quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Mitos, ritos e Orunmila Il




Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola

11-As pessoas que não foram feitos para o seu Orisa, iniciados como se diz no Brasil, podem ser iniciados no culto a Egungun ?

Certamente pois todas pessoas tem antepassados, se após uma consulta a Ifa  houver a necessidade ,sim uma pessoa pode até ser iniciado como Ojé. 

12-Uma pessoa iniciada em Orisa pode ser também ser iniciada como Ojé?

Se essa for a orientação de Ifá, uma mesma pessoa pode ser inicia da em vários Orisas, assim como no culto de Egungun, e na egbe de Iya mi,Oro, podendo também ser Ojé,ou até mesmo um Apena Ogboni, tudo depende do seu odu, assim como tem pessoas que devem ser feitas e outras somente iniciadas.

13-Ifá é para todas as pessoas?

Deveria ser, mas em nosso país as pessoas desconhecem essa necessidade, mal comparando se o Orisa é  o veiculo que vai te transportar por toda uma vida, Ifá é  o mapa da estrada, a orientação, o caminho pelo qual você deve seguir com o veiculo.

14-Existe a necessidade de ter um igba ori para dar comida a minha cabeça?

Não existe essa necessidade, na realidade o igba Ori só deveria ser montado após a pessoa consultar Ifá  e ter  conhecimento de seu odu, na consagração  do igba é fundamental conhecer o odu e os Orisas que devem ser cultuados.

15-Uma pessoa pode usar um obé  em rituais de Orisa sem ser iniciado no culto de Ogum?

Na verdade eu já vi isso acontecer muito, deve ser por desconhecimento, alguns rituais se perderam, uma pessoa que não foi iniciada em Ogum não pode usar Obé, uma pessoa que não foi iniciada no culto de Osun jamais pode atender alguém com o jogo de búzios.

Assim como alguém que jamais foi iniciado como Alabe, deve tocar um instrumento de ritual religioso que foi devidamente consagrado.

Embora tudo isso seja parte do nosso dia a dia ainda existe pessoas que conhecem e praticam os rituais de forma correta.

16-Em uma casa durante os rituais de feitura de Orisa, pessoas que não foram iniciadas podem participar?

Quero deixar bem claro aqui, que uma pessoa iniciada, quando muito pode participar de uma iniciação, mas jamais deve participar de uma feitura.

17- qual a diferença entre os Obés usados em rituais de Orisa?

Foi criado uma variação de formas para consagrar os Obés, mas todo obé deve ser consagrado em Ogum, sendo assim não existe diferença entre um e outro obé, a diferença é uma opção de escolha ou uma questão de pratica no uso, conforme o ritual que vamos praticar.

18-Qual a quantia de búzios deve usada no merindilogun, para consultar os Orisas?

O próprio nome está dizendo merindilogun (dezesseis) o número dezesseis é muito importante na religião tradicional yoruba.

Existem alguns casos que podem ser consagrados mais de dezesseis búzios, isso pode acontecer, para substituir os usados em jogo por desgaste.

19-Existe uma regra que deve ser seguida na ordem dos rituais para os Orisas?

Cada situação é determinada por Ifá, se  houver a necessidade de culto a um Orisa que normalmente não é cultuado no dia a dia, devemos seguir a orientação de Orunmila; não existe uma receita cada pessoa tem seu próprio Ori,e cada Ori pode exigir um ritual diferente do outro, assim como cada Orisa,a história do bori com peixe ninguém mais aguenta, é como se todas as pessoas tivessem as mesmas necessidades em seu destino.

20-Toda pessoa tem um cargo na religião?

Na religião como na vida de um modo geral, existem diferentes funções, mas cargos só podem ser determinados por Ifá.


Mitos e ritos ll

Mitos e ritos ll
Texto: Babalawo Ifagbaiyin Agboola

11-As pessoas que não foram feitos para o seu Orisa, iniciados como se diz no Brasil, podem ser iniciados no culto a Egungun ?

Certamente pois todas pessoas tem antepassados, se após uma consulta a Ifa  houver a necessidade ,sim uma pessoa pode até ser iniciado como Ojé. 

12-Uma pessoa iniciada em Orisa pode ser também ser iniciada como Ojé?

