quarta-feira, 13 de março de 2013


Centro Cultural Africano Ogbe Bara

História

O Centro cultural Africano, foi criado no dia 13 de junho de 1983, na cidade de Porto Alegre, no bairro Tristeza.

Posteriormente foi transferido para Curitiba, e a pouco mais de um ano, mudou-se para a cidade de Viamão.

Babalawo Ifagbaiyin, é membro da família Agboola, da cidade de Osgbo, Nigéria, que atualmente tem o seu principal templo na cidade de Lagos.

O Centro Cultural Africano Ogbe Bara, faz parte do Inaeosstecab, desde o dia 16 de março de 1991.

Trabalhos desenvolvidos por nós

Muitos sacerdotes que tiveram sua origem espiritual no Batuque, Candomblé e na Umbanda escolheram a nossa casa para realizar iniciações adicionais, para o aprimoramento cultural e o desenvolvimento espiritual, promovendo assim um encontro com a verdadeira raiz Yoruba.

O Templo Ile Ifá Ogbe Obara, deu início ao processo de iniciações em Ifá, Ìyá mi, Egungun e diversos orisas, em todo o território nacional e em vários outros países, tem sacerdotes iniciados no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Minas Gerais, e Mato Grosso do Sul, com várias iniciações na Argentina, Uruguai e Chile orientando pessoas nos Estados Unidos, Japão e alguns países da Europa.

O Babalawo Ifagbaiyin Agboola desenvolve seu trabalho com seus inúmeros discípulos, muitos dos quais sacerdotes brasileiros e estrangeiros, que trazem também os seus filhos de santo para serem iniciados nesta casa matriz nos diversos orisas.   
                                                           
  O Babalawo Ifagbaiyin  pode contar orgulhosamente que já realizou mais de vinte mil consultas
.
Workshop com Babalawo Ifagbaiyin

Workshop é uma reunião de um grupo de pessoas interessados em um determinado assunto, ou pode ser uma atividade para discussão sobre um tema que é de interesse para todos.

Um workshop é diferente de palestra, por alguns s conceituais básicos, pois no workshop os  participantes  interagem  no  evento.

O workshop tem caráter mais prático e sua realização requer uma abertura ao diálogo por parte do palestrante, gerando assim o contato mais direto com os  participantes.

Cultura                                                                                                                                
  O ensino, e a pesquisa têm lugar, prioritariamente, no Centro Cultural Africano Ogbe Bara na cidade de Viamão RS, mas paralelamente acontecem Palestras e workshopin em todo território nacional.

 Enquanto as demais atividades ( práticas religiosas), acontecem em  âmbito nacional e internacional, com orientação direta do no Ile Ifá  Ogbe Obara.

Vale enfatizar o pioneirismo que caracteriza essas duas organizações parceiras no que diz respeito a todas as suas iniciativas, assim como vale enfatizar o fato de serem estas atividades desenvolvidas sob uma liderança fortemente marcada por uma conduta ética irrepreensível e por uma competência profissional irrefutável, nosso sacerdote é iniciado a mais de cinquenta anos.



segunda-feira, 11 de março de 2013

O Perdão está garantido Orunmila?





Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola

Sigo Ifá não falo como Ifágbaiyin, falo como o porta voz de Orunmila, sendo assim sigo os versos de ifá no Odu Ika fun, diz você não deve prejudicar o seu semelhante, você é responsável por tudo aquilo que você praticar e deve assumir os seus erros.

Tudo fica muito mais fácil, quando sabemos que se comprar um pedacinho do céu nossos crimes podem ser perdoados, a igreja católica ficou rica vendendo o perdão.

Não sou Deus, não sou Orunmila, sou um sacerdote, e um sacerdote que não segue a orientação de sua religião da origem a uma seita.

Esse é o problema se você não aceita as regras, você vive a margem de sua religião, que deixa de ser uma religião e se torna uma seita criada por conforme o seu pensamento.

