terça-feira, 4 de março de 2014

Ebó Riru e o FILA (CHAPÉU).

Aboru aboye Araba Agbaye Aworeni



Aboru aboye Araba Elebuibon 



Aboru aboye Oluwo mi



Nas famílias mais importantes do ifá no mundo, o uso do fila é considerado uma coisa bastante comum.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O Jeitinho brasileiro e o ifá.



Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola.


Muito se tem falado sobre o jogo de cintura dos brasileiros e a sua criatividade, na realidade em minha opinião o que o povo chama de jeitinho brasileiro, para mim é uma tentativa de ludibriar as regras, então se você não gosta de regras não se inicie em ifá.

Vejamos em minha caminhada vi sacerdotes com casa aberta sem Ogun assentado, vi pessoas atendendo com merindilogun sem ter Osun assentado, vi Egungun sendo assentado para quem não é iniciado e vi Ogun assentado em apartamento isto tudo faz parte do famoso jeitinho brasileiro.

Analisando com calma algumas situações por mim encontradas no dia a dia das consultas mesmo que eu quisesse não poderia fechar os olhos para tantos equívocos, uma iniciação em Iya mi, assim como uma iniciação em Egungun e ifá, tem diversos segredos na verdade quase tudo não deve ser divulgado, mas cada ato de um itefa é descrito em um odu, o odu para consagrar um iroke é diferente de um odu para consagrar um opon, assim como para consagrar um opele existe um odu que descreve a cerimonia.

O comportamento de um Babalawo assim como o de sua Iyapetebi é descrito nos versos de ifá o simples ato de colocar uma folha da boca de um cabrito consta dos versos de ifá, a higiene de um Babalawo consta dos versos de ifá, se você quer usar cabelo comprido e não de fazer a barba vai ser um roqueiro, um Babalawo segue regras e isso esta bem claro.

O jeitinho brasileiro não tem lugar no ifá, se você acha que sou chato, eu sou mesmo, se você quer enganar as pessoas e levar vantagem em tudo procure outro Egbe na nossa família seguimos regras, se você não respeita as pessoas procure outro caminho o ifá que conheço exige uma postura exemplar de seus membros não somos perfeitos, mas buscamos a perfeição o tempo todo.

É lamentável que em muitos seguimentos o nosso povo seja reconhecido no exterior pelo seu comportamento desregrado, um exemplo simples é o numero de brasileiros que ocupam as cadeias dos mais diversos países. A população carcerária internacional tem dados alarmantes sobre o povo brasileiro, é bem verdade que algumas pessoas são enganadas em outros países, mas a realidade sobre o comportamento de algumas pessoas do nosso povo dentro e fora do nosso país é vergonhosa.

O povo que curte o Big Brother e o Faustão é o mesmo que elegeu o Tiririca, é o pessoal que acha que a maconha não vicia e que pagar o pedágio das rodovias é um roubo, é o pessoal que faz o famoso “gato” na energia elétrica, dirigi os veículos sem habilitação, bebem umas cervejinhas todos os dias e não pagam suas contas.

Graças a Deus esse povo é uma minoria e a famosa lei de Gerson (levar vantagem em tudo), esta desaparecendo, o nosso povo esta acordando.

O ifá existe para contribuir para a melhora das pessoas, mas não faz vistas grossas para a falta de caráter, o ifá exige a mudança, a consciência do problema implica diretamente na responsabilidade da mudança se você não quer mudar não se informe, fique na sua insignificância, a ignorância vai justificar os seus erros.

Jeitinho brasileiro e o ifá



Muito se tem falado sobre o jogo de cintura dos brasileiros e a sua criatividade, na realidade em minha opinião o que o povo chama de jeitinho brasileiro, para mim é uma tentativa de ludibriar as regras, então se você não gosta de regras não se inicie em ifá.

Vejamos em minha caminhada vi sacerdotes com casa aberta sem Ogun assentado, vi pessoas atendendo com merindilogun sem ter Osun assentado, vi Egungun sendo assentado para quem não é iniciado e vi Ogun assentado em apartamento isto tudo faz parte do famoso jeitinho brasileiro.

