotou ele não determinou.
4-      Em minha família qualquer Babalawo sabe explicar as perguntas primarias que esse senhor me fez, vou responder com versos de ifá ( ese ifá),não vou responder com adaptações que citam santos católicos:

-1) Perg: qual o conceito de Babalawô que se tem na Nigéria, já que o próprio nome diz Babá + Ala + Awô, significando textualmente O Pai do Segredo?   

  Resp:O conceito de Babalawo, é encontrado no odu ogbe ate, otura/ iwori, nesse odu ifá diz, que  é necessário vários Babalawos para fazer  um itefa, como o senhor vê ifá aqui é bem claro, um homem sozinho por mais que estude não é o dono da verdade.O conceito de Babalwo que o senhor precisa ouvir é esse, tira sua mascara de todo sabido e assuma a posição de um sacerdote, no odu ogbe meji, diz que por melhor que seja o Babalawo, ele nunca vai saber mais sobre a pessoa do que ela mesmo. Veja se aprenda um pouquinho de humildade com os versos de ifá que estou colocando a aqui.

 2)Perg: Como se dá o processo de iniciação de um Babalawô nas ramas nigerianas?; O que implica o surgimento de um Babalawô, como ele é gerado  

Resp: O processo de iniciação de um Babalawo na religião tradicional yoruba, envolve quarenta  e   duas cerimonias começando pela apresentação do awo a osun, e terminando num ritual onde o Babalawo lava os seus olhos e vê pela primeira vez iya odu, sei que o senhor não conhece isso porque em Cuba não tem iya odu. Como se atreve a comentar algo que o senhor nunca viu? Isso caracteriza claramente que o senhor não esta se portando como um awo, um awo deve se manter na superfície como a folho de osibata, como a folho de oju oro, não deve ter comportamentos baixos, se o senhor não sabe esse é o odu osa/irete.

3-Perg: Creio que ao nos responderem perguntas como estas, teremos condições de compreender que a moça em questão é mais uma de tantos quantos que juntaram 20, 30, 40 mil reais para se iniciar nas mãos de golpistas para absolutamente nada, pois a tradição e a teologia Yorubá não reconhecem a essência feminina na relação direta com Orunmila.

Resp:O que o senhor crê para mim não é nada.
Homens inteligentes citam as fontes, advogados mostram as provas Babalawo citam esse ifá.

O que o senhor crê para mim não é nada.

Quando fala de vinte, trinta, quarenta mil, deve esta falando de uma outra pessoa, alguém do seu meio, porque essa iniciação que o senhor menciona eu paguei do meu bolso para ajudar a pessoa que estava doente.

Falar do que não se conhece é idiotice, mencionar o que não se viu, é fofoca, relatar o que se supõe é especulação, julgar todas as pessoas pelo que se vê no espelho é nivelar por baixo.

Um texto de Ifá muito conhecido do Odu Osetura, fala da importância das mulheres, do respeito que os homens devem manter por suas esposas, filhas e por suas mães, outro texto do Odu Ofun Meji, diz que o iniciado em ifá deve ver Iya Odu e se tornar um Babalawo, já no Odu Ogbe Meji, fica claro que a principal esposa de Orunmila só pode ser cultuada por quem passou por um ritual chamado Ipanodu, será que eu preciso citar mais versos de ifá que liga a figura da mulher a Orunmila?

4) Perg:E isso não é preconceito nem machismo, mas apenas a colocação de cada um no seu lugar e representando seu papel no mundo; já que cabe à mulher toda a relação com Orixá que vai desde cuidar de Ori até raspar santo e zalr por Orixá, tornando assim, Ifá complementar ao Candomblé e vice-versa

Resp:Se isso não é preconceito e nem machismo, coloque a mão na consciência e analise quantas besteiras o senhor esta escrevendo aqui, (frase sua) Já que cabe a mulher toda a relação com o orisá desde de cuidar do ori até raspar o santo, tornando assim, ifá complementar ao candomblé e vice e versa ( o senhor consegue imaginar o tamanho da besteira que o senhor disse nessa frase?).

