feminino ,masculino,e a fecundidade no culto aos orisas
Eu me surpreendo quando as pessoas iniciadas ainda não conhecem algumas coisas básicas no culto aos orisas , feminino e masculino interagem buscando assim a fecundidade.
Olhando com calma o Igba de um Orisa (vasilha do assentamento) vamos perceber claramente os componentes femininos e masculinos ,tudo em um perfeito equuilibrio buscando assim a representação da fecundidade e a interação.
Eu sei que nem todas as pessoas tiveram a oportunidade de aprender tudo isso mas se fazemos parte da religião dos orisas e entendemos os orisas como parte da natureza é muito fácil concluir tais afirmações,em todos os momentos vemos na natureza essa interação dos elementos femininos e masculinos.
Os iniciados na sociedade Ogboni quando saúdam a terra colocam de forma bem clara a mão esquerda com o punho serrado sobre a direita (também serrada) para só ai colocar a sua cabeça, caracterizando assim o total respeito a Iya Alela (mãe terra) feminina e a dedicação dos homens icicíados em Ifa ( Orunmila masculino) assim como no culto de Egungun a presença de Oya tem essa representação de interação assim como a presença do Oso no culto de Iya mi também tem o mesmo sentido, tudo se completa e jamais se separa.
A importância dos elementos femininos e masculinos,assim como mineral,vegetal e animal constituem o equlíbrio necessário para a realização do culto aos orisas.
Eu sei que essa visão ainda é muito nova em nosso país, mas a verdadeira origem em alguns casos é o oposto do que foi ensinado aqui, mas também devemos considerar o quanto se perdeu de informação ao longo da história.