Analisando com calma algumas situações por mim encontradas no dia a dia das consultas mesmo que eu quisesse não poderia fechar os olhos para tantos equívocos, uma iniciação em Iya mi, assim como uma iniciação em Egungun e ifá, tem diversos segredos na verdade quase tudo não deve ser divulgado, mas cada ato de um itefa é descrito em um odu, o odu para consagrar um iroke é diferente de um odu para consagrar um opon, assim como para consagrar um opele existe um odu que descreve a cerimonia.

O comportamento de um Babalawo assim como o de sua Iyapetebi é descrito nos versos de ifá o simples ato de colocar uma folha da boca de um cabrito consta dos versos de ifá, a higiene de um Babalawo consta dos versos de ifá, se você quer usar cabelo comprido e não de fazer a barba vai ser um roqueiro, um Babalawo segue regras e isso esta bem claro.

O jeitinho brasileiro não tem lugar no ifá, se você acha que sou chato, eu sou mesmo, se você quer enganar as pessoas e levar vantagem em tudo procure outro Egbe na nossa família seguimos regras, se você não respeita as pessoas procure outro caminho o ifá que conheço exige uma postura exemplar de seus membros não somos perfeitos, mas buscamos a perfeição o tempo todo.

É lamentável que em muitos seguimentos o nosso povo seja reconhecido no exterior pelo seu comportamento desregrado, um exemplo simples é o numero de brasileiros que ocupam as cadeias dos mais diversos países. A população carcerária internacional tem dados alarmantes sobre o povo brasileiro, é bem verdade que algumas pessoas são enganadas em outros países, mas a realidade sobre o comportamento de algumas pessoas do nosso povo dentro e fora do nosso país é vergonhosa.

O povo que curte o Big Brother e o Faustão é o mesmo que elegeu o Tiririca, é o pessoal que acha que a maconha não vicia e que pagar o pedágio das rodovias é um roubo, é o pessoal que faz o famoso “gato” na energia elétrica, dirigi os veículos sem habilitação, bebem umas cervejinhas todos os dias e não pagam suas contas.

Graças a Deus esse povo é uma minoria e a famosa lei de Gerson (levar vantagem em tudo), esta desaparecendo, o nosso povo esta acordando.

O ifá existe para contribuir para a melhora das pessoas, mas não faz vistas grossas para a falta de caráter, o ifá exige a mudança, a consciência do problema implica diretamente na responsabilidade da mudança se você não quer mudar não se informe, fique na sua insignificância, a ignorância vai justificar os seus erros.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

PROJETO
IFÁ É PARA TODOS.


Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola.


Inicio do trabalho quinze de fevereiro de 2012.

Objetivo

Diminuindo os custos de atendimento o projeto ifá é para todos compartilha com publico em geral as informações necessárias para o culto de Orunmila e o realinhamento com o destino.

O combate aos autos custos aplicado atualmente às iniciações em ifá tem como objetivo levar as informações e o atendimento para pessoas com o poder aquisitivo baixo.

Com esse projeto, jovens e idosos, assim como pessoas portadoras de deficiência físicas e mentais tem atendimento gratuito.

Seguindo as orientações de ifá estamos há dois anos viajando pelo nosso país, agende conosco a visita a sua cidade.

Quem já alcançou o topo puxa a mão do amigo para que também possa alcançar!


PROJETO
IFÁ É PARA TODOS.


Inicio do trabalho quinze de fevereiro de 2012.

Objetivo

Diminuindo os custos de atendimento o projeto ifá é para todos compartilha com publico em geral as informações necessárias para o culto de Orunmila e o realinhamento com o destino.

O combate aos autos custos aplicado atualmente às iniciações em ifá tem como objetivo levar as informações e o atendimento para pessoas com o poder aquisitivo baixo.

Com esse projeto, jovens e idosos, assim como pessoas portadoras de deficiência físicas e mentais tem atendimento gratuito.

Seguindo as orientações de ifá estamos há dois anos viajando pelo nosso país, agende conosco a visita a sua cidade.

Quem já alcançou o topo puxa a mão do amigo para que também possa alcançar!


