segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A água a folha e a pedra no Ifá.


Autor:Babalawo Ifagbayin Agboola


Certamente que encontrar a essência do orisa,não é ir à áfrica,existem várias essências no ritual de culto aos  Orisas,nunca deveríamos confundir com ir até as origens.


Durante a  iniciação de uma pessoa de Osun , retiramos a água do rio que será usada nos rituais,essa é uma forma de extrair a essência,assim como quando preparamos as folhas maceradas ou calcinadas também estamos extraindo parte do conjunto necessário ao culto do orisa em seu Igba(vasilha de  assentamento),no momento que seguramos em nossas mãos um  minério de ferro e invocamos Ogun em seu igba sentimos a presença do orisa,mesmo quando uma pessoa retira das águas do rio um okuta(pedra) cor amarelada, que não tem nenhuma rachadura obtemos  uma das essências de Osun.


A brancura do okuta de formas delicadas representa certamente um dos princípios de Obatala,mas é com a inclusão de outras essências como o  efun e o chumbo e as folhas certas, que formam um conjunto de elementos que caracteriza o início do assentamento, mas o ofo(encantamento sagrado) certo,  e o ase(axé) de quem o pronuncia é que vai completar o ritual,a escolha do sacerdote  continua sendo o elemento que dá o equilíbrio.
Então a escolha do individuo permanece como o ponto fundamental  em todas a situações,o acerto, ou o erro vai caracterizar o sucesso ou o fracasso de uma iniciação.
A água a folha e a pedra


Autor:Babalawo Ifagbayin Agboola


Certamente que encontrar a essência do orisa,não é ir à áfrica,existem várias essências no ritual de culto aos  Orisas,nunca deveríamos confundir com ir até as origens.


Durante a  iniciação de uma pessoa de Osun , retiramos a água do rio que será usada nos rituais,essa é uma forma de extrair a essência,assim como quando preparamos as folhas maceradas ou calcinadas também estamos extraindo parte do conjunto necessário ao culto do orisa em seu Igba(vasilha de  assentamento),no momento que seguramos em nossas mãos um  minério de ferro e invocamos Ogun em seu igba sentimos a presença do orisa,mesmo quando uma pessoa retira das águas do rio um okuta(pedra) cor amarelada, que não tem nenhuma rachadura obtemos  uma das essências de Osun.


A brancura do okuta de formas delicadas representa certamente um dos princípios de Obatala,mas é com a inclusão de outras essências como o  efun e o chumbo e as folhas certas, que formam um conjunto de elementos que caracteriza o início do assentamento, mas o ofo(encantamento sagrado) certo,  e o ase(axé) de quem o pronuncia é que vai completar o ritual,a escolha do sacerdote  continua sendo o elemento que dá o equilíbrio.
Então a escolha do individuo permanece como o ponto fundamental  em todas a situações,o acerto, ou o erro vai caracterizar o sucesso ou o fracasso de uma iniciação.

A água a folha e a pedra

Certamente que encontrar a essência do orisa,não é ir à áfrica,existem várias essências no ritual de culto aos  Orisas,nunca deveríamos confundir com ir até as origens.

Durante a  iniciação de uma pessoa de Osun , retiramos a água do rio que será usada nos rituais,essa é uma forma de extrair a essência,assim como quando preparamos as folhas maceradas ou calcinadas também estamos extraindo parte do conjunto necessário ao culto do orisa em seu Igba(vasilha de  assentamento),no momento que seguramos em nossas mãos um  minério de ferro e invocamos Ogun em seu igba sentimos a presença do orisa,mesmo quando uma pessoa retira das águas do rio um okuta(pedra) cor amarelada, que não tem nenhuma rachadura obtemos  uma das essências de Osun.

A brancura do okuta de formas delicadas representa certamente um dos princípios de Obatala,mas é com a inclusão de outras essências como o  efun e o chumbo e as folhas certas, que formam um conjunto de elementos que caracteriza o início do assentamento, mas o ofo(encantamento sagrado) certo,  e o ase(axé) de quem o pronuncia é que vai completar o ritual,a escolha do sacerdote  continua sendo o elemento que dá o equilíbrio.
Então a escolha do individuo permanece como o ponto fundamental  em todas a situações,o acerto, ou o erro vai caracterizar o sucesso ou o fracasso de uma iniciação.

A água a folha e a pedra

Certamente que encontrar a essência do orisa,não é ir à áfrica,existem várias essências no ritual de culto aos  Orisas,nunca deveríamos confundir com ir até as origens.

Durante a  iniciação de uma pessoa de Osun , retiramos a água do rio que será usada nos rituais,essa é uma forma de extrair a essência,assim como quando preparamos as folhas maceradas ou calcinadas também estamos extraindo parte do conjunto necessário ao culto do orisa em seu Igba(vasilha de  assentamento),no momento que seguramos em nossas mãos um  minério de ferro e invocamos Ogun em seu igba sentimos a presença do orisa,mesmo quando uma pessoa retira das águas do rio um okuta(pedra) cor amarelada, que não tem nenhuma rachadura obtemos  uma das essências de Osun.

A brancura do okuta de formas delicadas representa certamente um dos princípios de Obatala,mas é com a inclusão de outras essências como o  efun e o chumbo e as folhas certas, que formam um conjunto de elementos que caracteriza o início do assentamento, mas o ofo(encantamento sagrado) certo,  e o ase(axé) de quem o pronuncia é que vai completar o ritual,a escolha do sacerdote  continua sendo o elemento que dá o equilíbrio.
Então a escolha do individuo permanece como o ponto fundamental  em todas a situações,o acerto, ou o erro vai caracterizar o sucesso ou o fracasso de uma iniciação.

domingo, 17 de outubro de 2010

Minha iniciação 15/11/1969


Autor:Babalawo Ifagbayin Agboola

Quando eu fui iniciado no dia quinze de novembro de mil novecentos e sessenta e nove , pensei , um dia vou ser grande na religião.