Você não precisa de deus, você cria as suas próprias regras, você não precisa de um Oluwo, você não precisa de um Babalorisa , você não precisa de Ifá ou Jesus Cristo, você é o próprio Deus, você é  absoluto, e cria suas próprias normas, O PERDÃO ESTÁ GARANTIDO.

Ifá gbe wa,o

O Perdão está garantido.



Texto: Babalawo Ifagbaiyin Agboola

Sigo Ifá não falo como Ifágbaiyin, falo como o porta voz de Orunmila, sendo assim sigo os versos de ifá no Odu Ika fun, diz você não deve prejudicar o seu semelhante, você é responsável por tudo aquilo que você praticar e deve assumir os seus erros.

Tudo fica muito mais fácil, quando sabemos que se comprar um pedacinho do céu nossos crimes podem ser perdoados, a igreja católica ficou rica vendendo o perdão.

Não sou Deus, não sou Orunmila, sou um sacerdote, e um sacerdote que não segue a orientação de sua religião da origem a uma seita.

Esse é o problema se você não aceita as regras, você vive a margem de sua religião, que deixa de ser uma religião e se torna uma seita criada por conforme o seu pensamento.

Você não precisa de deus, você cria as suas próprias regras, você não precisa de um Oluwo, você não precisa de um Babalorisa , você não precisa de Ifá ou Jesus Cristo, você é o próprio Deus, você é  absoluto, e cria suas próprias normas, O PERDÃO ESTÁ GARANTIDO.

Ifá gbe wa,o

O Perdão está garantido.




Sigo Ifá não falo como Ifágbaiyin, falo como o porta voz de Orunmila, sendo assim sigo os versos de ifá no Odu Ika fun, diz você não deve prejudicar o seu semelhante, você é responsável por tudo aquilo que você praticar e deve assumir os seus erros.

Tudo fica muito mais fácil, quando sabemos que se comprar um pedacinho do céu nossos crimes podem ser perdoados, a igreja católica ficou rica vendendo o perdão.

Não sou Deus, não sou Orunmila, sou um sacerdote, e um sacerdote que não segue a orientação de sua religião da origem a uma seita.

Esse é o problema se você não aceita as regras, você vive a margem de sua religião, que deixa de ser uma religião e se torna uma seita criada por conforme o seu pensamento.

Você não precisa de deus, você cria as suas próprias regras, você não precisa de um Oluwo, você não precisa de um Babalorisa , você não precisa de Ifá ou Jesus Cristo, você é o próprio Deus, você é  absoluto, e cria suas próprias normas, O PERDÃO ESTÁ GARANTIDO.

Ifá gbe wa,o

domingo, 3 de março de 2013

Batuque – Umbanda – Candomblé

Religião Tradicional Yoruba

Wikipédia: A religião Yorùbá (pronúncia em português=iorubá) compreende as crenças originais e práticas religiosas do povo yoruba. Sua terra natal é no sudoeste da Nigéria e as partes adjacentes do Benin e Togo, uma região que veio a ser conhecida como Yorubaland. Durante o tráfico de escravos do atlântico foi exportada para as Américas, onde influenciou ou deu origem a formas de vida prósperas, como Santeria, Umbanda e Candomblé.[1] Crenças religiosas yorubas são parte de Itan, o total complexo de canções, histórias, mitos e outros conceitos culturais que compõem a sociedade Yorùbá.

Varias pessoas tem se comunicado comigo através de e-mail demonstrando insegurança para consultar ifá e até um certo temor para se iniciar na Religião Tradicional Yoruba, isso deve-se a uma informação destorcida que esta sendo divulgada.

Imagina uma religião deve compreender as pessoas e suas historias, orienta-las e acrescentar conhecimento, e não substituir o que já existe, o acréscimo enriquece e a divisão gera insegurança.

Como descrito na Wikipédia, no texto acima, o batuque, a umbanda, o candomblé e as demais religiões afro brasileiras, tem origem na religião tradicional yoruba, o quer dizer que as pessoas que tem interesse em buscar mais informação e contatar diretamente com a origem das religiões afro brasileiras, evidentemente vão encontrar respaldo dentro da tradição yoruba.