Babalawo Ifagbaiyin Agboola

domingo, 12 de janeiro de 2014

Aboru aboye Egbe Ifá Ogbe Bara

Só hoje estou tendo oportunidade de agradecer aos babalawos e iyanifas, oje s e omo ifá do Egbe Ifá Agboola, pelo apoio e carinho nos últimos cinquentas dias.

O trabalho foi intenso e a paciência de vocês assim como a alegria e o respeito que pautou os rituais e as iniciações, assim como todos os momentos de um fraterno convívio.

Nos últimos cinquenta e dois dias participamos de mais de oitenta e três iniciações, sendo que oito delas em egungun, inúmeros itefas e isefas, assim como iniciações em Iya mi e Esu, Ogun Oya, Sango, Osun e Obatala.

Registro aqui agradecimento especial a minha iya apetebi iyanifa Ifakemi Iyanifa, que esteve sempre ao meu lado me incentivando com o seu carinho. Agradeço também ao babalawo Ifatunde Agbaiye Ajobi AgboolaLeandro Soares) a Iyanifa Iya Ifáṣinà Agboolá Ti Íyèwà, ao babalawo Ifadire Ajobi Agboola, babalawo Ifaseun Ifatunde Ajobi Agboola, babalawo Ifawolé Ajobi Agboola, iyanifa Ifadun Ajobi Agboola, babalawo Ifasegun Ajobi Agboola, omo ifá Ifáseun Oloogun Ajobí Agboolà, Ifawolé Ajobi Agboola,Cassio Miguel), Ifagbemileke Ajobi Agboola ( Fabio), Ifáwolé Ajobi Agboola (Fernando Tadeu)Ifagbemi L'ayo Ajobi Agboola ( Indaiá Nunes), Ifademilade Ajobi Agboola, (Melissa), Ifagbamila Ajobi Agboola (Fernando), Ifá Omi Niye Ajobi Agboola (Sabrina), oje Obalade Ajobi Agboola (Wilson), oje Omo N' la Ajobi Agboola Valter Dias), oje Jade Ajobi Agboola , (Carlos) oje L' ayo Ajobi Agboola ( Antonio Vieira), oje Dare Ajobi Agboola ( Marcelino), iya Kórin L'ayo (Jenifer) Ifafumilayo Ajobi Agboola (Lidiamar)e todos aqueles que ajudaram, sem vocês nada disso seria possível.


Mo dupe o

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013


Ifá tem regras.


Autor; Babalawo Ifagbaiyin Agboola
Um babalawo não usa drogas, não é alcoólatra, ele não quebra a sua palavra, ele não trai.
Um babalawo não desperdiça o seu dinheiro, um babalawo não rouba, um babalawo age com moderação.
Um babalawo é um trabalhador, um babalawo não pode ser um desocupado, um babalawo tem que ser honesto.

ÒTÚRÁ-RETE
Òtúrá-Rete controla você.
Se você nascer, tente se produzir novamente.
Òtúrá-Rete, Amuwon, Amuwon, ele que sabe que a moderação nunca entrará em desgraça.
Eu digo: Quem sabe a moderação?
Orúnmìlà diz: Ele que está trabalhando.
Eu digo: Quem sabe a moderação?
Orúnmìlà diz: Ele que não desperdiçará o dinheiro dele.
Eu digo: Quem sabe a moderação?
Orúnmìlà diz: Ele que não roubará.
Eu digo: Quem sabe a moderação?
Orúnmìlà diz: Ele que não tem dívidas.
Eu digo: Quem sabe a moderação?
Orúnmìlà diz: Aquele que nunca bebe álcool,
aquele que nunca quebra um juramento com os amigos.
Òtúrá-Rete, aquele que acorda muito cedo e medita dentro dele por causa das atividades!
Entre os espinhos e cardos,
a folha do dendezeiro se projetará para fora.
Jowóro nunca gastará todo o seu dinheiro,
Jokoje nunca será um devedor.
Se Eesan dever muito dinheiro, ele pagará a dívida.
Amuwon é o ameso, (aquele que tem um bom senso do que é certo).
“Afolabi Epega”