segunda-feira, 21 de maio de 2012

Sango Kámu ká


 Sango Kámu ká

 Homenagem, ao grande Babalorisá, Waldemar Antônio dos Santos de Sango.

Texto: Babalawo Ifagbaiyin Agboola

Waldemar foi iniciado, por um sacerdote africano, conhecido pelo nome de Kun Lulu (Aquele que incendeia, queima totalmente) nome esse que o caracterizava como filho de Sango, sobre Kun Lulu(Gululu), pouco se tem informações, sabendo se apenas que veio trazido como escravo do porto de Cabinda.

Erradamente tido como de origem Banto, Kun Lulu (Gululu), era Yorubano, fato esse que nos foi relatado por um dos mais antigos filhos do falecido Waldemar, Osvaldo de Soponnan,(essas informações podem ser comprovado por sua esposa, dona Eulália).

A confusão, com a origem de Kun Lulu, acontece porque, enquanto a carga de escravos, não estava completa, parte da carga já capturada em território yoruba, permanecia no porto de Cabinda, aguardando ser completada, com escravos de outras regiões.

Na época era acrescentada ao nome do escravo, o porto de origem do embarque ao seu nome, então assim, com o passar do tempo, o conhecido sacerdote que nunca cultuou um Inkice passou a ser conhecido como o criador do culto de Inkices Cabinda, no Rio Grande do Sul (tido como Gululu de Cabinda).

Temos informações diretamente da filha (Taia), do conhecido Babalorisá, Manoel Matias (Manezinho de Soponnan), que o mesmo também foi iniciado, em sua infância pelo então Kun Lulu, informação essa, que facilmente pode ser comprovado, por seus descendentes, sua filha Alice, e seu bisneto Antônio.

Qualquer pessoa com um mínimo de informação sabe que não existe culto a Inkice nessa família, pois se ela origina do culto de Sango, sendo assim, Sango é um Orisá e não um Inkice,a origem sem duvida é Yoruba (Nagô).

Nos rituais praticados por essa família as divindades louvadas sem dúvida são Orisás,isso fica bem claro já no inicio dos rituais onde é entoada (orins) cantigas para Elegbara,seguindo o ritual louvando: Ogun,Oya,Sango,Odé,Otim,Oba,Osanyin,Soponnan,Ibeji,Osun,Yemonja,Obatala e Orunmila,Todos Orisas bem conhecidos nas terras yorubas e sem culto na região de Cabinda.

Outro fato que nos causa espanto, é a interpretação feita por alguns historiadores vitimas do desconhecimento e da vivencia religiosa que no auge de suas ousadias, descrevem fatos, nomes e ate copiam fotos justificando a historia.

Passamos aqui a analisar um fato simples, ARÚN, traduzido para o Yoruba,(cinco), ou (quinto), ALÁFIN, traduzido para o Yoruba, titulo dado ao rei de Oyo (dono do palácio).

ARÚN ALÁFIN (obviamente Sango),o quinto rei de Oyo, que ao longo da historia sofreu prejuízos na interpretação do idioma tornando-se a BARUALOFINA, facilmente identificado em suas cantigas ate hoje reproduzidas em seus rituais.

A sua cantiga principal diz que, Olorun (Deus),foi quem corou Sango Kámú Ká (aquele que olha a sua volta, olha por alto, com altivez), olhar de um rei, de um soberano, nessa mesma cantiga segue dizendo, sua majestade (Kabiyési),saudação a um rei.

Esse brilhante sacerdote deu origem a maior família de culto a Orisá do Brasil, assim como a grande polemica que envolve seu nome, graças a Olodumare convivemos com pessoas que nos forneceram dados e depoimentos, tivemos oportunidade na casa do falecido Babalorisá Osvaldo de Soponnan, ver inúmeras fotos e documentos que justifica muito do que aqui esta sendo relatado.

Tivemos o prazer de ver uma foto, de um famoso sacerdote conhecido como Alagbá, contemporâneo de Kún Lulu, amigos íntimos do príncipe Custodio.

Esse sacerdote Alagbá, mudou-se para o Rio de janeiro, nos anos trinta, tornando se muito famoso naquela cidade.