Se essa for a orientação de Ifá, uma mesma pessoa pode ser inicia da em vários Orisas, assim como no culto de Egungun, e na egbe de Iya mi,Oro, podendo também ser Ojé,ou até mesmo um Apena Ogboni, tudo depende do seu odu, assim como tem pessoas que devem ser feitas e outras somente iniciadas.

13-Ifá é para todas as pessoas?

Deveria ser, mas em nosso país as pessoas desconhecem essa necessidade, mal comparando se o Orisa é  o veiculo que vai te transportar por toda uma vida, Ifá é  o mapa da estrada, a orientação, o caminho pelo qual você deve seguir com o veiculo.

14-Existe a necessidade de ter um igba ori para dar comida a minha cabeça?

Não existe essa necessidade, na realidade o igba Ori só deveria ser montado após a pessoa consultar Ifá  e ter  conhecimento de seu odu, na consagração  do igba é fundamental conhecer o odu e os Orisas que devem ser cultuados.

15-Uma pessoa pode usar um obé  em rituais de Orisa sem ser iniciado no culto de Ogum?

Na verdade eu já vi isso acontecer muito, deve ser por desconhecimento, alguns rituais se perderam, uma pessoa que não foi iniciada em Ogum não pode usar Obé, uma pessoa que não foi iniciada no culto de Osun jamais pode atender alguém com o jogo de búzios.

Assim como alguém que jamais foi iniciado como Alabe, deve tocar um instrumento de ritual religioso que foi devidamente consagrado.

Embora tudo isso seja parte do nosso dia a dia ainda existe pessoas que conhecem e praticam os rituais de forma correta.

16-Em uma casa durante os rituais de feitura de Orisa, pessoas que não foram iniciadas podem participar?

Quero deixar bem claro aqui, que uma pessoa iniciada, quando muito pode participar de uma iniciação, mas jamais deve participar de uma feitura.

17- qual a diferença entre os Obés usados em rituais de Orisa?

Foi criado uma variação de formas para consagrar os Obés, mas todo obé deve ser consagrado em Ogum, sendo assim não existe diferença entre um e outro obé, a diferença é uma opção de escolha ou uma questão de pratica no uso, conforme o ritual que vamos praticar.

18-Qual a quantia de búzios deve usada no merindilogun, para consultar os Orisas?

O próprio nome está dizendo merindilogun (dezesseis) o número dezesseis é muito importante na religião tradicional yoruba.

Existem alguns casos que podem ser consagrados mais de dezesseis búzios, isso pode acontecer, para substituir os usados em jogo por desgaste.

19-Existe uma regra que deve ser seguida na ordem dos rituais para os Orisas?

Cada situação é determinada por Ifá, se  houver a necessidade de culto a um Orisa que normalmente não é cultuado no dia a dia, devemos seguir a orientação de Orunmila; não existe uma receita cada pessoa tem seu próprio Ori,e cada Ori pode exigir um ritual diferente do outro, assim como cada Orisa,a história do bori com peixe ninguém mais aguenta, é como se todas as pessoas tivessem as mesmas necessidades em seu destino.

20-Toda pessoa tem um cargo na religião?

Na religião como na vida de um modo geral, existem diferentes funções, mas cargos só podem ser determinados por Ifá.


Mitos e ritos ll

Mitos e ritos ll


11-As pessoas que não foram feitos para o seu Orisa, iniciados como se diz no Brasil, podem ser iniciados no culto a Egungun ?

Certamente pois todas pessoas tem antepassados, se após uma consulta a Ifa  houver a necessidade ,sim uma pessoa pode até ser iniciado como Ojé. 

12-Uma pessoa iniciada em Orisa pode ser também ser iniciada como Ojé?

Se essa for a orientação de Ifá, uma mesma pessoa pode ser inicia da em vários Orisas, assim como no culto de Egungun, e na egbe de Iya mi,Oro, podendo também ser Ojé,ou até mesmo um Apena Ogboni, tudo depende do seu odu, assim como tem pessoas que devem ser feitas e outras somente iniciadas.

13-Ifá é para todas as pessoas?

Deveria ser, mas em nosso país as pessoas desconhecem essa necessidade, mal comparando se o Orisa é  o veiculo que vai te transportar por toda uma vida, Ifá é  o mapa da estrada, a orientação, o caminho pelo qual você deve seguir com o veiculo.

