Tudo que foi perdido ou esquecido
Durante a o processo de transferência dos orisas para o novo mundo,muito se perdeu,com o passar do tempo,a falta da escrita,e a intolerância cravaram fundo a faca da desinformação em nossa herança cultural,sorte nossa que homens e mulheres deram suas vidas para manter o que ainda restou.
Vejamos algumas transformações feitas pelo tempo:
1-Oduduwa,o patriarca do povo Yoruba (masculino) foi confundido com Iya Odu divindade( feminina) orisa cultuado pelos iniciados em Ifa (Babalawos,Oluwos) e outros.
2-Esu foi transformado em demônio, e as pessoas começaram a ter medo de iniciar seus filhos.
3-Orunmila foi esquecido, e os seus sacerdotes desapareceram, o culto a esse orisa quase se extinguiu no Brasil.
4-Ayán o orisa do tambor, desapareceu,e o ritual de consagração de um ilu (tambor,atabaque) foi perdido em muitas casas,o pior é que Alabe se tornou Ogá(Ogan mestre de cerimônias ou encarregado).
5-Yemonja deixou de receber peixe vivo,e muitos nunca nem viram tal ritual,ficando assim conservados somente os pratos oferecidos a grande mãe, com frutos do mar.
6- Oloogun-Éde orisa conhecido em território yoruba por sua valentia e coragem nas batalhas ao lado de ogun passou a ser considerado um orisa criança(infantil) perdendo completamente sua essência de guerreiro.
7-Nanã passou a ser, a mãe de Soponnan (Obalwaiye) quando em verdade não tem nenhuma ligação entre eles.
8-Olugama (orisa masculino) encarregado da matéria prima para a confecção do primeiro ser humano , se tornou feminino.
Eu poderia ficar aqui escrevendo por muito tempo, a lista do que foi transformado ou perdido , é muito longa,mas prefiro pensar no que restou e no que podemos recuperar,até por que, quanto mais exemplos eu citar, mais aumentarei a ira dos desinformados contra mim, não que isso me preocupe, pois quando assumi a missão de escrever essas mensagens, já sabia o que se seguiria,em contra partida o numero de pessoas sérias e responsáveis me apoiando é enorme e a cada dia surpreendentemente aumenta.