CONVERSA COM OLOYE IFAKOYA.
Ontem conversei com o presidente do conselho nacional de ifá, o Oloye Awo Ifakoya Oyekanmi Oyekale ele me autorizou a começar o trabalho do conselho de ética.
Tenho uma ansiedade muito grande em ver esse trabalho sendo desenvolvido, a posse da presidência vai acontecer em meados de novembro, mas a questão do ifá no Brasil esta se tornando muito complicada, e vamos começar a preparação do trabalho do conselho de ética.
O presidente escreveu que precisamos coibir algumas situações que prejudicam a imagem do ifá em nosso país.
Fui convidado pelo irmão Ifakoya para presidir o conselho de ética, isso me deixou muito feliz, o convite e a demonstração de confiança do meu irmão me faz refletir sobre a responsabilidade que temos com nossos irmãos.
A divulgação de algumas questões é fundamental para a manutenção de uma cultura em alinhamento com a tradição religiosa Yoruba.
Esclarecimentos devem ser dados para os simpatizantes e iniciados no culto a ifá, devemos satisfações a sociedade e o conselho nacional de Ifá vai assumir uma postura com essa finalidade.
1-Recentemente vi uma serie de fotos no facebook mostrando um passo a passo de como montar um ojúbo de egungun.
a- A pessoa quando iniciada no culto de egungun como oje ou omo isan, é vendada antes de entrar na sala onde ela jura que não vai divulgar os segredos, o conhecimento deve ser passado para quem cumpre o juramento.
b- O culto a egungun é secreto e deve ser mantido assim, a divulgação desse tipo de foto ofende os nossos antepassados e vulgariza as cerimonias.
c- O fato de tais fotos serem divulgadas no facebook responsabiliza diretamente o Oluwo que iniciou a pessoa que postou as fotos, caracterizando uma falta de respeito com as tradições e com os demais iniciados no culto de egungun.
d- O fato de ainda não estar regularizado o conselho nacional de ifá, não impede que eu demonstre aqui a indignação dos membros do conselho diante desse absurdo.
e- Essas fotos nos permite imaginar o despreparo e a falta de responsabilidade com o sagrado.
2- Com respeito ao outro episodio onde uma quantidade de fotos foram apresentadas no facebook, mostrando orisás do candomblé vestidos em um ato de apresentação de um babalawo recém- iniciado
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a- A falta de conhecimento implica em uma improvisação ridícula que prejudica a imagem do ifá.
b- A coragem dessas pessoas que criam rituais e inventam regras é desprezada e coibida violentamente por quem respeita as tradições e os antepassados, tais pessoas antes de expor o nome de suas famílias deveriam refletir que estão submetendo ao ridículo, gerações e gerações de antepassados.
c- O prejuízo se estende a todas as pessoas que cultuam ifá e orisás, a vergonha atingia todos, temos que combater tais atitudes e buscar uma forma de afastar essas pessoas de nosso convívio.
d- Na religião tradicional yoruba não existe nenhum ritual durante a cerimonia do itefa ou isefa que orisás confirmem a feitura de um babalawo as fotos apresentadas no facebook caracterizam a falta de conhecimento do sacerdote e demonstra que a imaginação do mesmo substitui a capacidade e o preparo para a realização das cerimonias.
Na tentativa de esclarecer os nossos amigos que entraram em contato através de e-mail denunciando essas situações descritas, assumimos aqui uma posição não como vice-presidente do conselho nacional de ifá e presidente do conselho de ética, mas sim de alguém que se indigna diante de tanta loucura e ousadia com o sagrado.
É responsabilidade de todo awo manter a verdade acima de tudo, um Ogboni não aceita esse tipo de ofensa com a nossa fé, com os nossos orisas e com os nossos antepassados.
Dentro do igbo odu é feito um juramento, devemos honrar o compromisso assumido.
Que Ajagunmale julgue os infratores.
Ogboni ekun.