14-Existe a necessidade de ter um igba ori para dar comida a minha cabeça?

Não existe essa necessidade, na realidade o igba Ori só deveria ser montado após a pessoa consultar Ifá  e ter  conhecimento de seu odu, na consagração  do igba é fundamental conhecer o odu e os Orisas que devem ser cultuados.

15-Uma pessoa pode usar um obé  em rituais de Orisa sem ser iniciado no culto de Ogum?

Na verdade eu já vi isso acontecer muito, deve ser por desconhecimento, alguns rituais se perderam, uma pessoa que não foi iniciada em Ogum não pode usar Obé, uma pessoa que não foi iniciada no culto de Osun jamais pode atender alguém com o jogo de búzios.

Assim como alguém que jamais foi iniciado como Alabe, deve tocar um instrumento de ritual religioso que foi devidamente consagrado.

Embora tudo isso seja parte do nosso dia a dia ainda existe pessoas que conhecem e praticam os rituais de forma correta.

16-Em uma casa durante os rituais de feitura de Orisa, pessoas que não foram iniciadas podem participar?

Quero deixar bem claro aqui, que uma pessoa iniciada, quando muito pode participar de uma iniciação, mas jamais deve participar de uma feitura.

17- qual a diferença entre os Obés usados em rituais de Orisa?

Foi criado uma variação de formas para consagrar os Obés, mas todo obé deve ser consagrado em Ogum, sendo assim não existe diferença entre um e outro obé, a diferença é uma opção de escolha ou uma questão de pratica no uso, conforme o ritual que vamos praticar.

18-Qual a quantia de búzios deve usada no merindilogun, para consultar os Orisas?

O próprio nome está dizendo merindilogun (dezesseis) o número dezesseis é muito importante na religião tradicional yoruba.

Existem alguns casos que podem ser consagrados mais de dezesseis búzios, isso pode acontecer, para substituir os usados em jogo por desgaste.

19-Existe uma regra que deve ser seguida na ordem dos rituais para os Orisas?

Cada situação é determinada por Ifá, se  houver a necessidade de culto a um Orisa que normalmente não é cultuado no dia a dia, devemos seguir a orientação de Orunmila; não existe uma receita cada pessoa tem seu próprio Ori,e cada Ori pode exigir um ritual diferente do outro, assim como cada Orisa,a história do bori com peixe ninguém mais aguenta, é como se todas as pessoas tivessem as mesmas necessidades em seu destino.

20-Toda pessoa tem um cargo na religião?

Na religião como na vida de um modo geral, existem diferentes funções, mas cargos só podem ser determinados por Ifá.


Mitos e ritos ll

Mitos e ritos ll


11-As pessoas que não foram feitos para o seu Orisa, iniciados como se diz no Brasil, podem ser iniciados no culto a Egungun ?

Certamente pois todas pessoas tem antepassados, se após uma consulta a Ifa  houver a necessidade ,sim uma pessoa pode até ser iniciado como Ojé. 

12-Uma pessoa iniciada em Orisa pode ser também ser iniciada como Ojé?

Se essa for a orientação de Ifá, uma mesma pessoa pode ser inicia da em vários Orisas, assim como no culto de Egungun, e na egbe de Iya mi,Oro, podendo também ser Ojé,ou até mesmo um Apena Ogboni, tudo depende do seu odu, assim como tem pessoas que devem ser feitas e outras somente iniciadas.

13-Ifá é para todas as pessoas?

Deveria ser, mas em nosso país as pessoas desconhecem essa necessidade, mal comparando se o Orisa é  o veiculo que vai te transportar por toda uma vida, Ifá é  o mapa da estrada, a orientação, o caminho pelo qual você deve seguir com o veiculo.

14-Existe a necessidade de ter um igba ori para dar comida a minha cabeça?

Não existe essa necessidade, na realidade o igba Ori só deveria ser montado após a pessoa consultar Ifá  e ter  conhecimento de seu odu, na consagração  do igba é fundamental conhecer o odu e os Orisas que devem ser cultuados.

15-Uma pessoa pode usar um obé  em rituais de Orisa sem ser iniciado no culto de Ogum?