Dos seguimentos religiosos que conheço dentro e fora do nosso país, que cultuam os orisas (orixá), o batuque, é o que mais se assemelha com a raiz da religião yoruba, salvo instrumentos de adaptação necessárias para sobrevivência de nossa religião, em um período de repressão e também considerando a falta de alguns elementos, que não existe em nosso país. Essa semelhança é explicada pelo fato do Rio Grande do Sul, por uma questão geográfica considerando a enorme distância do centro do país ter ficado isolado, de outras influências (culturas), por muito tempo.

O batuque, preserva algumas cerimonias que eu só vi no território yoruba, há possibilidade de uma pessoas iniciada no batuque, aderir a religião tradicional yoruba, ou mesmo manter em paralelo os ensinamentos e os rituais, é perfeitamente aceitável, para não dizer louvável.
Os assentamentos, existentes no batuque, contem alguns elementos comuns aos assentamentos existentes no território yoruba.



Vamos citar aqui alguns exemplos:
Batuque


Sango-(Xango): originalmente assentado em vasilha de madeira, com pilão(carneiro), símbolo machado, cor vermelho e banco numero 12


Ogun-(Ogun): originalmente assentado com bigorna, martelo, corrente, facão e outras ferramentas em ferro, numero 07 (bode)


Obatala- (Oxala): originalmente assentado com, okutas branco, vasilha branca, (igbin),numero 08


Yemonja( yemonja):originalmente assentado okutas de rio, camarão, peixe (ovelha), numero 09


Oya (Yansã): originalmente assentado vasilha de barro, cor vermelho, (cabrita),ferramentas em cobre, numero 09


Osun( Oxum): originalmente assentado okuta de rio, peixes, (cabrita), cor amarela, ferramentas metal amarelo, numero 08


Duração das cerimonias de três a dezesseis dias, incluindo de uma simples lavação de cabeça, passando por bori, e posteriormente feitura


A não existência de cerimonias de sete, quatorze e vinte um anos, de iniciação


A apresentação do orisa( orixá) dispensa posterior mudança de roupa, o  orisa (orixá), se apresenta em vestes, comuns a o iniciado.


A iniciação em um orisa (orixá) implica no recebimento e na orientação do mesmo para estabelecer instrumento de dialogo desde do primeiro instante, não permitindo que esse instrumento (búzios), seja usado para consulta publica, sem que a pessoa previamente esteja habilitada.


Algumas cerimonias podem ser comentadas e divulgadas, para outras existe impedimento.


Religião tradicional yoruba


Sango-(Xango): originalmente assentado em vasilha de madeira,com pilão(carneiro), símbolo machado, cor vermelho e banco numero 12


Ogun-(Ogun): orinalmente assentado com bigorna, martelo, corrente, facão e outras ferramentas em ferro, numero 07 (bode)


Obatala- (Oxala): originalmente assentamento com, okutas branco, vasilha branca, (igbin),numero 08


Yemonja( yemonja): originalmente assentado okutas de rio,camarão,peixe (ovelha),09


Oya (Yansã): originalmente assentado vasilha de barro, cor vermelho, (cabrita),ferramentas em cobre, numero 09


Osun( Oxum): originalmente assentado okuta de rio, peixes, (cabrita), cor amarela, ferramentas metal amarelo, numero 08


Duração das cerimonias de três a dezesseis dias, incluindo de uma simples lavação de cabeça, passando por bori, e posteriormente feitura


A não existência de cerimonias de sete, quatorze e vinte um anos, de iniciação


A apresentação do orisa( orixá) dispensa posterior mudança de roupa, o  orisa (orixá), se apresenta em vestes, comuns a o iniciado.


