IYA ODU O MAIS IMPORTANTE DE TODOS ORISAS
Ìyá mi Odùlógbòjé
Iya Odu, o mais importante assentamento no culto aos orisas, representa a capacidade adquirida pelo babalawo, de fazer qualquer orisa mesmo não tendo o assentamento.
Como explicar isso, todo orisa nasce em um odu, se o babalawo tem o assentamento de iya odu ele pode tefar o odu de origem de qualquer orisa.
Umas das diferenças entre um babalawo e um babalorisa, é que um babalorisa, só pode assentar orisás que ele foi iniciado ou feito, um babalawo pode assentar qualquer orisa,mesmo não tendo o assentamento.
Basta que ele tenha conhecimento e o assentamento de Iya odu.
Em território Yoruba algumas famílias do culto a ifá consideram que um awo que não tenha sido apresentado para Iya odu durante o seu Itefa, não é reconhecido como babalawo.
Segue textos de grandes autores sobre Iya odu.
J.Johnson (Dennett,196:253)
O Igbadu é um cabaça coberta, contendo quatro
vasinhos de casca de côco, cortada cada uma em dois pelo, meio, e que contém ,
além de algo desconhecido para não iniciados, um com um pouco de barro,
outro um carvãozinho, e ainda outro com um pouco de camwood29
o todo
representando ou pretendendo representar alguns atributos divinos e que, junto
com os vasinhos que os contém, simbolizam os quatros principais odús- Eji
Ogbe, Oyeku, Meji, Iwori Meji, e Odi Meji, e essa cabaça é depositada em um
bem preparada e especial caixa de madeira denominada Apere.
A caixa é considerada como muito sagrada e como uma insígnia da divindades, sendo
também reverenciada .
Não é aberta nunca exceto em ocasiões muito especiais e importantes, como quando uma séria divergência.
Tem de ser dirimida, e não sem mãos lavadas o frequentemente com oferenda de sangue a ela é feita.
O cômodo onde é depositada é considerado tão sagrado que nenhuma mulher e
tão pouco nenhum homem não iniciado têm permissão para nele entrar, e a
porta que á ele dá acesso é geralmente embelezada com coloridos de giz e carvão vegetal, dando-lhe uma aparência sarapintada.
Epega (1931:16)
Igba Odu (cabaça de Odu)
Também é chamada, Igba Iwa (a cabaça o Recipiente da Existência) Nessa
cabaça, miraculosas magias são armazenadas por um grande babalawô que dá
instruções de como deve ser reverenciadas, com a estrita advertência, é claro, de
que jamais deveria ser aberta a menos que o devoto esteja extraordinariamente
angustiado e, por conseguinte, ansioso para deixar este mundo. Igba Iwa é feita
de tal sorte que não seja facilmente aberta.
Adivinhos de Meko disseram que seus odu são dife rentes dos
desenhados e descritos por
Maupoil (1943: 168-170.
Disseram que consiste de
uma cabaça branca coberta contendo uma grosseira figura de barro, parecida
com aquelas que representem Ẹșụ e é mantida sobre uma plataforma de barro
(Itage) e em um quarto especial (Iyara Odú) no qual apenas devotos de Ifá
podem entrar. A cabaça é aberta a cada ano durante o festival anula, ocasião em
que um animal é a ela sacrificado, mas é muito perigosa e mulheres e homens
jovens não podem adentrar o sacrário onde é conservada.
Divinadores de Ilessa
também conservam seus odús em uma cabaça, dentro um cômodo especial.
Texto: IFÁ DIVINATION – WILLIAM BASCON
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credite a autoria dos textos. Obrigado
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