Na verdade eu já vi isso acontecer muito, deve ser por desconhecimento, alguns rituais se perderam, uma pessoa que não foi iniciada em Ogum não pode usar Obé, uma pessoa que não foi iniciada no culto de Osun jamais pode atender alguém com o jogo de búzios.

Assim como alguém que jamais foi iniciado como Alabe, deve tocar um instrumento de ritual religioso que foi devidamente consagrado.

Embora tudo isso seja parte do nosso dia a dia ainda existe pessoas que conhecem e praticam os rituais de forma correta.

16-Em uma casa durante os rituais de feitura de Orisa, pessoas que não foram iniciadas podem participar?

Quero deixar bem claro aqui, que uma pessoa iniciada, quando muito pode participar de uma iniciação, mas jamais deve participar de uma feitura.

17- qual a diferença entre os Obés usados em rituais de Orisa?

Foi criado uma variação de formas para consagrar os Obés, mas todo obé deve ser consagrado em Ogum, sendo assim não existe diferença entre um e outro obé, a diferença é uma opção de escolha ou uma questão de pratica no uso, conforme o ritual que vamos praticar.

18-Qual a quantia de búzios deve usada no merindilogun, para consultar os Orisas?

O próprio nome está dizendo merindilogun (dezesseis) o número dezesseis é muito importante na religião tradicional yoruba.

Existem alguns casos que podem ser consagrados mais de dezesseis búzios, isso pode acontecer, para substituir os usados em jogo por desgaste.

19-Existe uma regra que deve ser seguida na ordem dos rituais para os Orisas?

Cada situação é determinada por Ifá, se  houver a necessidade de culto a um Orisa que normalmente não é cultuado no dia a dia, devemos seguir a orientação de Orunmila; não existe uma receita cada pessoa tem seu próprio Ori,e cada Ori pode exigir um ritual diferente do outro, assim como cada Orisa,a história do bori com peixe ninguém mais aguenta, é como se todas as pessoas tivessem as mesmas necessidades em seu destino.

20-Toda pessoa tem um cargo na religião?

Na religião como na vida de um modo geral, existem diferentes funções, mas cargos só podem ser determinados por Ifá.


terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Homenagem a um grande Bàbàláwo

Homenagem a um grande  Bàbàláwo

          ISEFÁ E ITÉFÁ


 Babalawo Ifagbaiyin Agboola

Varias pessoas me perguntam no Messenger sobre Isefá ! Tentarei responder na integra e na linguagem mais simples possível !

É a cerimônia a onde a pessoa comum, seja iniciada no orisa ou não! Depois do Isefá passa a ser reconhecida no culto de Ifá como Ómó Keke Awo Ifá ! A pessoa passa a saber seu Odú Méjí, Que é transitório e não permanente. Em suma uma Harmonização entre o ser humano e o seu atual destino que será cultuado, para uma vida nova dentro do culto e fora. Ou seja uma fase de aprimoração  espiritual e entendimento pessoal.

Respeitando os ewos de seu Odú-Ifá, E as normas de conduta no seu cotidiano espiritual e material, para a sua total harmonia! Entre o profano e o sagrado. Até um dia a pedido de Odú e Ifá e de sua aprimoração, e entendimento entre para outras cerimônias do culto de Ifá.

Ìtéfá -Ìtélodú - ou Ìgbódú

Esta é a segunda cerimonia no culto de Ifá (Iniciação)

Dentro de Inúmeras vantagens e Èéwos do Ìtéfa descrevo algumas mais importantes!

Dar ao iniciado o Àsé em qualquer dos caminhos escolhidos por ele!

Mostrar o caminho mais fácil, para obter por ele desejadas e predestinadas pelo seu Òdú! Ter a oportunidade de reconhecer a originalidade e a singularidade em toda a sua individualidade! Aprendizado para medir as suas realizações na vida em frente de seu destino! Dar-lhe capacidade para saber com que o seu futuro se parecerá! Ensinar-lhe como buscar a proteção das deidades! E ensinar-lhe a dominar tudo sobre seu destino e futuro! (desde que cumpra os Èéwos normais do culto fora os do seu Òdú pessoal) Embora Ifá faça todas estas coisas através do Ìtéfa Ha responsabilidades e Èéwos que tem que ser respeitados e obedecidos para todos os iniciados ÓMÓ-AWO, BABA IFÁ, E OS NÃO SACERDOTES! Em forma de conduta que tem que ser seguidas estritamente!