A iniciação em um orisa (orixá) implica no recebimento e na orientação do mesmo para estabelecer instrumento de dialogo desde do primeiro instante, não permitindo que esse instrumento (búzios), seja usado para consulta publica, sem que a pessoa previamente esteja habilitada


Algumas cerimonias podem ser comentadas e divulgadas, para outras existe impedimento

Podemos ficar aqui escrevendo durante horas, mostrando as semelhanças entre o batuque e sua origem yoruba, mas preferimos esclarecer a todos os nossos leitores que uma iniciação na cultura tradicional não implica, no abandono do batuque.
IFÁ É PARA TODOS
Uma iniciação em ifá entre outras coisas, indicam qual entre os inúmeros orisas( orixás), deve ser mais cultuado ,possibilitando assim que o iniciado, se conecte, com maior frequência ao orisa (orixá), que mais tem afinidade, gerando um resultando espiritual mais satisfatório.
Uma vez eu ouvi, um espirito falar por intermédio de um mediun que Deus é um grande quebra-cabeça, e que as religiões representam o numero de peças que retratam o criador, todas as religiões devem somar,  com a finalidade de melhorar a qualidade de vida do adepto, tanto na aérea espiritual como na aérea sentimental e financeira.
O dinheiro é um instrumento necessário para sobrevivência que beneficia a qualidade de vida, possibilita a aquisição e o desenvolvimento necessário para evolução humana.


Se vc gostou, compartilhe, reproduza. Só não esqueça que a produção intelectual é de propriedade privada, então, credite a autoria dos textos. Obrigado
Bàbàláwo Ifágbaíyin Agboolà



Batuque – Umbanda – Candomblé


Religião Tradicional Yoruba

Wikipédia: A religião Yorùbá (pronúncia em português=iorubá) compreende as crenças originais e práticas religiosas do povo yoruba. Sua terra natal é no sudoeste da Nigéria e as partes adjacentes do Benin e Togo, uma região que veio a ser conhecida como Yorubaland. Durante o tráfico de escravos do atlântico foi exportada para as Américas, onde influenciou ou deu origem a formas de vida prósperas, como Santeria, Umbanda e Candomblé.[1] Crenças religiosas yorubas são parte de Itan, o total complexo de canções, histórias, mitos e outros conceitos culturais que compõem a sociedade Yorùbá.

Varias pessoas tem se comunicado comigo através de e-mail demonstrando insegurança para consultar ifá e até um certo temor para se iniciar na Religião Tradicional Yoruba, isso deve-se a uma informação destorcida que esta sendo divulgada.
Imagina uma religião deve compreender as pessoas e suas historias, orienta-las e acrescentar conhecimento, e não substituir o que já existe, o acréscimo enriquece e a divisão gera insegurança.
Como descrito na Wikipédia, no texto acima, o batuque, a umbanda, o candomblé e as demais religiões afro brasileiras, tem origem na religião tradicional yoruba, o quer dizer que as pessoas que tem interesse em buscar mais informação e contatar diretamente com a origem das religiões afro brasileiras, evidentemente vão encontrar respaldo dentro da tradição yoruba.
Dos seguimentos religiosos que conheço dentro e fora do nosso país, que cultuam os orisas (orixá), o batuque, é o que mais se assemelha com a raiz da religião yoruba, salvo instrumentos de adaptação necessárias para sobrevivência de nossa religião, em um período de repressão e também considerando a falta de alguns elementos, que não existe em nosso país. Essa semelhança é explicada pelo fato do Rio Grande do Sul, por uma questão geográfica considerando a enorme distância do centro do país ter ficado isolado, de outras influências (culturas), por muito tempo.
O batuque, preserva algumas cerimonias que eu só vi no território yoruba, há possibilidade de uma pessoas iniciada no batuque, aderir a religião tradicional yoruba, ou mesmo manter em paralelo os ensinamentos e os rituais, é perfeitamente aceitável, para não dizer louvável.
Os assentamentos, existentes no batuque, contem alguns elementos comuns aos assentamentos existentes no território yoruba.