Levou algum tempo, mas descobri o quanto sou pequeno diante da grandeza da religião tradicional Yoruba.
Durante esses anos conheci muitos sacerdotes , que conseguem dançar muito bem , outros que cantam muito bem , outros que tem um bom jogo , outros que usam belas roupas , e outros que tem casas bonitas ,alguns até que colecionam jóias .

Conheci tanta gente , conheci até pessoas que tem o igba do seu orisa feito em ouro , conheci , sacerdotes vaidosos do número de filhos que tem , e outros do numero de clientes , outros orgulhosos do numero de propriedades que possuem , outros da marca do carro que dirige , outros que até que escolheram viver em coberturas , para que os filhos de santo não os incomodassem , nas suas vidas particulares.

Conheci , pessoas muito orgulhosas das casas que foram iniciadas , mas que não fazem nada para honrar as mesmas.

Conheci tanta gente, conheci inclusive pessoas que acreditam que podem decidir pelos orisas , e até alguns que pensam serem orisas.

Isso tudo, contribuiu para a minha formação foi observando que pude definir, o caminho a ser seguido.
Peço todo dia para que o meu orisa permita -me, fazer o melhor , todos erramos , cometemos enganos , mas temos obrigação diante do nosso ori, assim como diante dos nossos Orisas , de fazermos o melhor .
Orunmila,é testemunha do meu esforço , o meu orisa é testemunha do meu esforço ,egungun é testemunha do quanto estou me esforçando.

Meu pai , jamais abrace a arvore do esquecimento , jamais esqueça das pessoas que te louvam.

Wúre Baba...

MINHA INICIAÇÃO 15/11/1969

Quando eu fui iniciado no dia quinze de novembro de mil novecentos e sessenta e nove , pensei , um dia vou ser grande na religião.
Levou algum tempo, mas descobri o quanto sou pequeno diante da grandeza da religião tradicional Yoruba.
Durante esses anos conheci muitos sacerdotes , que conseguem dançar muito bem , outros que cantam muito bem , outros que tem um bom jogo , outros que usam belas roupas , e outros que tem casas bonitas ,alguns até que colecionam jóias .
foto:eu e minha mãe,momentos antes da minha iniciação
Conheci tanta gente , conheci até pessoas que tem o igba do seu orisa feito em ouro , conheci , sacerdotes vaidosos do número de filhos que tem , e outros do numero de clientes , outros orgulhosos do numero de propriedades que possuem , outros da marca do carro que dirige , outros que até que escolheram viver em coberturas , para que os filhos de santo não os incomodassem , nas suas vidas particulares.
Conheci , pessoas muito orgulhosas das casas que foram iniciadas , mas que não fazem nada para honrar as mesmas.
Conheci tanta gente, conheci inclusive pessoas que acreditam que podem decidir pelos orisas , e até alguns que pensam serem orisas.
Isso tudo, contribuiu para a minha formação foi observando que pude definir, o caminho a ser seguido.
Peço todo dia para que o meu orisa permita -me, fazer o melhor , todos erramos , cometemos enganos , mas temos obrigação diante do nosso ori, assim como diante dos nossos Orisas , de fazermos o melhor .
Orunmila,é testemunha do meu esforço , o meu orisa é testemunha do meu esforço ,egungun é testemunha do quanto estou me esforçando.
Meu pai , jamais abrace a arvore do esquecimento , jamais esqueça das pessoas que te louvam.

Wúre Baba...

MINHA INICIAÇÃO 15/11/1969

Quando eu fui iniciado no dia quinze de novembro de mil novecentos e sessenta e nove , pensei , um dia vou ser grande na religião.
Levou algum tempo, mas descobri o quanto sou pequeno diante da grandeza da religião tradicional Yoruba.
Durante esses anos conheci muitos sacerdotes , que conseguem dançar muito bem , outros que cantam muito bem , outros que tem um bom jogo , outros que usam belas roupas , e outros que tem casas bonitas ,alguns até que colecionam jóias .
foto:eu e minha mãe,momentos antes da minha iniciação
Conheci tanta gente , conheci até pessoas que tem o igba do seu orisa feito em ouro , conheci , sacerdotes vaidosos do número de filhos que tem , e outros do numero de clientes , outros orgulhosos do numero de propriedades que possuem , outros da marca do carro que dirige , outros que até que escolheram viver em coberturas , para que os filhos de santo não os incomodassem , nas suas vidas particulares.
Conheci , pessoas muito orgulhosas das casas que foram iniciadas , mas que não fazem nada para honrar as mesmas.
Conheci tanta gente, conheci inclusive pessoas que acreditam que podem decidir pelos orisas , e até alguns que pensam serem orisas.
Isso tudo, contribuiu para a minha formação foi observando que pude definir, o caminho a ser seguido.
Peço todo dia para que o meu orisa permita -me, fazer o melhor , todos erramos , cometemos enganos , mas temos obrigação diante do nosso ori, assim como diante dos nossos Orisas , de fazermos o melhor .
Orunmila,é testemunha do meu esforço , o meu orisa é testemunha do meu esforço ,egungun é testemunha do quanto estou me esforçando.
Meu pai , jamais abrace a arvore do esquecimento , jamais esqueça das pessoas que te louvam.

Wúre Baba...