IFÁ DIZ ATRAVES DO ÒDÚ OGBÈ-ATÉ

Ogbè w n`Ifáàà té K`àra ó ró wá, mo Gbá, mo téní ìrègún Ifá! Díá fún Òrúnmìlà bàbá yòó té ómó ré n`Ifá ! Wón sákáalé, ébó ní síse Ó gbé`bó rúbó, Nigbaàti mo gbà Bàbá à mí si té mí, Aìlógbón nínù, Àìmèrò níkùn ! Níí mú`níí wó Ìgbodù, Lééméta ! Bí a bá e Ifá tán ,Èése ti òró Èsú Ódàrà fi kù, Ifá? Bí a bá té Ifá tán, A kíí fí àiákú igbà á gu ópé, A kíí bé ludó láì mó`wé, A kíí rí íku nílé ká rotí bóó! A kíí fé obinrin Awo, A kíí gba aya ìsègún! A ó gbódó mú obìnrín abóré wóle!
Kélékélé lóó fé, A ò gbódó bá obinrin ìmùlé éni sèké ! Olúwo éni kíí bí ní lóró ká sé, Koiko ti erín gbérí mó! Òrúnmìlà lo té Akódá ! Ó té Asédá! Ó té Àràbà ! Òrúnmìlá Àgbónnìègún Olójo Ìgbón, Oun nìkan sósó la ò mó éni tó téé , Njé bí a bá té mí tán! Máá tún`ra mí té! Èèwó tí a bá ká fún mí! Máá gbó títé l até mí , Máá tùn`ra mí té o! !

Tradução dos dizeres de Ifá no Oriki do Òdú Ogbé

Ogbè, Venha e seja iniciado para ficar confortavell ! Levar uma mão de Ifá, ser iniciado totalmente é o orgulho que a tem em Ifá! Foram quem consultou Ifá para Òrúnmìlà, Quando ele planejou íniciar a sua criança! Òrúnmìlá foi aconselhado a oferecer sacrificio! Ele concordou e ofereceu o sacrificio, Quando eu recebi uma mão de Ifá. Meu pai execultou o Ìtélódú então para min falat de sabedoria! Falta de pensamentoprofundo, Foi o que fez alguém a ser iniciada repentinamente em três ocasiões! Depois de ser iniciado Èsú Ódàrà precisa ser levado a sério; por que Èsú Ódàrà deve ser dado consideração extra? depois de ser iniciado, Nós não deveremos usar o lado esterno para torcer uma corda para escalar um dendezeiro. NÓS NÃO DEVEREMOS PULAR NO RIO SEM SABER NADAR!! Nós não devemos nos arriscar ímpropriamente que não possa valer a pena! Nós não devemos desejar a esposa de um Awo! Nós não devemos desejar a esposa de um curandeiro! Nós não devemos ter conhecimento do canal ilicito da esposa de um ritualista! Nós não devemos planejar o mal contra nosso inimigo com a sua esposa! Nós não devemos mentir pro nosso Olúwo! Qualquer coisa que tenha sido exaustivamente dirigida! Órúnmìlá foi quem iniciou Akóda! Ele iniciou tambem Asédá ! Ele igualmente íníciou Àràbà! Só Órúnmìlá Àgbónnirègun foi a pessoa que nós não conheçemos que iniciou Agora, depois que eu fui iniciado! Eu complementarei isto com a auto-íníciação! Todas essas coisas que são meus TABUS eu os evitarei seguramente, eu fui iniciado,eu me re-iniciarei sozinho!

Esse texto foi reproduzido,conforme escrito pelo Bàbàláwo Ifámileke Kolawole Agboolà,meu amigo e irmão, pessoa dedicada, pesquisador e sacerdote; no odu iwori ofun diz que devemos respeitar quem merece, Ifamileke à você todo meu respeito!
Para contato-ifamileke@gmail.com                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     
Meu querido irmão, na entrada de ano me lembrei de você, e pedi a Soponnan e Osun por você, pedi que seu ano seja de muito sucesso, alegria, saúde e felicidade, o sol sempre vai brilhar para todos, que esse ano ele brilhe especialmente para você.
Ifa gbe wa,o...


