Iniciação em Ifá e suas vantagens, quem deve ser iniciado.
Durante o período que estive na Nigéria, um fato em especial me chamou a atenção, o número de pessoas pertencentes a outras religiões que é iniciado em Ifá é muito grande.
Na cidade de Lagos conheci várias pessoas iniciadas em Ifá que não pertencem a nossa religião, pensando sobre essa situação em especial, resolvi escrever sobre as vantagens de ser iniciado em Ifá.
Que benefício eu posso ter sendo iniciado em Ifá?
Essa pergunta eu já ouvi inúmeras vezes.
Eu costumo dizer que sair para uma viagem sem ter conhecimento da estrada, sem ter um mapa é complicado, as chances de você se perder, pegar o caminho errado, é muito grande.
Quando uma pessoa é iniciada, eu costumo comparar ao fato de você receber o mapa da estrada antes de partir em uma viagem, isso vai certamente facilitar bastante o seu deslocamento.
Qualquer pessoa, em qualquer momento de suas vidas pode ser iniciada em Ifá, independente de sua religião, a pessoa tem inúmeras vantagens em ser iniciada, mas a mais importante é o autoconhecimento.
Vou tentar responder em um breve texto as curiosidades que normalmente as pessoas têm em ralação a iniciação, ou em relação ao Isefá.
Você quando é iniciado por um Babalawo em Ifá você não perde a ligação com o seu Babalorisa se você for iniciado em Orisa, o culto a Ifá pode acontecer paralelamente ao culto a Orisa.
Durante a iniciação a pessoa recebe muitas informações sobre o seu destino, o caminho que deve seguir fica mais claro; vou citar aqui uma parte de um texto que faz parte do nosso blog pertencente ao Babalawo Ifamileke Agboola, quando ele explica sobre o odu,ele descreve (transitório e não permanente). Em suma uma Harmonização entre o ser humano e o seu atual destino que será cultuado, para uma vida nova dentro do culto e fora.
Respeitando os ewos (proibições) de seu Odú Ifá, e as normas de conduta no seu cotidiano espiritual e material, para a sua total harmonia, entre o profano e o sagrado.
Uma pessoa quando é iniciada em Ifá passa por alguns rituais, dependendo da orientação o isefá pode levar de um a três dias em média pode ou não exigir entre os rituais um bori e muitas vezes pode indicar o oferecimento de um agrado aos antepassados ou a um orisa determinado, na maioria das vezes a pessoa não necessita ficar recolhida, é claro que de uma pessoa para outra pode haver grandes mudanças nos rituais.
Na verdade cada pessoa tem um destino, e naquele momento a orientação de Ifá não segue uma regra ou receita milagrosa, para cada pessoa os rituais podem exigir uma sequencia completamente distinta da outra, mas o objetivo final é alinhar a pessoa com o seu destino, passar para ela a Orientação de ifá trazendo à luz a vida do inciado.
Uma pessoa deveria ser iniciada em Ifá antes de ser iniciada em Orisa, normalmente em território Yoruba é isso que acontece, o fato de uma pessoa ser iniciada em um Orisa que não é um daqueles indicado no seu odu pode trazer problemas, criando uma situação em alguns casos, de prejuízos, financeiros, afetivos, emocionais e até mentais.
O não alinhamento com o seu odu, e o distanciamento dos Orisas que deveriam ser cultuados, pode ser bastante prejudicial; e a questão pode ser mais abrangente criando situações bastante complicadas para o individuo, na realidade, a grande maioria das pessoas desconhece que está cultuando os Orisa errado, e não sabe a dimensão do que isso representa em sua vida.
Isso implica em um comportamento onde a pessoa nesse momento pode estar sendo totalmente indiferente a os Orisas que fazem parte do seu destino.
Imagine o seguinte exemplo, um filho de Ogun, trabalhando em um trabalho burocrático passando o dia todo sentado fazendo calculose e atendendo telefone, esse tipo de situação caracteriza ou um erro de feitura ou na pior hipótese o Orisa está errado ou a orientação do sacerdote na escolha do trabalho do iniciado foi equivocada; isso descrevendo um exemplo genérico sem um exame prévio da questão.
Podemos citar outro exemplo, o daquele filho de Obatala que é selecionado como um atleta de ponta, competitivo e dedicado exaustivamente a os treinamentos, implicando em um desgaste de energia constante; é claro que qualquer pessoa que entenda de Orisa, sabe que isso é impossível.
Essas situações no mínimo hilárias deixam de existir, quando a pessoa é iniciada e conhece o seu odu, tudo fica mais fácil, esse tipo de erro bastante comum pode abreviar a vida da pessoa e em um minuto a sua vida pode ser perder, o não alinhamento com o destino implica na baixa estima e na baixa da imunidade podendo criar sérios problemas de saúde.
Sair de viagem sem conhecer a estrada, sem ter um mapa é uma grande temeridade, ser iniciado em ifá torna a sua vida muito mais fácil, você cometendo menos erros, e se dedicando de forma correta ao seu orisa, as chances de você cumprir o seu destino com êxito aumentam consideravelmente.
Se for o fato de você descobrir que foi feito para o Orisa errado, isso não implica em uma nova feitura, na verdade você vai ter mais informações sobre o seu verdadeiro Orisa possibilitando uma dedicação paralela ao Orisa anteriormente cultuado e o Orisa indicado por Ifá em um patamar de igualdade, visando assim corrigir o erro cometido, que na maioria das vezes você desconhecia.
Em um ritual teoricamente simples com um assentamento do seu Ifá, o homem pode mudar a sua história.
Em um igba com um número mínimo de dezoito ikins pode estar à resposta as perguntas de toda sua vida!