Nessa mesma oportunidade, tivemos acesso a inúmeras fotos do príncipe e de muitos outros conhecidos filhos de Waldemar (como seu Bandeira e o famoso Gavião do taxi, o homem que levou o falecido pai Romário para a religião dos Orisás).

Esses esclarecimentos, fazem parte da merecida homenagem prestada a um dos homens que mais contribuiu para o culto de Orisá na historia do Sul do país.

                                                                                                                                                               ORÍKÌ EGÚN ORÍKÌ EGÚN

Egúngún kiki egúngún

Egún ikú ranran fe awo ku opipi

O da so bo fun le wo

Egún ikú bata bango egún de.

Bi aba f 'atori na le egún se de. Asé.


Louvado seja nome dos meus Antepassados, 
 
 ​​que preservaram os mistérios do voo e das penas.

Você  que cria as palavras de reverência e poder,

para os tambores que anunciam a sua chegada.

Você que espalha seu poder, os antepassados ​​estão aqui.

Falokun Fatunmbi (oriki Book Orunmila)

Sango Kámu ká


 Sango Kámu ká

 Homenagem, ao grande Babalorisá, Waldemar Antônio dos Santos de Sango.


Waldemar foi iniciado, por um sacerdote africano, conhecido pelo nome de Kun Lulu (Aquele que incendeia, queima totalmente) nome esse que o caracterizava como filho de Sango, sobre Kun Lulu(Gululu), pouco se tem informações, sabendo se apenas que veio trazido como escravo do porto de Cabinda.

Erradamente tido como de origem Banto, Kun Lulu (Gululu), era Yorubano, fato esse que nos foi relatado por um dos mais antigos filhos do falecido Waldemar, Osvaldo de Soponnan,(essas informações podem ser comprovado por sua esposa, dona Eulália).

A confusão, com a origem de Kun Lulu, acontece porque, enquanto a carga de escravos, não estava completa, parte da carga já capturada em território yoruba, permanecia no porto de Cabinda, aguardando ser completada, com escravos de outras regiões.

Na época era acrescentada ao nome do escravo, o porto de origem do embarque ao seu nome, então assim, com o passar do tempo, o conhecido sacerdote que nunca cultuou um Inkice passou a ser conhecido como o criador do culto de Inkices Cabinda, no Rio Grande do Sul (tido como Gululu de Cabinda).

Temos informações diretamente da filha (Taia), do conhecido Babalorisá, Manoel Matias (Manezinho de Soponnan), que o mesmo também foi iniciado, em sua infância pelo então Kun Lulu, informação essa, que facilmente pode ser comprovado, por seus descendentes, sua filha Alice, e seu bisneto Antônio.

Qualquer pessoa com um mínimo de informação sabe que não existe culto a Inkice nessa família, pois se ela origina do culto de Sango, sendo assim, Sango é um Orisá e não um Inkice,a origem sem duvida é Yoruba (Nagô).

Nos rituais praticados por essa família as divindades louvadas sem dúvida são Orisás,isso fica bem claro já no inicio dos rituais onde é entoada (orins) cantigas para Elegbara,seguindo o ritual louvando: Ogun,Oya,Sango,Odé,Otim,Oba,Osanyin,Soponnan,Ibeji,Osun,Yemonja,Obatala e Orunmila,Todos Orisas bem conhecidos nas terras yorubas e sem culto na região de Cabinda.

Outro fato que nos causa espanto, é a interpretação feita por alguns historiadores vitimas do desconhecimento e da vivencia religiosa que no auge de suas ousadias, descrevem fatos, nomes e ate copiam fotos justificando a historia.

Passamos aqui a analisar um fato simples, ARÚN, traduzido para o Yoruba,(cinco), ou (quinto), ALÁFIN, traduzido para o Yoruba, titulo dado ao rei de Oyo (dono do palácio).

ARÚN ALÁFIN (obviamente Sango),o quinto rei de Oyo, que ao longo da historia sofreu prejuízos na interpretação do idioma tornando-se a BARUALOFINA, facilmente identificado em suas cantigas ate hoje reproduzidas em seus rituais.

A sua cantiga principal diz que, Olorun (Deus),foi quem corou Sango Kámú Ká (aquele que olha a sua volta, olha por alto, com altivez), olhar de um rei, de um soberano, nessa mesma cantiga segue dizendo, sua majestade (Kabiyési),saudação a um rei.