Bàbàláwo Ifágbaíyin

Homenagem a um grande Bàbàláwo

Homenagem a um grande  Bàbàláwo

          ISEFÁ E ITÉFÁ

Varias pessoas me perguntam no Messenger sobre Isefá ! Tentarei responder na integra e na linguagem mais simples possível !

É a cerimônia a onde a pessoa comum, seja iniciada no orisa ou não! Depois do Isefá passa a ser reconhecida no culto de Ifá como Ómó Keke Awo Ifá ! A pessoa passa a saber seu Odú Méjí, Que é transitório e não permanente. Em suma uma Harmonização entre o ser humano e o seu atual destino que será cultuado, para uma vida nova dentro do culto e fora. Ou seja uma fase de aprimoração  espiritual e entendimento pessoal.

Respeitando os ewos de seu Odú-Ifá, E as normas de conduta no seu cotidiano espiritual e material, para a sua total harmonia! Entre o profano e o sagrado. Até um dia a pedido de Odú e Ifá e de sua aprimoração, e entendimento entre para outras cerimônias do culto de Ifá.

Ìtéfá -Ìtélodú - ou Ìgbódú

Esta é a segunda cerimonia no culto de Ifá (Iniciação)

Dentro de Inúmeras vantagens e Èéwos do Ìtéfa descrevo algumas mais importantes!

Dar ao iniciado o Àsé em qualquer dos caminhos escolhidos por ele!

Mostrar o caminho mais fácil, para obter por ele desejadas e predestinadas pelo seu Òdú! Ter a oportunidade de reconhecer a originalidade e a singularidade em toda a sua individualidade! Aprendizado para medir as suas realizações na vida em frente de seu destino! Dar-lhe capacidade para saber com que o seu futuro se parecerá! Ensinar-lhe como buscar a proteção das deidades! E ensinar-lhe a dominar tudo sobre seu destino e futuro! (desde que cumpra os Èéwos normais do culto fora os do seu Òdú pessoal) Embora Ifá faça todas estas coisas através do Ìtéfa Ha responsabilidades e Èéwos que tem que ser respeitados e obedecidos para todos os iniciados ÓMÓ-AWO, BABA IFÁ, E OS NÃO SACERDOTES! Em forma de conduta que tem que ser seguidas estritamente!

IFÁ DIZ ATRAVES DO ÒDÚ OGBÈ-ATÉ

Ogbè w n`Ifáàà té K`àra ó ró wá, mo Gbá, mo téní ìrègún Ifá! Díá fún Òrúnmìlà bàbá yòó té ómó ré n`Ifá ! Wón sákáalé, ébó ní síse Ó gbé`bó rúbó, Nigbaàti mo gbà Bàbá à mí si té mí, Aìlógbón nínù, Àìmèrò níkùn ! Níí mú`níí wó Ìgbodù, Lééméta ! Bí a bá e Ifá tán ,Èése ti òró Èsú Ódàrà fi kù, Ifá? Bí a bá té Ifá tán, A kíí fí àiákú igbà á gu ópé, A kíí bé ludó láì mó`wé, A kíí rí íku nílé ká rotí bóó! A kíí fé obinrin Awo, A kíí gba aya ìsègún! A ó gbódó mú obìnrín abóré wóle!
Kélékélé lóó fé, A ò gbódó bá obinrin ìmùlé éni sèké ! Olúwo éni kíí bí ní lóró ká sé, Koiko ti erín gbérí mó! Òrúnmìlà lo té Akódá ! Ó té Asédá! Ó té Àràbà ! Òrúnmìlá Àgbónnìègún Olójo Ìgbón, Oun nìkan sósó la ò mó éni tó téé , Njé bí a bá té mí tán! Máá tún`ra mí té! Èèwó tí a bá ká fún mí! Máá gbó títé l até mí , Máá tùn`ra mí té o! !