Vamos citar aqui alguns exemplos:
Batuque


Sango-(Xango): originalmente assentado em vasilha de madeira, com pilão(carneiro), símbolo machado, cor vermelho e banco numero 12


Ogun-(Ogun): originalmente assentado com bigorna, martelo, corrente, facão e outras ferramentas em ferro, numero 07 (bode)


Obatala- (Oxala): originalmente assentado com, okutas branco, vasilha branca, (igbin),numero 08


Yemonja( yemonja):originalmente assentado okutas de rio, camarão, peixe (ovelha), numero 09


Oya (Yansã): originalmente assentado vasilha de barro, cor vermelho, (cabrita),ferramentas em cobre, numero 09


Osun( Oxum): originalmente assentado okuta de rio, peixes, (cabrita), cor amarela, ferramentas metal amarelo, numero 08


Duração das cerimonias de três a dezesseis dias, incluindo de uma simples lavação de cabeça, passando por bori, e posteriormente feitura


A não existência de cerimonias de sete, quatorze e vinte um anos, de iniciação


A apresentação do orisa( orixá) dispensa posterior mudança de roupa, o  orisa (orixá), se apresenta em vestes, comuns a o iniciado.


A iniciação em um orisa (orixá) implica no recebimento e na orientação do mesmo para estabelecer instrumento de dialogo desde do primeiro instante, não permitindo que esse instrumento (búzios), seja usado para consulta publica, sem que a pessoa previamente esteja habilitada.


Algumas cerimonias podem ser comentadas e divulgadas, para outras existe impedimento.


Religião tradicional yoruba


Sango-(Xango): originalmente assentado em vasilha de madeira,com pilão(carneiro), símbolo machado, cor vermelho e banco numero 12


Ogun-(Ogun): orinalmente assentado com bigorna, martelo, corrente, facão e outras ferramentas em ferro, numero 07 (bode)


Obatala- (Oxala): originalmente assentamento com, okutas branco, vasilha branca, (igbin),numero 08


Yemonja( yemonja): originalmente assentado okutas de rio,camarão,peixe (ovelha),09


Oya (Yansã): originalmente assentado vasilha de barro, cor vermelho, (cabrita),ferramentas em cobre, numero 09


Osun( Oxum): originalmente assentado okuta de rio, peixes, (cabrita), cor amarela, ferramentas metal amarelo, numero 08


Duração das cerimonias de três a dezesseis dias, incluindo de uma simples lavação de cabeça, passando por bori, e posteriormente feitura


A não existência de cerimonias de sete, quatorze e vinte um anos, de iniciação


A apresentação do orisa( orixá) dispensa posterior mudança de roupa, o  orisa (orixá), se apresenta em vestes, comuns a o iniciado.


A iniciação em um orisa (orixá) implica no recebimento e na orientação do mesmo para estabelecer instrumento de dialogo desde do primeiro instante, não permitindo que esse instrumento (búzios), seja usado para consulta publica, sem que a pessoa previamente esteja habilitada


Algumas cerimonias podem ser comentadas e divulgadas, para outras existe impedimento

Podemos ficar aqui escrevendo durante horas, mostrando as semelhanças entre o batuque e sua origem yoruba, mas preferimos esclarecer a todos os nossos leitores que uma iniciação na cultura tradicional não implica, no abandono do batuque.
IFÁ É PARA TODOS
Uma iniciação em ifá entre outras coisas, indicam qual entre os inúmeros orisas( orixás), deve ser mais cultuado ,possibilitando assim que o iniciado, se conecte, com maior frequência ao orisa (orixá), que mais tem afinidade, gerando um resultando espiritual mais satisfatório.
Uma vez eu ouvi, um espirito falar por intermédio de um mediun que Deus é um grande quebra-cabeça, e que as religiões representam o numero de peças que retratam o criador, todas as religiões devem somar,  com a finalidade de melhorar a qualidade de vida do adepto, tanto na aérea espiritual como na aérea sentimental e financeira.
O dinheiro é um instrumento necessário para sobrevivência que beneficia a qualidade de vida, possibilita a aquisição e o desenvolvimento necessário para evolução humana.


Se vc gostou, compartilhe, reproduza. Só não esqueça que a produção intelectual é de propriedade privada, então, credite a autoria dos textos. Obrigado
Bàbàláwo Ifágbaíyin Agboolà