Esse brilhante sacerdote deu origem a maior família de culto a Orisá do Brasil, assim como a grande polemica que envolve seu nome, graças a Olodumare convivemos com pessoas que nos forneceram dados e depoimentos, tivemos oportunidade na casa do falecido Babalorisá Osvaldo de Soponnan, ver inúmeras fotos e documentos que justifica muito do que aqui esta sendo relatado.

Tivemos o prazer de ver uma foto, de um famoso sacerdote conhecido como Alagbá, contemporâneo de Kún Lulu, amigos íntimos do príncipe Custodio.

Esse sacerdote Alagbá, mudou-se para o Rio de janeiro, nos anos trinta, tornando se muito famoso naquela cidade.

Nessa mesma oportunidade, tivemos acesso a inúmeras fotos do príncipe e de muitos outros conhecidos filhos de Waldemar (como seu Bandeira e o famoso Gavião do taxi, o homem que levou o falecido pai Romário para a religião dos Orisás).

Esses esclarecimentos, fazem parte da merecida homenagem prestada a um dos homens que mais contribuiu para o culto de Orisá na historia do Sul do país.

                                                                                                                                                               ORÍKÌ EGÚN ORÍKÌ EGÚN

Egúngún kiki egúngún

Egún ikú ranran fe awo ku opipi

O da so bo fun le wo

Egún ikú bata bango egún de.

Bi aba f 'atori na le egún se de. Asé.


Louvado seja nome dos meus Antepassados, 
 
 ​​que preservaram os mistérios do voo e das penas.

Você  que cria as palavras de reverência e poder,

para os tambores que anunciam a sua chegada.

Você que espalha seu poder, os antepassados ​​estão aqui.

Falokun Fatunmbi (oriki Book Orunmila)

domingo, 20 de maio de 2012

Ìretè Ogè


A inveja, a mentira e a maledicência não impedem o crescimento das marés, e jamais serão capazes de obstruir a força do mar...


Texto: Babalawo Ifagbaiyin Agboola

Àtègbè o sacerdote de Olokun.

Adivinhação lançado para Olokun.
No dia em que o oceano não foi suficiente para lavar o rosto.
Eu seria absolutamente fantástico na vida?
Ele havia pedido e se estenderia ao longo da extensão da Terra.
Ele foi convidado a realizar sacrifícios.
Eles disseram que ele seria muito grande
e se espalhou por toda parte na terra.
Mas ele disse que ofereceu um sacrifício muitos ratos.
Os ratos devem ser sacrificados em múltiplos.
Àtègbè Olósà o sacerdote.
Adivinhação lançado para Olósà.
No dia em que a água da lagoa (lagoa) não foi suficiente para lavar os pés.
Ele também queria saber se ele seria grande na terra.
Seria ótimo em uma área?
Eles também disseram para conduzir sacrifício Olósà.
Eles receitaram itens sacrifício em múltiplos de centenas.
Eles também pediram a sacrificar duzentos ratos
O original babalawo Atan.
Adivinhação lançado para amarrar ao topo
no dia das águas do pântano eram nada.
Ele também perguntou se ele poderia ser grande na terra
Será que tudo ia  melhorar para mim?
Ele perguntou...
Eles pediram para realizar o sacrifício de ratos.
Eles também fizeram o mesmo pedido, o mesmo sacrifício para ele.
Seus sacerdotes sacrifício em seguida, definirão em uma determinada data
que todos os itens prescritos de sacrifício devem ser concluídos antes e depois.
Claro que tudo seria uma força em seu próprio domínio, disse aos sacerdotes
Olokun começou a coletar seus ratos.
Como ele reúne sua esposa estava cuidando dele
Ahumo cuidava continuamente dos ratos.
Para eles, não colocar estragado.
Olósà também.
Foi sua esposa, que estava cuidando bem dos ratos.
Mas, ao contrário esposa Atan.
Um dia o marido informou que não iria cozinhar a carne.
Ela iria colocar ratos que são recolhidos por Atan.
Ela começou a tomá-los um por um.
Ela bateu os ratos com sopa Orunmila.
Foi um dia que suspeito.
Esta sopa deliciosa está sendo testado nos dias de hoje.
Esse é o gosto de costume,e ela respondia
o sabor continua o mesmo.
Esta é a razão principal porque os maridos devem ser de bom caráter em casa.
No dia que o sacrifício seria feito,
Olokun chamou todos os seus próprios artigos de sacrifício
Foi muito lotado.
Olósà tinha igualmente
Ele tirou os ratos também.
Foi muito lotado.
Atan perguntou à esposa para tomar a sua própria.
Esses são os ratos que eu bato para a sopa de Orunmila, disse
Akíntókùn, a esposa de Atan,e
Orunmilala sempre gosta da sopa doce, sempre comer.
Atan é o nome de todas as terras que são pantanosa.
Águas não fluem.
Olokun flui ao longo do mundo.
Olósà entrou como segundo.
Atan foi e entrou como terceiro.
Não é possível encontrar qualquer rato para ter seus sacerdotes
Ele disse que o Àtègbè é o sacerdote de Olokun.
Adivinhação lançado para Olokun.
No dia em que o oceano não foi suficiente para lavar o rosto
Olokun Pediram para cuidar da terra.
E fez sacrifício.
Olokun ouviu falar de sacrifício
E o que fez.
Àtègbè Olósà o sacerdote
Adivinhação lançado para Olósà.
No dia em que as águas da Lagoa não foram suficientes para lavar os pés
Pediram-lhe que porfavor, cuide da Terra
E fez sacrifício.
Olósà ouviu falar de sacrifício
E o que fez.
Adivinhação lançada.
No dia que as águas do pântano eram nada.
Ele pediu Atan para realizar o mesmo sacrifício.
Coisa que ele também iria fluir por todo o mundo.
Mas esse sucesso foi ratos Akíntókùn com sopa Orunmila não pode fluir de volta.
O oceano se tornou uma extensão.