Tradução dos dizeres de Ifá no Oriki do Òdú Ogbé

Ogbè, Venha e seja iniciado para ficar confortavell ! Levar uma mão de Ifá, ser iniciado totalmente é o orgulho que a tem em Ifá! Foram quem consultou Ifá para Òrúnmìlà, Quando ele planejou íniciar a sua criança! Òrúnmìlá foi aconselhado a oferecer sacrificio! Ele concordou e ofereceu o sacrificio, Quando eu recebi uma mão de Ifá. Meu pai execultou o Ìtélódú então para min falat de sabedoria! Falta de pensamentoprofundo, Foi o que fez alguém a ser iniciada repentinamente em três ocasiões! Depois de ser iniciado Èsú Ódàrà precisa ser levado a sério; por que Èsú Ódàrà deve ser dado consideração extra? depois de ser iniciado, Nós não deveremos usar o lado esterno para torcer uma corda para escalar um dendezeiro. NÓS NÃO DEVEREMOS PULAR NO RIO SEM SABER NADAR!! Nós não devemos nos arriscar ímpropriamente que não possa valer a pena! Nós não devemos desejar a esposa de um Awo! Nós não devemos desejar a esposa de um curandeiro! Nós não devemos ter conhecimento do canal ilicito da esposa de um ritualista! Nós não devemos planejar o mal contra nosso inimigo com a sua esposa! Nós não devemos mentir pro nosso Olúwo! Qualquer coisa que tenha sido exaustivamente dirigida! Órúnmìlá foi quem iniciou Akóda! Ele iniciou tambem Asédá ! Ele igualmente íníciou Àràbà! Só Órúnmìlá Àgbónnirègun foi a pessoa que nós não conheçemos que iniciou Agora, depois que eu fui iniciado! Eu complementarei isto com a auto-íníciação! Todas essas coisas que são meus TABUS eu os evitarei seguramente, eu fui iniciado,eu me re-iniciarei sozinho!

Esse texto foi reproduzido,conforme escrito pelo Bàbàláwo Ifámileke Kolawole Agboolà,meu amigo e irmão, pessoa dedicada, pesquisador e sacerdote; no odu iwori ofun diz que devemos respeitar quem merece, Ifamileke à você todo meu respeito!
Para contato-ifamileke@gmail.com                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     
Meu querido irmão, na entrada de ano me lembrei de você, e pedi a Soponnan e Osun por você, pedi que seu ano seja de muito sucesso, alegria, saúde e felicidade, o sol sempre vai brilhar para todos, que esse ano ele brilhe especialmente para você.
Ifa gbe wa,o...


Bàbàláwo Ifágbaíyin

Homenagem a um grande Bàbàláwo

Homenagem a um grande  Bàbàláwo

          ISEFÁ E ITÉFÁ

Varias pessoas me perguntam no Messenger sobre Isefá ! Tentarei responder na integra e na linguagem mais simples possível !

É a cerimônia a onde a pessoa comum, seja iniciada no orisa ou não! Depois do Isefá passa a ser reconhecida no culto de Ifá como Ómó Keke Awo Ifá ! A pessoa passa a saber seu Odú Méjí, Que é transitório e não permanente. Em suma uma Harmonização entre o ser humano e o seu atual destino que será cultuado, para uma vida nova dentro do culto e fora. Ou seja uma fase de aprimoração  espiritual e entendimento pessoal.

Respeitando os ewos de seu Odú-Ifá, E as normas de conduta no seu cotidiano espiritual e material, para a sua total harmonia! Entre o profano e o sagrado. Até um dia a pedido de Odú e Ifá e de sua aprimoração, e entendimento entre para outras cerimônias do culto de Ifá.

Ìtéfá -Ìtélodú - ou Ìgbódú

Esta é a segunda cerimonia no culto de Ifá (Iniciação)

Dentro de Inúmeras vantagens e Èéwos do Ìtéfa descrevo algumas mais importantes!

Dar ao iniciado o Àsé em qualquer dos caminhos escolhidos por ele!

Mostrar o caminho mais fácil, para obter por ele desejadas e predestinadas pelo seu Òdú! Ter a oportunidade de reconhecer a originalidade e a singularidade em toda a sua individualidade! Aprendizado para medir as suas realizações na vida em frente de seu destino! Dar-lhe capacidade para saber com que o seu futuro se parecerá! Ensinar-lhe como buscar a proteção das deidades! E ensinar-lhe a dominar tudo sobre seu destino e futuro! (desde que cumpra os Èéwos normais do culto fora os do seu Òdú pessoal) Embora Ifá faça todas estas coisas através do Ìtéfa Ha responsabilidades e Èéwos que tem que ser respeitados e obedecidos para todos os iniciados ÓMÓ-AWO, BABA IFÁ, E OS NÃO SACERDOTES! Em forma de conduta que tem que ser seguidas estritamente!