Ifa nunca foi e nunca vai ser complementar do candomblé, o candomblé nunca vai ser complementar a ifá, todo orisá nasce de um odu, o candomblé, é uma extensão não é um complemento, o culto ao orisá vem ao mundo posterior a criação do mesmo, que acontece no odu Okonran/ Ogunda, já o culto a orisá surge no odu osá/di, assim como o culto a egungun surge no ose/oyeku, assim como o culto a iya mi surge no culto osá meji, e muitos outros que eu poderia conversar com o senhor, mas o seu aprendizado lhe tornou o dono da verdade, só falta o senhor querer me convencer que nos tratados cubanos, ifá fuma charuto.

5)Perg: Ele inicia muçulmanos e homossexuais... não diz em que nível. Mas, aonde, meu Deus, na tradição Yorubá você inicia alguém tirando só parte do cabelo? Acredito que esteja ele falando de outra coisa que não feitura. Enfim, é de chorar.

Resp: o senhor é tão pretensioso que tem a coragem de contestar um homem que a família dele cultua ifá a mais de vinte gerações, o senhor é completamente sem noção, é desinformado, estupido, agressivo, mal educado, eu só tenho uma palavra para lhe dizer, ESTUDE.

Quando o Araba diz, que ifá pureza, ele quer dizer, que ifá não tem preconceitos na hora da iniciação, tanto é que senhor menciona na sua afirmação “...não dizem que nível” é  por que o senhor sabe que existe vários níveis, de iniciação.
Quando o senhor fala de não tirar o cabelo, respeite os seus próprios antepassados amigos e colegas no Rio de Janeiro, que iniciam varias pessoas sem tirar os cabelos.
Eu mesmo vi no Cosme Velho, na casa do Babalawo Ogunda/Kete, inúmeras iniciações sem tirar o cabelo, é evidente que o senhor sabe que estou falando de um Cubano, do homem que trouxe o ifá cubano para o Brasil, estou falando do homem mais famoso do ifá Cubano no Brasil, o homem que me iniciou junto, comigo foram iniciados mais sete pessoas, nenhum tirou o cabelo, o senhor não conhece nem o ifa Cubano?
Como ousa falar do ifá Nigeriano?

6-Perg:Homossexual pode ser iniciado em ifá?

Resp: Na cidade de Canoas mora um conhecido Babalorisa, que tem uma casa onde se cultua olookun, esse senhor é homossexual e não esconde de ninguém.

O senhor sabe quem iniciou ele em ifá?

O senhor quem assentou Olookun para ele?

Eu lhe pergunto o senhor sabe, eu sei!

FORAM DOIS BABALAWOS CUBANOS MUITO FAMOSOS.

Na calada da noite o dinheiro dos homossexuais serve para esse bando de mercenários, mas durante o dia, essas pessoas, são afastadas da religião?

Que religião é essa meu senhor?

Que descrimina, mulheres, homossexuais, que religião é essa meu senhor?

Que religião é essa que o dinheiro dos homossexuais financia o carro zero quilometro, para o Babalawo Cubano, que religião é essa meu senhor, que com o dinheiro de homossexuais financia festas em bordeis e grandes bebedeiras, na Barra da Tijuca, que religião é essa meu senhor?

Que o dinheiro de homossexuais  financia as viagens para Miami, financia a compra do terno importado, o charuto Cohiba e o melhor uísque Escoses.

Que religião é essa, que quem paga a conta não pode aparecer, que os ebós são feitos na escuridão da noite, em uma estrada secundária na mata da Tijuca.

Isso é o seu ifá?

O senhor recrimina o Araba por iniciar muçulmanos, pare para pensar um minuto no tamanho da besteira que você escreveu.

Quer dizer que para o senhor, só pode ser iniciado quem já é convertido?