Ìretè Ogè


A inveja, a mentira e a maledicência não impedem o crescimento das marés, e jamais serão capazes de obstruir a força do mar...



 Àtègbè o sacerdote de Olokun.

Adivinhação lançado para Olokun.
No dia em que o oceano não foi suficiente para lavar o rosto.
Eu seria absolutamente fantástico na vida?
Ele havia pedido e se estenderia ao longo da extensão da Terra.
Ele foi convidado a realizar sacrifícios.
Eles disseram que ele seria muito grande
e se espalhou por toda parte na terra.
Mas ele disse que ofereceu um sacrifício muitos ratos.
Os ratos devem ser sacrificados em múltiplos.
Àtègbè Olósà o sacerdote.
Adivinhação lançado para Olósà.
No dia em que a água da lagoa (lagoa) não foi suficiente para lavar os pés.
Ele também queria saber se ele seria grande na terra.
Seria ótimo em uma área?
Eles também disseram para conduzir sacrifício Olósà.
Eles receitaram itens sacrifício em múltiplos de centenas.
Eles também pediram a sacrificar duzentos ratos
O original babalawo Atan.
Adivinhação lançado para amarrar ao topo
no dia das águas do pântano eram nada.
Ele também perguntou se ele poderia ser grande na terra
Será que tudo ia  melhorar para mim?
Ele perguntou...
Eles pediram para realizar o sacrifício de ratos.
Eles também fizeram o mesmo pedido, o mesmo sacrifício para ele.
Seus sacerdotes sacrifício em seguida, definirão em uma determinada data
que todos os itens prescritos de sacrifício devem ser concluídos antes e depois.
Claro que tudo seria uma força em seu próprio domínio, disse aos sacerdotes
Olokun começou a coletar seus ratos.
Como ele reúne sua esposa estava cuidando dele
Ahumo cuidava continuamente dos ratos.
Para eles, não colocar estragado.
Olósà também.
Foi sua esposa, que estava cuidando bem dos ratos.
Mas, ao contrário esposa Atan.
Um dia o marido informou que não iria cozinhar a carne.
Ela iria colocar ratos que são recolhidos por Atan.
Ela começou a tomá-los um por um.
Ela bateu os ratos com sopa Orunmila.
Foi um dia que suspeito.
Esta sopa deliciosa está sendo testado nos dias de hoje.
Esse é o gosto de costume,e ela respondia
o sabor continua o mesmo.
Esta é a razão principal porque os maridos devem ser de bom caráter em casa.
No dia que o sacrifício seria feito,
Olokun chamou todos os seus próprios artigos de sacrifício
Foi muito lotado.
Olósà tinha igualmente
Ele tirou os ratos também.
Foi muito lotado.
Atan perguntou à esposa para tomar a sua própria.
Esses são os ratos que eu bato para a sopa de Orunmila, disse
Akíntókùn, a esposa de Atan,e
Orunmilala sempre gosta da sopa doce, sempre comer.
Atan é o nome de todas as terras que são pantanosa.
Águas não fluem.
Olokun flui ao longo do mundo.
Olósà entrou como segundo.
Atan foi e entrou como terceiro.
Não é possível encontrar qualquer rato para ter seus sacerdotes
Ele disse que o Àtègbè é o sacerdote de Olokun.
Adivinhação lançado para Olokun.
No dia em que o oceano não foi suficiente para lavar o rosto
Olokun Pediram para cuidar da terra.
E fez sacrifício.
Olokun ouviu falar de sacrifício
E o que fez.
Àtègbè Olósà o sacerdote
Adivinhação lançado para Olósà.
No dia em que as águas da Lagoa não foram suficientes para lavar os pés
Pediram-lhe que porfavor, cuide da Terra
E fez sacrifício.
Olósà ouviu falar de sacrifício
E o que fez.
Adivinhação lançada.
No dia que as águas do pântano eram nada.
Ele pediu Atan para realizar o mesmo sacrifício.
Coisa que ele também iria fluir por todo o mundo.
Mas esse sucesso foi ratos Akíntókùn com sopa Orunmila não pode fluir de volta.
O oceano se tornou uma extensão.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Parte superior do formulário
Ifá diz em Obara Òkànràn





Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola  
     
Egungun falou! 

Há uma herança ancestral na casa desta pessoa. Ifa envia-lo para não permitir que a cultura não morra.

­­- Relativamente a esta pessoa está olhando são os mesmos valores tradicionais que têm sido abandonadas em que deve andar e investigar para não se preocupar com isso novamente no futuro.

Agogo sékété, Olóbà o sacerdote da casa,
adivinhação Olóbà lançado para o topo
Ele foi convidado para realizar tal que seu sacrifício não morreria antigo monumento.
Como é que este monumento não morreria?
Ele foi convidado a realizar o sacrifício
Eles disseram que quando se fica velho e mais velhos
ele subiria para atender seus antepassados.


São os mesmos pais que foram inicialmente, conhecidos, que se faria.
Sem ir para sua família.
ele enviou de volta.

Ele foi convidado a realizar o sacrifício.
Ele deve observar a prática de seus pais, e que tenha seguido, desde a criação.

A mascara estão na casa de Olóbà (egungun).
Todas as divindades pertencentes à casa de Olóbà,
todos os pais são reverenciados na casa de Olóbà.


Eles o aconselharam a não permitir a prática de morrer.
Eles fizeram o sacrifício.
Suas coisas foram bem sucedidos.
Vida e afins.

Ele estava dançando, em seguida, e foi alegria
Ele estava elogiando seu babalawo
Sua babalawo estava elogiando Ifa
Ele disse que era exactamente como o seu babalawo tinha dito.

Agogo sékété, Olóbà o sacerdote da casa,
Adivinhação Olóbà lançado para o topo
Ele foi avisado para fazer o sacrifício
Ele foi convidado a realizar o sacrifício para que o seu antigo monumento não morreria.

Todos ouviram do sacrifício e eles fazem.
Por favor, não deixá-lo morrer!!!
As máscaras na casa de Olóbà(egungun).
Por favor, não deixá-lo morrer!!!
Divindades da casa de Olóbà.
Por favor, não deixá-lo morrer!!!
Todos hereditária importante na Olóbà casa.

Por favor, não deixá-lo morrer!!!  EGUNGUN...
 Ayo Salami

Obara Òkànràn.

Parte superior do formulário
Obara Òkànràn
 Babalawo Ifagbaiyin Agboola  
     
                                                                      

 Egungun falou! 

Há uma herança ancestral na casa desta pessoa. Ifa envia-lo para não permitir que a cultura não morra.

­­- Relativamente a esta pessoa está olhando são os mesmos valores tradicionais que têm sido abandonadas em que deve andar e investigar para não se preocupar com isso novamente no futuro.