IFÁ DIZ ATRAVES DO ÒDÚ OGBÈ-ATÉ

Ogbè w n`Ifáàà té K`àra ó ró wá, mo Gbá, mo téní ìrègún Ifá! Díá fún Òrúnmìlà bàbá yòó té ómó ré n`Ifá ! Wón sákáalé, ébó ní síse Ó gbé`bó rúbó, Nigbaàti mo gbà Bàbá à mí si té mí, Aìlógbón nínù, Àìmèrò níkùn ! Níí mú`níí wó Ìgbodù, Lééméta ! Bí a bá e Ifá tán ,Èése ti òró Èsú Ódàrà fi kù, Ifá? Bí a bá té Ifá tán, A kíí fí àiákú igbà á gu ópé, A kíí bé ludó láì mó`wé, A kíí rí íku nílé ká rotí bóó! A kíí fé obinrin Awo, A kíí gba aya ìsègún! A ó gbódó mú obìnrín abóré wóle!
Kélékélé lóó fé, A ò gbódó bá obinrin ìmùlé éni sèké ! Olúwo éni kíí bí ní lóró ká sé, Koiko ti erín gbérí mó! Òrúnmìlà lo té Akódá ! Ó té Asédá! Ó té Àràbà ! Òrúnmìlá Àgbónnìègún Olójo Ìgbón, Oun nìkan sósó la ò mó éni tó téé , Njé bí a bá té mí tán! Máá tún`ra mí té! Èèwó tí a bá ká fún mí! Máá gbó títé l até mí , Máá tùn`ra mí té o! !

Tradução dos dizeres de Ifá no Oriki do Òdú Ogbé

Ogbè, Venha e seja iniciado para ficar confortavell ! Levar uma mão de Ifá, ser iniciado totalmente é o orgulho que a tem em Ifá! Foram quem consultou Ifá para Òrúnmìlà, Quando ele planejou íniciar a sua criança! Òrúnmìlá foi aconselhado a oferecer sacrificio! Ele concordou e ofereceu o sacrificio, Quando eu recebi uma mão de Ifá. Meu pai execultou o Ìtélódú então para min falat de sabedoria! Falta de pensamentoprofundo, Foi o que fez alguém a ser iniciada repentinamente em três ocasiões! Depois de ser iniciado Èsú Ódàrà precisa ser levado a sério; por que Èsú Ódàrà deve ser dado consideração extra? depois de ser iniciado, Nós não deveremos usar o lado esterno para torcer uma corda para escalar um dendezeiro. NÓS NÃO DEVEREMOS PULAR NO RIO SEM SABER NADAR!! Nós não devemos nos arriscar ímpropriamente que não possa valer a pena! Nós não devemos desejar a esposa de um Awo! Nós não devemos desejar a esposa de um curandeiro! Nós não devemos ter conhecimento do canal ilicito da esposa de um ritualista! Nós não devemos planejar o mal contra nosso inimigo com a sua esposa! Nós não devemos mentir pro nosso Olúwo! Qualquer coisa que tenha sido exaustivamente dirigida! Órúnmìlá foi quem iniciou Akóda! Ele iniciou tambem Asédá ! Ele igualmente íníciou Àràbà! Só Órúnmìlá Àgbónnirègun foi a pessoa que nós não conheçemos que iniciou Agora, depois que eu fui iniciado! Eu complementarei isto com a auto-íníciação! Todas essas coisas que são meus TABUS eu os evitarei seguramente, eu fui iniciado,eu me re-iniciarei sozinho!

Esse texto foi reproduzido,conforme escrito pelo Bàbàláwo Ifámileke Kolawole Agboolà,meu amigo e irmão, pessoa dedicada, pesquisador e sacerdote; no odu iwori ofun diz que devemos respeitar quem merece, Ifamileke à você todo meu respeito!
Para contato-ifamileke@gmail.com                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     
Meu querido irmão, na entrada de ano me lembrei de você, e pedi a Soponnan e Osun por você, pedi que seu ano seja de muito sucesso, alegria, saúde e felicidade, o sol sempre vai brilhar para todos, que esse ano ele brilhe especialmente para você.
Ifa gbe wa,o...


Bàbàláwo Ifágbaíyin