O senhor se assemelha muito ao bispo da Universal, do programa de TV, que criou uma religião para ele mesmo, que criou suas próprias regras, e que obriga as pessoas a se  converterem, prometendo a sua verdade é a única.

PARA QUEM CULTUA ESU EM UMA CABEÇA DE CIMENTO.
PARA QUEM CULTUA EGUNGUN EM UMA TELHA.
CHAMA OBALUAYE DE SÃO LAZARO.
E OFERECE COCO PARA IFÁ AO INVÉS DE OBI, EU SÓ TENHO UM CONSELHO A DAR:
ESTUDE!
ODABO ( SÓ PARA ESCLARECER ATÉ LOGO).

Babalawo Ifagbaiyin.






quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ifá não é loteria.



Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola

As apostas para a loteria já estão abertas.

Graças a Olodumare, ifá, Soponan e Osun, posso escolher quem eu atendo, procuro dedicar, o meu tempo para os orisás, baseado no que eu acredito, não no que as pessoas me pedem se fosse assim passaria grande parte do meu tempo fazendo união.

 Se Orisá fizesse alguém rico, não existiria católicos, religião não é loteria, assentamento não é investimento.
Se você faz parte do grupo que esta buscando dinheiro ou sacanagem, não me procure, faço religião.
Fui procurado por um rapaz que  mentia que estava incorporado, para agarrar as clientes, ele pediu um ebó para ter mais pessoas em sua casa.

 Fui procurado por moça que saia com o namorado uma vez por semana, enquanto seu marido ficava em casa, ela me pediu para fazer um ebó que ela não fosse descoberta.

Fui procurado por uma advogada que me pediu encarecidamente que eu fizesse um ebó para que ela conseguisse um cliente que fosse um traficante famoso.

Fui procurado  por um babalorisa que era casado e tinha caso com todos seus filhos de santo, enquanto jurava amor para sua esposa, ele pediu um ebó, para que seu segredo não fosse descoberto.

Fui procurado por um delegado, que veio me perguntar se no próximo dia o assalto, que seus amigos iam fazer daria certo, ele queria um ebó para o roubo ter sucesso.

Fui procurado por uma mulher que era apaixonada pelo genro, mantinha um caso com ele, enquanto ele vivia com sua filha, ela pediu um ebó, para que todos pudessem viver harmoniosamente, na mesma casa.
Os homens parecem que perderam a razão, todo o tipo de loucura é demonstrado em seus anseios mais íntimos, exteriorizados como pedido de ajuda, devaneios, ou surtos psicóticos não sei mas, exteriorizados, ouvi muitos.
Minha paciência terminou, estudei meio século, li mais de três mil livros, passei por mais de trinta iniciações distintas, viajei por vários países, investi a minha vida na religião.

Chega!

Minha paciência terminou, não faço religião para ficar rico, sou rico por que faço religião.
Não faço religião para ganhar dinheiro, tenho profissão e formação.

Não busco resultados mágicos, e não tenho mais paciência para ouvir tantas tolices.

Já fui procurado por pessoas que querem fazer um pacto com o diabo, para ficar ricas.

 já fui procurado por pessoas que acreditam que embaixo da roupa de egungun não tem ninguém.

 Já fui procurado por pessoas que cultuam ajé para ficar milionários.

Já fui procurado por todos os tipos de malucos, chega!

Quem quiser ficar rico, que procure outro, a religião que eu pratico não é essa.

Quem quiser enganar os outros não me procure.

Quem quiser fazer ebós a distancia para economizar a passagem de avião não me procure.

Quem pensa que orisá enriquece, por favor, não me procure.

Explico para os menos avisado, que ser rico, depende muito de orí, Odu, dedicação, trabalho e capacidade.

Deixo aqui um conselho:

Estude muito, trabalhe muito, se dedique ao que você busca, com toda as suas forças.

Só assim você terá resultados.

Quem quiser ficar rico, o governo federal informa:


 As apostas para a loteria já estão abertas.