Agogo sékété, Olóbà o sacerdote da casa,
adivinhação Olóbà lançado para o topo
Ele foi convidado para realizar tal que seu sacrifício não morreria antigo monumento.
Como é que este monumento não morreria?
Ele foi convidado a realizar o sacrifício
Eles disseram que quando se fica velho e mais velhos
ele subiria para atender seus antepassados.


São os mesmos pais que foram inicialmente, conhecidos, que se faria.
Sem ir para sua família.
ele enviou de volta.

Ele foi convidado a realizar o sacrifício.
Ele deve observar a prática de seus pais, e que tenha seguido, desde a criação.

A mascara estão na casa de Olóbà (egungun).
Todas as divindades pertencentes à casa de Olóbà,
todos os pais são reverenciados na casa de Olóbà.


Eles o aconselharam a não permitir a prática de morrer.
Eles fizeram o sacrifício.
Suas coisas foram bem sucedidos.
Vida e afins.

Ele estava dançando, em seguida, e foi alegria
Ele estava elogiando seu babalawo
Sua babalawo estava elogiando Ifa
Ele disse que era exactamente como o seu babalawo tinha dito.

Agogo sékété, Olóbà o sacerdote da casa,
Adivinhação Olóbà lançado para o topo
Ele foi avisado para fazer o sacrifício
Ele foi convidado a realizar o sacrifício para que o seu antigo monumento não morreria.

Todos ouviram do sacrifício e eles fazem.
Por favor, não deixá-lo morrer!!!
As máscaras na casa de Olóbà(egungun).
Por favor, não deixá-lo morrer!!!
Divindades da casa de Olóbà.
Por favor, não deixá-lo morrer!!!
Todos hereditária importante na Olóbà casa.

Por favor, não deixá-lo morrer!!!  EGUNGUN...
 Texto: Ayo Salami

Obara Òkànràn.

Parte superior do formulário
Obara Òkànràn
Awo Ojé Ajobi 
                                                                                       Egungun falou! 
Há uma herança ancestral na casa desta pessoa. Ifa envia-lo para não permitir que a cultura não morra.

­­- Relativamente a esta pessoa está olhando são os mesmos valores tradicionais que têm sido abandonadas em que deve andar e investigar para não se preocupar com isso novamente no futuro.

Agogo sékété, Olóbà o sacerdote da casa,
adivinhação Olóbà lançado para o topo
Ele foi convidado para realizar tal que seu sacrifício não morreria antigo monumento.
Awo Ojé Ajobi -Lagos Nigéria
Como é que este monumento não morreria?
Ele foi convidado a realizar o sacrifício
Eles disseram que quando se fica velho e mais velhos
ele subiria para atender seus antepassados.


São os mesmos pais que foram inicialmente, conhecidos, que se faria.
Sem ir para sua família.
ele enviou de volta.

Ele foi convidado a realizar o sacrifício.
Ele deve observar a prática de seus pais, e que tenha seguido, desde a criação.

A mascara estão na casa de Olóbà (egungun).
Todas as divindades pertencentes à casa de Olóbà,
todos os pais são reverenciados na casa de Olóbà.

Bàbàláwo Ifágbaíyin Agboolà - Awo Ojé Ajobi 

Eles o aconselharam a não permitir a prática de morrer.
Eles fizeram o sacrifício.
Suas coisas foram bem sucedidos.
Vida e afins.

Ele estava dançando, em seguida, e foi alegria
Ele estava elogiando seu babalawo
Sua babalawo estava elogiando Ifa
Ele disse que era exactamente como o seu babalawo tinha dito.

Agogo sékété, Olóbà o sacerdote da casa,
Adivinhação Olóbà lançado para o topo
Ele foi avisado para fazer o sacrifício
Ele foi convidado a realizar o sacrifício para que o seu antigo monumento não morreria.

Todos ouviram do sacrifício e eles fazem.
Por favor, não deixá-lo morrer!!!
As máscaras na casa de Olóbà(egungun).
Por favor, não deixá-lo morrer!!!
Divindades da casa de Olóbà.
Por favor, não deixá-lo morrer!!!
Todos hereditária importante na Olóbà casa.

Por favor, não deixá-lo morrer!!!  EGUNGUN...
 Texto: Ayo Salami