A descoberta do ORISÁ.
No nosso privilegiado Brasil, com sua natureza exuberante,e um povo acolhedor somos capazes de receber pessoas de vários países e com praticas religiosas diferentes,sendo assim, é muito comum, pessoas mudarem de religião depois de adultas, começarem a praticar outra crença por curiosidade,ou até mesmo influenciadas por alguns amigos ou familiares.
É exatamente nesse momento dessa busca,que os maiores erros são cometidos.
E, em um primeiro contato com a religião dos Orisas tudo é muito bonito.
A “Religião Afro Brasileira”,é belíssima com suas cores e seus sabores e com seus ritmos;a pessoa se encanta com o conjunto mas, muitas vezes desconhece algumas coisas importantes, exemplo:uma consulta implica em um ebó naturalmente,quem não quer fazer ebó que não consulte.
Feito o jogo de búzios, começa sua caminhada,que na maioria das vezes, podem o levar,não ao encontro e sim ao desencontro,isso vai depender da seriedade e do conhecimento do sacerdote.
Aquele que deveria ser o seu maior achado,o encontro com a sua “Religião”,e o seu orisá,pode virar um grande problema.
O primeiro erro acontece por pressa de quem faz o jogo na tentativa de impressionar e segurar o futuro filho em sua casa. Quantos de vocês, na primeira vez, que foram consultar o jogo lhes foi dito que o orisá deve ser feito ,e, você iniciado?
Isso explica tudo que estou tentando descrever aqui.
Eu acredito que a maioria saiu com a certeza que deveria ser feita para determinado orisá,após a primeira consulta.
O que podemos concluir de tudo isso?
Depois de uma vida inteira,de buscas pela sua religião,aquela capaz de suprir, o vazio do nosso intimo, vem a descoberta de um mundo de magias,que já vem coroado,com o orisá do seu ori,tudo em muitas vezes revelado em minutos, como mágica.
Não é difícil de imaginar o porquê,dos desencontros,depois de todo esse achado,a pessoa vai buscar tudo sobre o seu orisá,e ela vai se transformando,para “incorporar”,aquele que seria o seu tudo.
Então,quando dá tempo,para a preparação,porque muitas vezes,essa pessoa mal tem tempo de assimilar,o que é orisá,ele é feito em seu ori.
Será que vocês concordam com isso?
No decorrer do tempo,alguns problemas vão se tornando maiores,o que antes era uma solução,acaba sendo o maior problema,a pessoa se vincula a uma religião que não conhece e com pessoas muitas vezes despreparadas.
Vários fatores podem contribuir para essa seqüência de erros, mas os mais comuns são a pressa e a desinformação.
Essa é a razão porque insisto na melhor preparação de nossos representantes, de nossos sacerdotes,
todos esses problemas podem ser identificados antecipadamente por um sacerdote com um real conhecimento,evitando assim sofrimento e desilusão.
Texto: Iya apetebi Ifakemi Agboola
Revisão: Babalawo Ifagbaiyin Agboola
Texto: Iya apetebi Ifakemi Agboola
Revisão: Babalawo Ifagbaiyin Agboola